Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lateralidade: de um lado para o outro/Ensino Especial

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver a coordenação motora fina e ampla;

-Desenvolver a lateralidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

   : Jogo dos cartões.

Material: - uma bola;

               -cartões de três cores variadas.

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: O professor iniciará a brincadeira passando a bola para o aluno sentado ao seu lado no círculo. Esta deverá ser passada de mão em mão no círculo, sendo que os alunos deverão ficar atentos aos cartões que serão mostrados pelo professor.

Os cartões terão códigos já previamente combinados:

- amarelo: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la para o colega da direita;

- vermelho: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la para o colega da esquerda;

- azul: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la à um colega posicionado a sua frente.

Quem errar deverá permanecer agachado e não receberá mais a bola, até restarem três alunos no círculo.   

Referência: Adaptado de: DIEHL, Rosilene M. Jogando com as Diferenças: Jogos para crianças e jovens com deficiência. 2ª Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2008.  

Figura 1: Disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:mOmC0YGGkk0I8M:http://brigoffice.pt/wp/wp-upload/test6.jpg&t=1 

acesso em: 02.12.10.

  : Se liga.

Descrição da atividade: O professor escolherá um aluno que emitirá alguns comandos utilizando as mãos enquanto os demais alunos da sala deverão atender aos comandos executando os movimentos referentes a estes. Por exemplo:

-Quando o aluno executar o movimentar fora do comando apresentado, deverá ficar ao lado do colega que estará cumprindo o comando dado, até que sobre apenas um.  

Importante: Deverá ser feita uma combinação prévia com os alunos em relação aos códigos a serem utilizados na atividade, veja:

Ex: comando 1: ao apresentar o número 1: os alunos deverão “pular para a frente”;       

      comando 2:  ao apresentar o número 2: os alunos deverão “pular para trás”;       

      comando 3: ao apresentar o número 3: os alunos deverão “pular para a direita”;       

      comando 4: ao apresentar o número 4:  os alunos deverão “pular para a esquerda”.

Obs: o professor poderá criar outros tipos de comandos conforme o nível de desenvolvimento da turma.   

Referência: Adaptado de: DIEHL, Rosilene M. Jogando com as Diferenças: Jogos para crianças e jovens com deficiência. 2ª Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2008.

Figura 2: Diponível em: http://3.bp.blogspot.com/_cutiQKPeNkA/SVGENdOOYpI/AAAAAAAAASQ/n9pxk1XWSHQ/s320/maos.jpg 

acesso em: 02.12.10.

  : Quem lança mais longe.

Material: uma bola.

Descrição da atividade: Utilizando uma bola, o professor organizará os alunos em uma fila e pedirá para que na sequência, cada um, lance a bola com a mão direita à frente, o mais distante possível. O professor deverá marcar a distância alcançada pelo lançamento de cada aluno.

Quando todos da fila tiverem realizado o lançamento, o professor reiniciará a brincadeira solicitando o lançamento da bola com a mão esquerda, anotando a distância novamente para assim verificar e comparar a distância que cada um fez com ambas as mãos.   

Dica: O professor poderá repetir em outras oportunidades para comparar se os alunos melhoraram a coordenação, a força e agilidade do lançamento de ambas as mãos.  

Referencia: autoria própria.

Figura 3: Disponível em: http://www.topgameskids.com.br/thumbs_jogos/1605.jpg 

acesso em: 02.12.10.

Professor:

Entende-se por lateralidade o predomínio de um lado do corpo sobre o outro. Com maior regularidade, mencionando-se predomínio de uma mão sobre a outra, por ser mais freqüente.

No entanto, deve-se considerar também, as extremidades inferiores, os órgãos dos sentidos, a visão e o ouvido.

Durante o desenvolvimento e o crescimento da criança e de acordo com as experiências vividas ou por influência de certos hábitos vai se definindo uma dominância lateral, apresentando assim, maior agilidade, força do lado direito ou esquerdo.

Por isso professor, torna-se importante não forçar a criança a adotar posturas impostas  e sim oportunizá-la a apropriar-se deste domínio por meio das suas experiências corporais sem pressões de qualquer ordem do meio em que convive. A criança precisa adquirir a partir das vivências estabelecidas a consciência corporal, pois a partir desta poderá perceber os movimentos do seu corpo no espaço e no tempo.   

Contribuição disponível em: http://200.201.8.27/index.php/cadernoedfisica/article/view/1833/1482  

acesso em: 06.12.10

Recursos Complementares

Jogo de direita e esquerda.   

O jogo poderá ser trabalhado em grupo ou individualmente. Neste, a criança deverá visualizar a posição da mão apresentada e identificar se é a mão direita ou mão esquerda.

É aconselhável que o professor participe do jogo com a criança pois ele deverá clicar no “right” ou “left” que significa “direita” ou “esquerda” em inglês.

Durante o desenvolvimento do jogo poderá observar se o aluno apropriou-se dos conceitos: direita e esquerda.

Como acessar o jogo?

- primeiramente acesse o link: http://www.jogos-de.com/jogos/left-or-right.pt  

- ao visualizar a tela do jogo clique em: “play best flash games online”;

- abrirá uma nova tela e assim, clique em “start” e boa sorte!!!  

acesso em: 02.12.10.

Avaliação

A avaliação deverá ser efetuada no decorrer da aula, onde o professor poderá observar:

- nível de compreensão do aluno quanto a direção a seguir;

- identificar nível de apropriação do conceito direita e esquerda;

- avaliar nível de desenvolvimento da lateralidade em relação a nomeação, identificação e reconhecimento;

- identificar a dominância lateral de cada aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.