18/12/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos em duplas no laboratório de informática, o professor peça para que cada dupla leia a história em quadrinhos “Fica comigo?” (Fig.1), conforme link abaixo.
Link da história em quadrinhos “Fica comigo?”:
http://www.internetresponsavel.com.br/inc/img/hqs/01-fica_comigo.jpg Acessado em: 01 Dezembro de 2010.
Figura 1: História em quadrinhos
Sugestão
O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e distribuir para cada dupla um exemplar, permitindo uma maior autonomia na realização da atividade, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.
Em seguida, com o intuito de abordar e explicar o conceito de Internet Segura, o professor deverá promover uma discussão sobre este tema após a apresentação da referida história em quadrinhos. Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão
1. Qual o principal assunto abordado na história em quadrinhos?
2. O que a garota da história estava fazendo no computador?
3. A garota e o rapaz da história em quadrinhos se conheciam pessoalmente ou somente pela internet?
4. Vocês acham perigoso fazer amizades e ter relacionamentos amorosos através da internet? Por quê?
5. Quando a garota encontrou o rapaz pessoalmente, vocês acham que ele era do jeito que ela imaginava?
6. Vocês se encontrariam com alguém que conheceram na internet? Por quê?
7. Vocês acham que a internet é perigosa ou que algumas pessoas que a utilizam que são perigosas? Por quê?
8. Tudo o que as pessoas dizem pela internet é verdade?
9. Será que existem crimes que podem ser cometidos utilizando-se a internet?
Quando todos terminarem de expressar suas opiniões sobre a história em quadrinhos em questão, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Internet Segura”.
Atividade 1
Dando continuidade à aula, o professor deverá nomear as duplas formadas no início da aula pelas letras A e B. Em seguida, cada dupla deverá ler e discutir o texto entregue pelo professor (Figs. 2 e 3), da seguinte forma: texto A para as duplas nomeadas por A e texto B para as duplas nomeadas por B.
Texto A - “Dia Internacional da Internet Segura”
Link do texto: http://oglobo.globo.com/blogs/andremachado/posts/2010/02/09/dia-da-internet-segura-264885.asp Acessado em: 01 Dezembro de 2010.
Figura 2: Reportagem “Dia da Internet Segura”
Texto B – “Mania que orgulha”
Link do texto: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI26609-15201,00-SAIBA+COMO+PROTEGER+AS+CRIANCAS+QUE+NAVEGAM+NA+INTERNET.html
Acessado em: 06 Dezembro de 2010.
Figura 3: Reportagem “Saiba como proteger as crianças que navegam na internet”
Sugestão:
O professor poderá imprimir os textos, que são reportagens jornalísticas, e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussões das reportagens em questão, sugerimos os roteiros abaixo.
Roteiro de leitura Texto A
1. Qual o principal assunto abordado na reportagem?
2. Vocês já tinham ouvido falar sobre o “Dia da Internet Segura”?
3. Vocês acham que é importante que haja limites para se usar a internet?
4. Segundo a reportagem “Dia da internet segura”, qual a porcentagem de pessoas que já sofreram de Cyberbullying?
Roteiro de leitura Texto B
1. Qual o principal assunto abordado na reportagem?
2. Vocês já tinham ouvido falar sobre o “Dia da Internet Segura”?
3. O que inspirou o “Dia da Internet Segura”?
4. Vocês acham que é seguro publicar dados pessoais na internet? Por quê?
5. Os pais sabem orientar as crianças a utilizar a internet? Por quê?
6. A internet é o ambiente de comunicação e informação mais público que existe na atualidade?
7. Será que existem recursos que possibilitam que a internet seja mais segura? Quais seriam estes?
Atividade 2
Neste momento, após término das discussões dos textos as duplas deverão se juntar - uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B - e compartilhar entre si os textos lidos e discutidos. Após socializarem informações dos textos trabalhados, deverão anotar numa folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens destes (conforme roteiro de leitura) – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Atividade 3
Em seguida, cada grupo – formados na atividade anterior pela junção de duplas, deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa, a ser feita na Internet, sobre o conceito Internet Segura.
Temas para a pesquisa
Tema A - Problemas de quem não tem uma internet segura
Tema B- Soluções para ter uma internet segura
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo. Além disso, cada grupo poderá pesquisar figuras para que possam ser adicionadas em um painel a ser feito posteriormente. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/o-que-fazer-se-alguma-coisa-parece-estranha.php
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/do-que-e-preciso-se-proteger-na-internet.php
http://www.postdobem.com.br/?p=360
http://www2.cifop.ua.pt/nonio/seguranet/guia_pais.htm
http://www2.cifop.ua.pt/nonio/seguranet/guia_pais.htm#_Toc97292558
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo051.shtml
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo239.shtml
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/coisas-legais.php
Figura 4: Site Internet Responsável
Atividade 4
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos da seguinte forma:
Os alunos que fizeram pesquisas sobre o Tema A deverão se juntar e compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
Os alunos que fizeram pesquisas sobre o Tema B se deverão juntar e compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam. Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 5
Para finalizar a aula, os grupos (composição organizada na atividade anterior) deverão elaborar cartazes, por meio de textos informativos e figuras (que podem ser desenhos feitos pelos próprios alunos) sobre a Internet Segura, visando conscientizar os alunos da escola sobre os cuidados que devem ter quando utilizam a internet. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá expor os cartazes em um local que possam ser visualizados pelos alunos da escola, de forma que as informações possam ser socializadas.
Sugestão de Atividade
Estando os alunos organizados em duplas, o professor poderá pedir para que eles assistam ao vídeo “Você sabe com quem está falando? Criança segura na internet” (Fig.5), com duração de 02 minutos e 40 segundos.
Link do vídeo “Você sabe com quem está falando? Criança segura na internet”
http://www.youtube.com/watch?v=ESxcGbzfmG0&feature=player_embedded Acessado em: 01 Dezembro de 2010.
Figura 5: Vídeo “Você sabe com quem está falando? Criança segura na internet”
Sugestão
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo de forma que os alunos deem suas opiniões sobre este – o que acharam etc. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Conversa
1. Qual o principal tema abordado no vídeo?
2. Com quem a Carol conversa na internet?
3. A mãe de Carol demonstrou preocupação pelo fato da Carol ficar muito tempo na internet conversando com seus colegas?
4. Carol marcou algum encontro com alguma amiga?
5. Carol avisou sua mãe que iria se encontrar com essa amiga?
6. Como a mãe de Carol descobriu que ela tinha marcado um encontro?
7. A pessoa que conversava com Carol era realmente uma menina?
8. A mãe de Carol conseguiu protegê-la da pessoa que queria lhe prejudicar?
9.De que forma a mãe de Carol a protegeu?
10. Vocês já marcaram algum encontro com alguém que não conheciam utilizando a internet?
11. Quais são os riscos de marcar um encontro com uma pessoa desconhecida pela Internet?
Os links abaixo se referem à Internet Segura:
http://www.internetsegura.org/dicas/dicas.asp
http://www.internetsegura.org/
http://www.internetsegura.org/dicas/seguranca_operacoes_dicas.asp
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é Internet Segura e os cuidados que devem ter para navegar numa Internet segura
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2014
Cinco estrelasMuito bom estes planos de aula...adorei vou trabalhar no projeto Proemi da minha escola.
03/02/2012
Cinco estrelasMuito rico em sugestões. Maravilhoso. Parabéns, muito bem planejado esse plano de aula.
11/06/2011
Cinco estrelasExcelente
04/05/2011
Cinco estrelasShow de bola sua aula professora, parabéns.
29/04/2011
Cinco estrelasótima
23/03/2011
Cinco estrelasEsta Aula e muito interessante, pois mostra o cuidado em abrir qualquer arquivo, em convesar com qualquer pessoa, estou pensando em ate sugerir esta aula aqui na escola. Muito bom nossos alunos saberem como se prevenir dessa ameassas.