Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O frevo pernambucano: produção discursiva da cultura nordestina

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Dança: Contextualização
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o frevo, ritmo musical tradicional do estado de Pernambuco;
  • Compreender as características desse ritmo musical (canções, danças, roupas, origem);
  • Produzir textos orais e escritos sobre o frevo;
  • Produzir e apresentar uma paródia, a partir do frevo pernambucano.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o modo de organização estrutural de uma paródia.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisar o frevo

Professor, o frevo é um ritmo musical, bem como uma dança brasileira comum do estado de Pernambuco.

http://priscilakarine.blogspot.com/2010/09/dia-do-frevo.html      Acessado em: 08 dez.2010. 

Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

Eles deverão empreender pesquisas na internet, em relação ao frevo.

Divida para os grupos os seguintes pontos de pesquisa:

  • origens do ritmo e da palavra frevo;
  • instrumentos e músicas do frevo;
  • as roupas usadas e a relevância do “levante das Vassourinhas”;
  • tipos de frevo (de rua, canção e de bloco);
  • o bloco "Galo da Madrugada" e a preservação do frevo;
  • a importância do frevo para a cultura de Pernambuco.

Links que poderão servir de indicação para a pesquisa (você poderá preferir que eles mesmos busquem as fontes):

http://www.olinda.com.br/carnaval/frevo.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo 

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/frevo.htm 

http://pernambucocultural.com/frevo/?page_id=2 

A partir dessas pesquisas, os grupos deverão preparar uma apresentação oral de cerca de 10 minutos sobre o ponto estudado.

Incentive a utilização de cartazes para esse momento.

É possível que o conteúdo dos grupos coincida. De certa forma, tal fator é positivo para o reconhecimento das características dessa manifestação cultural.

Conclua essa primeira atividade com a exibição dos seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA&feature=related     Acessado em: 08 dez.2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo      Acessado em: 08 dez.2010. 

Os alunos deverão concluir essa primeira atividade conhecendo o ritmo e o funcionamento dessa manifestação cultural.

ATIVIDADE 02

Produção escrita

Peça que, individualmente, os alunos produzam um texto descritivo acerca do que fora compreendido até o presente momento sobre o frevo e a cultura que cerca essa manifestação.

Lembre-os de que as apresentações poderão servir de referência para essa produção textual. Ao final da produção, promova uma rodada de leitura acerca dos textos.

Caso surjam questionamentos e informações relevantes, permita a instauração de um mini-debate sobre os textos produzidos.

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/100-anos-de-frevo/      Acessado em: 08 dez.2010. 

ATIVIDADE 03

Produzindo um frevo-canção

http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=4254   Acessado em: 08 dez. 2010. 

Na presente atividade, trabalharemos com três músicas tradicionais do frevo pernambucano. “Vassourinhas”, “Viva o Recife” e o “Hino do Galo da Madrugada”.

Exiba os vídeos-canções abaixo:

Link para a letra de “Viva o Recife”: http://letras.terra.com.br/banda-de-pau-e-corda/1411217/ 

Link para o vídeo-canção (Viva o Recife e Vassourinhas ‘início em 2:30’): http://www.youtube.com/watch?v=eaf_JGdrFI8 

Link para a letra do “Hino do Galo da Madrugada”: http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/400636/ 

Link para a música do “Hino do Galo da Madrugada”: http://www.youtube.com/watch?v=kX7QuO4OrX4 

É importante que os alunos possam acompanhar a letra das músicas em questão. Desenvolva, juntamente com a turma, a interpretação de tais textos.

Elucide os elementos culturais e regionais presentes nas mesmas.

Posteriormente, organizados em grupos de 6 ou 7, os alunos deverão empreender uma das seguintes produções:

  • uma paródia da música “Viva o Recife”;
  • uma paródia do “Hino do Galo da Madrugada”;
  • uma letra para ser inserida na melodia de “Vassourinhas”.

Sugira que, como temática para as produções, os alunos utilizem elementos geográficos, culturais e regionais do estado de Pernambuco e das cidades de Recife e Olinda. Com isso, os mesmos poderão empreender mais pesquisas que busquem tais informações.

Dê cerca de 10 dias para que os grupos possam produzir tais textos.

ATIVIDADE 04

Apresentando as produções

http://turismopebrasil.wordpress.com/tag/frevo/     Acessado em: 08 dez. 2010. 

A partir dessa atividade, sugerimos uma relação interdisciplinar com professores das seguintes áreas:

  • História: a formação, influências e características de Recife e do povo pernambucano;
  • Artes e Música: preparação dos alunos para a dança e a interpretação das paródias.

Os grupos deverão, agora, interpretar as suas produções. O ideal seria o auxílio de uma banda que toque frevo (ou alguns músicos que possam desenvolver de forma discreta esse ritmo). No entanto, você poderá utilizar o áudio original de tais músicas em um volume mais baixo, de modo que suas letras não atrapalhem as apresentações dos grupos.

No caso das letras que forem produzidas a partir de “Vassourinhas”, os alunos terão mais facilidade, pois a mesma é encontrada somente com a melodia no link supracitado.

Conte com a ajuda de demais professores para que os alunos possam:

  • montar um figurino colorido (poderá utilizar não-tecido ou papel crepom);
  • ensaiar uma coreografia bem movimentada (semelhante às do frevo tradicional);
  • ensaiar a letra produzida com todos os membros do grupo.

Tal trabalho poderá demandar algum tempo. Se possível, faça um breve ensaio com todos os grupos.

Você poderá optar por apresentações feitas para toda a comunidade escolar (colegas, professores, pais). No entanto, priorize os alunos produtores/público como os principais interessados nessa atividade.

Organize a ordem das apresentações e o sistema de áudio (autofalantes, microfones) indispensável para a atividade.  

Recursos Complementares

Artigo "Um movimento popular chamado frevo", de Claudia Lima:

http://www.claudialima.com.br/pdf/Um%20movimento%20popular%20chamado%20FREVO.pdf     Acessado em: 08 dez. 2010. 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão da história do frevo, cultura tradicional de Pernambuco;
  • compreensão das características do frevo, enquanto uma manifestação cultural mista (canções, danças, roupas, origem);
  • produção de textos orais e escritos sobre o frevo;
  • produção e interpretação de uma paródia, a partir do frevo pernambucano.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.