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MEU TRABALHO, MEU SALÁRIO

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar profissões aos diferentes ramos e setores da atividade econômica.   
  • Relacionar, por meio de exemplos, o desenvolvimento tecnológico e a liberação de mão-de-obra.
  • Ler e compreender como se organiza e a função da carteira de trabalho.
  • Conhecer diferentes tipos de trabalho.   
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.  
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.  
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.  
  • Produzir textos de acordo com as características do gênero, o destinatário, função e contexto discursivo.
  •  Respeitar o turno da palavra.   
  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.  
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o processo da leitura.
  • Conhecimentos básicos da escrita.  
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura de texto;
  •  Discussão;
  • Trabalho em grupos;
  •  Leitura de imagens;
  •  Produção de textos.

DESENVOLVIMENTO   

1ª ATIVIDADE:  

 1) O professor apresenta o texto abaixo solicitando que  a turma acompanhe a leitura o que ele vai fazer.

Trabalho Assalariado 

O trabalho assalariado é a relação de trabalho caracterizada pela troca da força de trabalho por salário. Difere-se das demais relações de trabalho por prescindir de relações de dependência extra-econômicas (na escravidão, por exemplo, o trabalhador é propriedade do senhor de escravos, enquanto na servidão o trabalhador está ligado à terra e é dependente do senhor de terra). Transformado em forma principal das relações de trabalho com o advendo do capitalismo industrial, caracteriza também a transformação da força de trabalho em mercadoria.

História do Trabalho

No chamado Período Paleolítico, os seres humanos viviam em pequenos grupos nômades, cuja organização é pouco hierarquizada. O sistema de salário nesta época não existia nem tampouco o dinheiro. No interior da tribo não havia trocas mercantis, mas o escambo era praticado nas relações entre diferentes grupos nômades. Com o sedentarismo, ocorreu uma crescente hierarquização das sociedades, um sistema de castas (sacerdotes, guerreiros, artesãos e camponeses) se formou com base no trabalho escravo. Ainda há um amplo debate entre os estudiosos sobre o que causou essa hierarquização. Idade Antiga A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Desta forma, os escravos eram grande parte da sociedade. Porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político. Por mais que estes últimos contratassem trabalhadores assalariados, eles raramente tinham chances de enriquecer-se apenas através deles, pois a riqueza era medida, sobretudo, pela posse de terra e de escravos.

Idade Média

Sistema Trabalhista Assalariado na Idade Média

Na Idade Média (feudalismo), a sociedade é totalmente transformada, e a servidão substitui em grande parte a escravidão, mas pode-se dizer que o trabalho assalariado continue o mesmo: acordos entre pequenos empresários com pessoas comuns; riqueza medida pela posse da terra; e dificuldade de mobilidade social.  

Idade Moderna

No início da Idade Moderna, o capitalismo comercial se desenvolveu em escala mundial com as descobertas marítimas e o trabalho escravo tornou-se novamente comum, principalmente nas colônias. No entanto, pelos países europeus, cada vez é mais difícil encontrar escravos trabalhando nas cidades, embora no campo a servidão ainda predomine. Nas cidades europeias predomina o serviço livre e algumas vezes o assalariado. Movimentos filosóficos como Renascentismo e Iluminismo, apoiavam a facilidade de mobilidade social, e tendiam a abominar a escravidão.   

Idade Contemporânea

Italianos no Brasil: esperança de um trabalho assalariado digno.

Neste período, basicamente dois fatores vão finalizar a escravidão e a servidão e tornar o trabalho assalariado, o protagonista das relações de produção:

1- Revolução Industrial: com base na mão de obra livre decorrente do cercamento dos campos ingleses e a acumulação de capital nas mãos da nascente burguesia daquele país, criou a chamada classe operária (ou proletariado) e aumentou a produção. Expandiu-se no século XIX a outros países e fez com que países industrializados, como a Inglaterra, incentivassem a abolição da escravidão para a ampliação dos mercados consumidores e de mão de obra.

2- Revoluções burguesas: revoluções como a Americana e a Francesa foram impulsionadas pelo iluminismo, que era contrário á escravidão.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_assalariado#Idade_Contempor.C3.A2nea 

2)  O professor propõe que, coletivamente, discutam e respondam as questões abaixo.  

 a) Qual a sua opinião sobre o trabalho assalariado?

b) Qual a importância desse tipo de trabalho para a sua vida?

c) Quais são as profissões que se destacam no mercado atual?

d) Que relação há entre  trabalho e desenvolvimento científico?

e) Qual impacto que a sociedade vive com o desemprego?

f) Qual sua opinião sobre a carteira assinada e seus benefícios?    

3) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em grupos e propõe que a equipe transforme as informações do texto em uma linha de tempo, contando a História do Trabalho.  

4) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos na sala de aula

5) Ainda com a turma em grupos, o professor propõe a escrita de um texto de opinião, para ser colocado no mural da escola, com o título: O trabalho dignifica a vida?

6) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no mural da escola.    

 2ª ATIVIDADE:  

 

1) O professor organiza a turma em grupos, entrega a cada um deles uma das imagens abaixo, solicitando que criem um pequeno texto que  fale sobre a importância do trabalho retratado pela cena.

Grupo 1:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2006/01_janeiro/imagens/ 270106_saude_servidor.jpg&imgrefurl=http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2006/01_janeiro/270106_ saude_servidor.htm&usg=__fa3DA-dq_FOkkccRhYkK1tRQlZU=&h=300&w=400&sz=194&hl=pt-br&start=0 &zoom=1&tbnid=QnCGUnjyhZU4RM:&tbnh=128&tbnw=147&prev=/images%3Fq%3Dtrabalho%26hl%3Dpt-br% 26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=111&vpy=108&dur=2 946&hovh=194&hovw=259&tx=170&ty=96&ei=HnDzTJCpEYTGlQein9X1DA&oei=B3DzTOyAAcP78AbGluy- Cg&esq=4&page=1&ndsp=22&ved=1t:429,r:0,s:0

Grupo 2:

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.daniellaborges.com.br/wp-content/uploads/2010/04/ amigos_de_trabalho.jpg&imgrefurl=http://www.daniellaborges.com.br/&usg=__qTk0uL-SXB5KOn32fdApPdod02g =&h=345&w=460&sz=24&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=P2CU-gq9jCAsBM:&tbnh=115&tbnw=173&prev=/ images%3Fq%3Dtrabalho%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2 C83&itbs=1&iact=hc&vpx=123&vpy=166&dur=219&hovh=194&hovw=259&tx=147&ty=98&ei=8nrzTPecCcL58 AbAhJi7Cg&oei=8nrzTPecCcL58AbAhJi7Cg&esq=1&page=1&ndsp=22&ved=1t:429,r:8,s:0&biw=1276&bih=555                                 

Grupo 3:  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://falandonalata.files.wordpress.com/2009/06/trabalho-sei2.jpg&imgrefurl =http://falandonalata.wordpress.com/2009/06/16/boletim-da-sei/trabalho-sei-3/&usg=__iVTM8fEoeq9EQmbVqaka8 NMvQ9Q=&h=1884&w=2448&sz=2686&hl=pt-br&start=44&zoom=1&tbnid=-Lo3t9qTP-wrcM:&tbnh=121& tbnw=149&prev=/images%3Fq%3Dtrabalho%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26t bs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=250&ei=U4rzTLTsF8OAlAfejcWGDQ&oei=8nrzTPecCcL58AbAhJi7Cg&esq=3& page=3&ndsp=21&ved=1t:429,r:16,s:44&tx=85&ty=74        

Grupo 4:  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.solidariedade.pt/admin/artigos/uploads/trabalho_apinto_ g.jpg&imgrefurl=http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php%3Fx%3D410&usg=__1Q7_8CqWmjRx-DAvlsMc6H D476Q=&h=749&w=1100&sz=311&hl=pt-br&start=134&zoom=1&tbnid=jMml1kFfePMRsM:&tbnh=122&tbnw=1 83&prev=/images%3Fq%3Dtrabalho%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 &itbs=1&iact=rc&dur=406&ei=5orzTKKhA8OclgfmlNSVDQ&oei=8nrzTPecCcL58AbAhJi7Cg&esq=6&page=7&ndsp= 22&ved=1t:429,r:18,s:134&tx=92&ty=87     

Grupo 5:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://g1.globo.com/platb/files/19/2009/05/helmet.jpg&imgrefurl=http://g1. globo.com/platb/instanteposterior/2009/05/01/ode-ao-trabalho/&usg=__pG3CGi1Epv9sz5-ROASj5Z0Ko_Q= &h=341&w=369&sz=59&hl=pt-br&start=88&zoom=1&tbnid=XKoSAwPpkI3czM:&tbnh=112&tbnw=123&prev= /images%3Fq%3Dtrabalho%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs= 1&iact=rc&dur=500&ei=lYvzTKbDCMH88Abr59HoCw&oei=8nrzTPecCcL58AbAhJi7Cg&esq=5&page=5&ndsp=23 &ved=1t:429,r:4,s:88&tx=78&ty=83     

2) O professor socializa as produções da turma e faz os comentários necessários, enfatizando a importância das diferentes profissões no mercado brasileiro.

3) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, uma carteira de trabalho.

  3ª ATIVIDADE:   

1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.  

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=dJfzTN33CcOAlAfRhLTpDA&sa=X &oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCUQsAQwAA&biw=1339&bih=583&q=imagem %20de%20uma%20carteira%20de%20trabalho&tbs=isch:1    

2) Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:  

a) Que documento é esse?

b) Para que ele serve?

c) Onde encontramos outros documentos iguais a esse?

d) Que informações esse documento nos oferece?

e) Quais os benefícios que esse documento traz para um trabalhador?

3) Após a discussão anterior, o professor apresenta as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.

http://www.google.pt/images?hl=pt-BR&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=dJfzTN33CcOAlAfRhLTpDA&sa= X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCUQsAQwAA&biw=1339&bih=583&q=imagem%20de% 20uma%20carteira%20de%20trabalho&tbs=isch:1    

4) O professor propõe uma discussão a partir das questões:

a) O que esses textos representam?

b) Quais as informações eles nos apresentam?  

5) O professor organiza a turma em duplas para que a equipe possa identificar os textos da carteira de trabalho que foram lidos nessa etapa da aula com os textos da carteira que cada um trouxe para a aula.   

6) Em seguida, o professor propõe que a dupla apresente as diferenças e semelhanças entre os textos presentes na carteira de trabalho e os da carteira de cada membro da dupla.  

7) O professor faz os comentários necessários.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as leituras, as produções de texto e as discussões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.  

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