Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos do arraial – Resgatando os jogos juninos

 

18/01/2011

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Resgatar a cultura lúdica que envolve as festas juninas tradicionais;

·        Listar jogos e brincadeiras que normalmente estão presentes nas festas juninas;

·        Experimentar alguns dos jogos relacionados.

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Conhecendo um pouco da festa

            A festa junina é um evento muito importante nas escolas. È um momento de integração entre família e escola, divertimento e resgate da cultura popular.

             Há duas versões para o termo festa junina. A primeira diz que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de “Joanina”.

             De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

             Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

            Além das danças, fogos, roupas e comidas típicas, outro elemento muito comum presente nas festas juninas das escolas são as barraquinhas com brincadeiras diversas.

            Alguém sabe me dizer alguma brincadeira/jogo presente nas festas juninas escolares? (pescaria, jogo de argola, boca do palhaço, jogo de lata, pau de sebo, etc).  Vamos então agora vivenciar algumas dessas brincadeiras e resgatar um pouco da cultura das festas juninas?

Atividade 01: Pescaria

Talvez essa seja a brincadeira mais comum presente nas festas juninas escolares.

O jogo consiste em se pegar peixinhos de madeira ou papelão dentro de um recipiente cheio de areia com uma vara de bambu com um gancho de arame preso em sua ponta (simulando uma pescaria tradicional). Cada peixe tem um número gravado em seu corpo e esse número corresponde ao prêmio que o jogador vai receber.

            Adaptando para as aulas:

     Material – Pequenas varas de bambu de aproximadamente 1m de comprimento, com um arame em forma de gancho amarrado na ponta (FOTO 01), ou caso o professor queira dificultar mais um pouco, colocar entre o arame e a ponta do bambu 50cm de barbante (aumentando assim a semelhança com as varas de pescar tradicionais)

                    Muitos pedacinhos de madeira com desenhos de peixe e uma argola de plástico de tampa de refrigerante presa em seu corpo (FOTO 02).

                                      (FOTO 01)                                                                         (FOTO 02)

Dividir a turma em grupos, cada grupo com uma vara. Os grupos ficarão em fila a uma distância previamente determinada do “aquário” com os peixes (delimitado por carteiras ou por uma corda em um grande círculo).

Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fila sai correndo em direção do “aquário” com a vara e, sem entrar nos limites do “aquário”, tenta fisgar um peixe de madeira. Só poderá retornar a sua fila passando a vez para o próximo quando estiver de posse de um peixe.

Vence a equipe em que todos conseguirem pegar um peixe primeiro.

   Obs. O professor poderá pontuar os peixes mudando a estratégia do jogo: Vence a equipe que mais pontuar no final de um tempo previamente determinado (só podendo cada aluno pegar um peixe de cada vez).

           Os pontos poderão ser anotados atrás dos peixes, ou marcados através da cor da argola presa no peixe (ex. amarela – 1 ponto, vermelha – 2 pontos, branca – 3 pontos, etc).

Atividade 02: Jogo de lata

Jogo muito comum nas festas juninas, consiste em derrubar uma pilha de latas empilhadas a uma determinada distância da zona de arremesso. Cada jogador tem direito a três arremessos, e ganhará uma prenda caso consiga derrubar todas as latas.  

Adaptando para as aulas:

Para essa brincadeira o professor precisará de latas de todos os tipos (de preferência de cores diferentes para diferenciar as equipes) e várias bolas de meia ou similar.

Dividir a turma em grupos de 10 alunos que ficarão em fila a uma distância previamente determinada das latas (que estarão em cima de uma mesa em frente aos grupos). Cada grupo terá uma mesa contendo 15 latas empilhadas uma sobre as outras e uma bola.

Ao sinal do professor, o primeiro da fila poderá arremessar a bola visando derrubar o maior número de latas possível. Após o arremesso o aluno que arremessou deverá correr até a sua bola pegar a mesma e entrega-la ao segundo da fila que também fará seu arremesso, e assim sucessivamente.

Vence a equipe que conseguir derrubar todas as latas da mesa primeiro.

   Obs. As latas poderão receber uma pontuação para que no final das rodadas (quando todos já tiverem arremessado), essa pontuação servir de desempate.

           Os alunos não poderão mexer nas latas no momento que forem buscar a bola. Para cada vez que se bula a regra uma lata é levantada.

Atividade 03: Boca do palhaço

Jogo de pontaria, com presença garantida nas festas juninas escolares, consiste em acertar uma ou mais bolas dentro de um buraco em um quadro onde está um desenho de uma cara de palhaço. O buraco representa a boca do palhaço.

Para cada bola que se acerta dentro da boca do palhaço se ganha um determinado prêmio. Cada jogador tem direito a três chances.

Adaptando para as aulas:

Para essa brincadeira o professor precisará de um quadro com um buraco no meio (onde será pintada a cara de um palhaço) e bolas de meia (de preferência de cores diferentes para diferenciar as equipes).

  Obs. O professor poderá construir junto com os alunos o(s) quadro(s) (com material reciclado), que serão pintados e ornamentados pela turma.

          No exemplo abaixo (FOTO 03), o material utilizado foi uma tampa de privada velha.  

                                       (FOTO 03)

Dividir a turma em duas equipes, cada equipe terá uma bola e um quadro em sua posse. A uma distância previamente determinada pelo professor, as equipes ficam de frente uma para outra com os quadros em posição similar (um de frente para o outro).

Ao sinal do professor, o primeiro da fila poderá arremessar a bola visando acertar a boca do palhaço do time adversário. Tendo sucesso ou não, o jogador que arremessou deverá correr até a sua bola pegar a mesma e entrega-la ao segundo da fila que também fará seu arremesso, e assim sucessivamente.

Para cada arremesso dentro da boca do palhaço adversário o time ganha um ponto. Vence a equipe que pontuar mais.

  Obs. Os alunos não poderão interferir no arremesso do time adversário no momento que forem buscar a bola. Para cada vez que isso acontecer será considerado um ponto para a outra equipe.

          Os arremessos não poderão passar de uma distância previamente determinada pelo professor (marcada no chão – “área de arremesso”).

 

Recursos Complementares

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/  

(Portal do professor - Folclore)   

http://criancaportalprofessor.wordpress.com/  

(Portal do professor - Brincadeira da criança)  

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm  

(Site com informações sobre a festa junina)  

http://desenhosparacolorir.net/desenhos/festa-junina  

(Desenhos para colorir)

Avaliação

               Utilizando folhas de papel e lápis de cor, pedir para que façam um desenho das brincadeiras e jogos que mais gostam nas festas juninas. Os desenhos serão apresentados à turma pelos alunos e as brincadeiras serão descritas e explicadas pelo autor do desenho.

   Obs. Como incentivo e aliado à produção individual, o professor poderá distribuir desenhos com temas de festa junina para que os alunos pintem visando construir um grande mural na sala (um site contendo esse material está presente em recursos complementares).

               Através da análise dos desenhos e apresentações dos alunos, o professor poderá avaliar se ouve o entendimento e apreensão de conhecimento acerca das informações e vivências transmitidas durante a aula visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.