12/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Dança: Contextualização |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Os alunos deverão conhecer o modo de organização estrutural de uma paródia.
ATIVIDADE 01
Pesquisar o frevo
Professor, o frevo é um ritmo musical, bem como uma dança brasileira comum do estado de Pernambuco.
http://priscilakarine.blogspot.com/2010/09/dia-do-frevo.html Acessado em: 08 dez.2010.
Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.
Eles deverão empreender pesquisas na internet, em relação ao frevo.
Divida para os grupos os seguintes pontos de pesquisa:
Links que poderão servir de indicação para a pesquisa (você poderá preferir que eles mesmos busquem as fontes):
http://www.olinda.com.br/carnaval/frevo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/frevo.htm
http://pernambucocultural.com/frevo/?page_id=2
A partir dessas pesquisas, os grupos deverão preparar uma apresentação oral de cerca de 10 minutos sobre o ponto estudado.
Incentive a utilização de cartazes para esse momento.
É possível que o conteúdo dos grupos coincida. De certa forma, tal fator é positivo para o reconhecimento das características dessa manifestação cultural.
Conclua essa primeira atividade com a exibição dos seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA&feature=related Acessado em: 08 dez.2010.
http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo Acessado em: 08 dez.2010.
Os alunos deverão concluir essa primeira atividade conhecendo o ritmo e o funcionamento dessa manifestação cultural.
ATIVIDADE 02
Produção escrita
Peça que, individualmente, os alunos produzam um texto descritivo acerca do que fora compreendido até o presente momento sobre o frevo e a cultura que cerca essa manifestação.
Lembre-os de que as apresentações poderão servir de referência para essa produção textual. Ao final da produção, promova uma rodada de leitura acerca dos textos.
Caso surjam questionamentos e informações relevantes, permita a instauração de um mini-debate sobre os textos produzidos.
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/100-anos-de-frevo/ Acessado em: 08 dez.2010.
ATIVIDADE 03
Produzindo um frevo-canção
http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=4254 Acessado em: 08 dez. 2010.
Na presente atividade, trabalharemos com três músicas tradicionais do frevo pernambucano. “Vassourinhas”, “Viva o Recife” e o “Hino do Galo da Madrugada”.
Exiba os vídeos-canções abaixo:
Link para a letra de “Viva o Recife”: http://letras.terra.com.br/banda-de-pau-e-corda/1411217/
Link para o vídeo-canção (Viva o Recife e Vassourinhas ‘início em 2:30’): http://www.youtube.com/watch?v=eaf_JGdrFI8
Link para a letra do “Hino do Galo da Madrugada”: http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/400636/
Link para a música do “Hino do Galo da Madrugada”: http://www.youtube.com/watch?v=kX7QuO4OrX4
É importante que os alunos possam acompanhar a letra das músicas em questão. Desenvolva, juntamente com a turma, a interpretação de tais textos.
Elucide os elementos culturais e regionais presentes nas mesmas.
Posteriormente, organizados em grupos de 6 ou 7, os alunos deverão empreender uma das seguintes produções:
Sugira que, como temática para as produções, os alunos utilizem elementos geográficos, culturais e regionais do estado de Pernambuco e das cidades de Recife e Olinda. Com isso, os mesmos poderão empreender mais pesquisas que busquem tais informações.
Dê cerca de 10 dias para que os grupos possam produzir tais textos.
ATIVIDADE 04
Apresentando as produções
http://turismopebrasil.wordpress.com/tag/frevo/ Acessado em: 08 dez. 2010.
A partir dessa atividade, sugerimos uma relação interdisciplinar com professores das seguintes áreas:
Os grupos deverão, agora, interpretar as suas produções. O ideal seria o auxílio de uma banda que toque frevo (ou alguns músicos que possam desenvolver de forma discreta esse ritmo). No entanto, você poderá utilizar o áudio original de tais músicas em um volume mais baixo, de modo que suas letras não atrapalhem as apresentações dos grupos.
No caso das letras que forem produzidas a partir de “Vassourinhas”, os alunos terão mais facilidade, pois a mesma é encontrada somente com a melodia no link supracitado.
Conte com a ajuda de demais professores para que os alunos possam:
Tal trabalho poderá demandar algum tempo. Se possível, faça um breve ensaio com todos os grupos.
Você poderá optar por apresentações feitas para toda a comunidade escolar (colegas, professores, pais). No entanto, priorize os alunos produtores/público como os principais interessados nessa atividade.
Organize a ordem das apresentações e o sistema de áudio (autofalantes, microfones) indispensável para a atividade.
Artigo "Um movimento popular chamado frevo", de Claudia Lima:
http://www.claudialima.com.br/pdf/Um%20movimento%20popular%20chamado%20FREVO.pdf Acessado em: 08 dez. 2010.
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/07/2011
Cinco estrelasgostei muito mas quero saber quais roupas são usadas para dançar frevo