13/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
§ Explorar o imaginário sobre o folclore;
§ Conhecer e reconhecer objetos e significados do folclore.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1° Momento: Em rodinha apresentar um baú para as crianças. Incentivá-las então, a pensarem no conteúdo deste. Após ouvir as ideias do grupo abrir o baú e um a um ir retirando os objetos que estão dentro dele ( tapete de retalhos, trabalho em crochê, guarda-chuva de frevo, livros de literatura infantil sobre personagens folclóricos , anel, pé de lata, peteca, telefone de barbante, roupa de quadrilha, chapéu, etc.). As crianças deverão ser estimuladas para dizer quais são os objetos, o que se faz com os mesmos, se já conheciam estes objetos. Depois de explorarem o conteúdo do baú o/a professor/a revela para as crianças que tudo o que estava dentro do baú faz parte do folclore. Esta palavra costuma gerar muita estranheza pelas crianças, então, é um ótimo momento para explorar o seu significado, relacionando à cultura popular. Para finalizar este momento o professor pode propor uma brincadeira com um dos elementos do baú, como “Passar anel”.Saiba como brincar de passar anel acessando o link disponível na área dos recursos complementares.
2° Momento: Realizar um passeio em um local como um mercado municipal, museu da cultura, tecelagem, ou outro espaço que exista na cidade onde as crianças possam conhecer mais sobre a cultura local e/ ou sobre as diferentes culturas. Este momento deve ser fotografado.
3° Momento: Em rodinha, ouvir as crianças sobre suas observações e sentimentos durante o passeio. Explorar a ideia de que as produções que conheceram são fruto do trabalho das pessoas e trazem elementos da sua região, e que muitos destes trabalhos são ensinados de geração para geração. Outra estratégia interessante é levar as fotos do passeio para relembrar o momento. Ao final, as crianças podem retratar suas impressões com desenhos e colagens.
4° Momento: Realizar uma oficina de brinquedo, explorando um dos brinquedos que estava dentro do baú. Sugestão: peteca
Para a confecção deste brinquedo você vai precisar de:
- Uma folha de jornal;
- Um pedaço de barbante ou fita Adesiva;
- Tinta guache de variadas cores.
Como fazer: Amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada. Colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas. Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um durex. Depois é só deixar as crianças usarem a criatividade e pintarem as petecas com tinta guache.
Imagem disponível em: http://www.reinaldo.pro.br/blog/2007/08/16/faca-seus-proprios-brinquedos/
Saiba mais sobre a brincadeira de Passar anel acessando o link abaixo:
http://sercriancahoje.blogspot.com/2007/10/brincadeira-de-passa-anel.html
- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- A criança foi capaz de interagir com os objetos apresentados;
- A criança foi capaz de expressar suas ideias nas situações propostas;
- A criança participou da construção do brinquedo.
Cinco estrelas 1 classificações
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30/07/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa sugestão de aula, é a minha primeira aula sobre folclore.Parabéns