03/02/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a história do boxe chinês; compreender de que forma o boxe chinês se difundiu em nosso país; vivenciar o boxe chinês.
Noção do que é arte marcial e do que é luta.
Espaço: sala de vídeo, tatame ou sala com colchões espalhados pelo chão.
Materiais: televisão com aparelho de DVD, sala de informática com internet.
Reunir a turma em uma sala de TV e apresentar-lhes o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=DWHPo2rj-FM (boxe chinês)
Acessos em 27/01/11.
Posteriormente, debater algumas questões com os alunos:
Vocês saberiam me dizer qual é a luta exibida no vídeo? Já ouviram falar do boxe chinês ou já viram em algum lugar? Aonde?
Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase às quedas. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.
Usar as informações contidas nos sites abaixo como base:
http://www.youtube.com/watch?v=ywP5CqSFMlw
http://www.youtube.com/watch?v=yJ7U6CJR3gc&feature=related
Acessos em 27/01/11.
Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase aos chutes. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.
Usar os vídeos contidos no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:
http://www.youtube.com/watch?v=bN6HTb68tCA
http://www.youtube.com/watch?v=Tit1Am9IbEg&feature=related
Acessos em 27/01/11.
Fonte: http://milequinhentos.blogspot.com/2010/09/3-anos-e-meio-depois.html
Acesso em 01/02/11.
Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase aos socos. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.
Usar o vídeo contido no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:
http://www.youtube.com/watch?v=c1luiacZxbo
http://www.youtube.com/watch?v=y6gJ3X7-IAk
Acessos em 27/01/11.
Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase às projeções. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.
Usar o vídeo contido no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:
http://www.youtube.com/watch?v=iehL4IqxvYg
( não levar em consideração o que é narrado, uma vez que está em outra língua)
Acesso em 27/01/11.
Reunir os alunos em uma sala de informática, com internet, para que pesquisem sobre a história do boxe chinês e sua difusão pelo nosso país. Utilizar os sites abaixo como recursos para esta atividade:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe_chin%C3%AAs
http://www.boxechines.com/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=27
http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/09/11/espreg/chi1.html
Acessos em 27/01/11.
Em seguida, retomar o debate da atividade, 1 reestruturando-o de acordo com a seguintes perguntas:
O que vocês encontraram a respeito da origem do boxe chinês? De acordo com as respostas dos alunos o professor deverá, neste momento, contar a seguinte história: (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe_chin%C3%AAs). Acesso em 27/01/2011.
"Os historiadores acreditam que o boxe chinês iniciou-se alguns séculos atrás quando as lutas corporais se tornaram uma prática popular na China. No início não existiam regras e as lutas terminavam sempre com ferimentos graves ou a morte de um dos lutadores.
Com o tempo o boxe chinês passou a se tornar um esporte, sendo atribuídas regras, equipamentos de proteção e técnicas de finalização, como: chaves, estrangulamentos, cabeçadas, etc. Desta forma as lutas adquiriram um formato mais dinâmico e menos violento, reduzindo os riscos de lesar o adversário. As técnicas utilizadas incluem socos, chutes, joelhadas, projeções e luta de solo.
Na atualidade, os atletas podem lutar nas modalidades Sanshou e Sandá. É a parte voltada para o combate nas competições de Wushu (Kung fu). Atualmente no Brasil o campeão mais jovem é André Luiz Pereira Dias com 23 anos e Raphaell Guerra que foi campeão aos 18."
Esporte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte
Regras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regras
Soco
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soco
Chute
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chute
Atleta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atleta
Sanshou
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sanshou
Sadá
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandá
Wushu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wushu
Kung-fu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kung_fu
(Acessos em 27/01/2011).
Vocês acham que o boxe chinês pode ganhar popularidade no Brasil como, por exemplo, o boxe? Por quê?
http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/09/11/espreg/chi1.html
Acessos em 01/02/11.
Pedir à turma que sintetize, em um pequeno texto, as discussões realizadas nesta aula sobre o boxe chinês.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/01/2012
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa de incluir o box chinês no aprendizado escolar. É uma grande oportunidade dos jovens entrarem em contato com uma cultura milenar, onde as lutas significavam uma da únicas maneiras de tentar conseguir a unidade de uma nação.