12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
A História do Jogo da Velha
O jogo da velha é um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha
2) Após a leitura, o professor propõe a discussão a partir das questões:
a) Qual o tema desse texto?
b) Qual a origem e o significado do nome “ JOGO DA VELHA”?
c) Na História Antiga como surgiu este jogo?
d) Qual era sua finalidade?
3) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura .
Jogo da Velha
Objetivo:
Conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal e, ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
Preparação:
O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.
Exemplos:
1 Jogador xis (X) ganha:
2 Empate :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha
Como Jogar:
O jogo da velha é jogado em turnos alternados entre dois jogadores:
O jogo passa-se num tabuleiro de 3x3 posições nas quais os jogadores fazem suas marcas em uma das posições durante as rodadas, como mostrado na Figura 1. O jogador que inicia a partida utiliza o símbolo “X”, enquanto que o segundo jogador utiliza o símbolo “O”.
Figura 1 - Tabuleiro do jogo da velha.
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Cada jogador é livre para colocar uma marca em qualquer posição no seu turno, desde que a posição esteja vazia (sem marcas). Ao colocar uma marca no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, aonde o processo é repetido até que um dos jogadores vença, ou até o tabuleiro ser completamente preenchido, situação na qual ocorre empate.
Final da Partida:
A vitória ocorre quando um jogador consegue colocar três símbolos em seqüência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a Figura 2 e a Figura 3. O objetivo dos jogadores, então, é colocar três marcas numa das configurações válidas, enquanto evitam que o seu oponente consiga fazer as três marcas antes dele.
Figura 2
Figura 3
OBS: Figura 2 e Figura 3- Situações de vitória no jogo da velha.
Assim, os critérios de avaliação final de uma partida para o jogador humano são as seguintes:
Vitória:
O jogador humano consegue colocar as três marcas numa das configurações válidas do jogo.
Empate:
O tabuleiro é completamente preenchido e nem o jogador humano, nem o oponente artificial, conseguem colocar as três marcas numa das configurações válidas.
Derrota:
Oponente artificial consegue colocar as três marcas numa das configurações válidas.
No decorrer da partida, o oponente artificial comenta a partida, de acordo com a situação. O comentário pode ser contra o jogador humano, caso o oponente artificial faça uma boa jogada, ou então criticando o jogador humano, caso este faça uma jogada que coloque o oponente artificial numa situação difícil.
http://www.ppgia.pucpr.br/~radtke/jogos/velha/projeto-jogo_da_velha.pdf
4) O professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que informações importantes esse texto traz ao leitor?
b) Que outras informações estão nesse texto? Por que elas foram colocadas nele?
c) Que texto é esse?
d) Como as informações são organizadas nele?
e) Quem é o provável leitor desse texto?
f) Para que as informações foram colocadas no texto?
g) Onde encontramos outros textos iguais a esse?
5) Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, reescrevam o texto lido anteriormente colocando as principais orientações para se jogar o Jogo da Velha. Para isso, deverão contemplar os itens:
2ª ATIVIDADE:
1) O professor organiza a turma em duplas e leva os alunos para o laboratório de informática onde irão acessar online o jogo da velha abaixo:
1º grupo:
http://www.jogosf5.com.br/online/jogo-da-velha-52.html;
2º Grupo:
http://sitededicas.uol.com.br/jogos/jogo_da_velha.htm#start;
3º Grupo:
2) Antes de acessarem, o professor entrega as questões abaixo para que sejam respondidas logo após.
a) Qual a opinião sobre os jogos online?
b) O que representa este jogo no seu aprendizado?
c) Quais as características principais deste jogo?
d) Como se deve encarar, em um jogo, as situações de vitória, empate e derrota?
3) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
3ª ATIVIDADE:
1) O professor organiza a turma em duplas e entrega as orientações abaixo:
A dupla deverá:
a) Confeccionar o tabuleiro para o jogo da velha;
b) Recordar as regras para jogá-lo.
c) Jogar e registrar os resultados.
OBS: O professor permite que as duplas joguem quantas vezes julgar necessário.
2) O professor propõe que a dupla apresente o resultado final e que cada vencedor explique as estratégias usadas para se chegar à vitória.
OBS: Nesse momento o professor faz os comentários necessários.
NÃO HÁ INDICAÇÃO
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, as situações problemas, as partidas do jogo, as leituras realizadas, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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