11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta o texto abaixo solicitando que a turma acompanhe a leitura o que ele vai fazer.
Trabalho Assalariado
O trabalho assalariado é a relação de trabalho caracterizada pela troca da força de trabalho por salário. Difere-se das demais relações de trabalho por prescindir de relações de dependência extra-econômicas (na escravidão, por exemplo, o trabalhador é propriedade do senhor de escravos, enquanto na servidão o trabalhador está ligado à terra e é dependente do senhor de terra). Transformado em forma principal das relações de trabalho com o advendo do capitalismo industrial, caracteriza também a transformação da força de trabalho em mercadoria.
História do Trabalho
No chamado Período Paleolítico, os seres humanos viviam em pequenos grupos nômades, cuja organização é pouco hierarquizada. O sistema de salário nesta época não existia nem tampouco o dinheiro. No interior da tribo não havia trocas mercantis, mas o escambo era praticado nas relações entre diferentes grupos nômades. Com o sedentarismo, ocorreu uma crescente hierarquização das sociedades, um sistema de castas (sacerdotes, guerreiros, artesãos e camponeses) se formou com base no trabalho escravo. Ainda há um amplo debate entre os estudiosos sobre o que causou essa hierarquização. Idade Antiga A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Desta forma, os escravos eram grande parte da sociedade. Porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político. Por mais que estes últimos contratassem trabalhadores assalariados, eles raramente tinham chances de enriquecer-se apenas através deles, pois a riqueza era medida, sobretudo, pela posse de terra e de escravos.
Idade Média
Sistema Trabalhista Assalariado na Idade Média
Na Idade Média (feudalismo), a sociedade é totalmente transformada, e a servidão substitui em grande parte a escravidão, mas pode-se dizer que o trabalho assalariado continue o mesmo: acordos entre pequenos empresários com pessoas comuns; riqueza medida pela posse da terra; e dificuldade de mobilidade social.
Idade Moderna
No início da Idade Moderna, o capitalismo comercial se desenvolveu em escala mundial com as descobertas marítimas e o trabalho escravo tornou-se novamente comum, principalmente nas colônias. No entanto, pelos países europeus, cada vez é mais difícil encontrar escravos trabalhando nas cidades, embora no campo a servidão ainda predomine. Nas cidades europeias predomina o serviço livre e algumas vezes o assalariado. Movimentos filosóficos como Renascentismo e Iluminismo, apoiavam a facilidade de mobilidade social, e tendiam a abominar a escravidão.
Idade Contemporânea
Italianos no Brasil: esperança de um trabalho assalariado digno.
Neste período, basicamente dois fatores vão finalizar a escravidão e a servidão e tornar o trabalho assalariado, o protagonista das relações de produção:
1- Revolução Industrial: com base na mão de obra livre decorrente do cercamento dos campos ingleses e a acumulação de capital nas mãos da nascente burguesia daquele país, criou a chamada classe operária (ou proletariado) e aumentou a produção. Expandiu-se no século XIX a outros países e fez com que países industrializados, como a Inglaterra, incentivassem a abolição da escravidão para a ampliação dos mercados consumidores e de mão de obra.
2- Revoluções burguesas: revoluções como a Americana e a Francesa foram impulsionadas pelo iluminismo, que era contrário á escravidão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_assalariado#Idade_Contempor.C3.A2nea
2) O professor propõe que, coletivamente, discutam e respondam as questões abaixo.
a) Qual a sua opinião sobre o trabalho assalariado?
b) Qual a importância desse tipo de trabalho para a sua vida?
c) Quais são as profissões que se destacam no mercado atual?
d) Que relação há entre trabalho e desenvolvimento científico?
e) Qual impacto que a sociedade vive com o desemprego?
f) Qual sua opinião sobre a carteira assinada e seus benefícios?
3) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em grupos e propõe que a equipe transforme as informações do texto em uma linha de tempo, contando a História do Trabalho.
4) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos na sala de aula
5) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe a escrita de um texto de opinião, para ser colocado no mural da escola, com o título: O trabalho dignifica a vida?
6) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no mural da escola.
2ª ATIVIDADE:
1) O professor organiza a turma em grupos, entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que criem um pequeno texto que fale sobre a importância do trabalho retratado pela cena.
Grupo 1:
Grupo 3:
Grupo 4:
Grupo 5:
2) O professor socializa as produções da turma e faz os comentários necessários, enfatizando a importância das diferentes profissões no mercado brasileiro.
3) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, uma carteira de trabalho.
3ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.
2) Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que documento é esse?
b) Para que ele serve?
c) Onde encontramos outros documentos iguais a esse?
d) Que informações esse documento nos oferece?
e) Quais os benefícios que esse documento traz para um trabalhador?
3) Após a discussão anterior, o professor apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.
4) O professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que esses textos representam?
b) Quais as informações eles nos apresentam?
5) O professor organiza a turma em duplas para que a equipe possa identificar os textos da carteira de trabalho que foram lidos nessa etapa da aula com os textos da carteira que cada um trouxe para a aula.
6) Em seguida, o professor propõe que a dupla apresente as diferenças e semelhanças entre os textos presentes na carteira de trabalho e os da carteira de cada membro da dupla.
7) O professor faz os comentários necessários.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as leituras, as produções de texto e as discussões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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