Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo novas lutas: o boxe chinês

 

03/02/2011

Autor e Coautor(es)

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do boxe chinês; compreender de que forma o boxe chinês se difundiu em nosso país; vivenciar o boxe chinês.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do que é arte marcial e do que é luta.

Estratégias e recursos da aula

 

Espaço: sala de vídeo, tatame ou sala com colchões espalhados pelo chão.

Materiais: televisão com aparelho de DVD, sala de informática com internet.

Atividade 1

Reunir a turma em uma sala de TV e apresentar-lhes o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=DWHPo2rj-FM   (boxe chinês)

Acessos em 27/01/11.

Posteriormente, debater algumas questões com os alunos:

Vocês saberiam me dizer qual é a luta exibida no vídeo? Já ouviram falar do boxe chinês ou já viram em algum lugar? Aonde?

Atividade 2

Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase às quedas. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.

Usar as informações contidas nos sites abaixo como base:

http://www.youtube.com/watch?v=ywP5CqSFMlw

http://www.youtube.com/watch?v=yJ7U6CJR3gc&feature=related

Acessos em 27/01/11.

Atividade 3

Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase aos chutes. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.

Usar os vídeos contidos no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=bN6HTb68tCA

http://www.youtube.com/watch?v=Tit1Am9IbEg&feature=related

Acessos em 27/01/11.

boxe chinês

Fonte: http://milequinhentos.blogspot.com/2010/09/3-anos-e-meio-depois.html

Acesso em 01/02/11.

Atividade 4

Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase aos socos. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.

Usar o vídeo contido no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=c1luiacZxbo

http://www.youtube.com/watch?v=y6gJ3X7-IAk

Acessos em 27/01/11.

Atividade 5

Dividir os alunos em duplas e promover uma vivência de boxe chinês com a turma, dando ênfase às projeções. Destacar aos alunos que os movimentos não devem ser violentos, já que o importante é a experimentação.

Usar o vídeo contido no site abaixo como base para o ensino dos movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=iehL4IqxvYg

( não levar em consideração o que é narrado, uma vez que está em outra língua)

Acesso em 27/01/11.

Atividade 6

Reunir os alunos em uma sala de informática, com internet, para que pesquisem sobre a história do boxe chinês e sua difusão pelo nosso país. Utilizar os sites abaixo como recursos para esta atividade:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe_chin%C3%AAs

http://www.boxechines.com/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=27

http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/09/11/espreg/chi1.html

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&q=federa%C3%A7%C3%B5es%20de%20boxe%20chin%C3%AAs%20no%20Brasil&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

Acessos em 27/01/11.

Em seguida, retomar o debate da atividade, 1 reestruturando-o de acordo com a seguintes perguntas:

O que vocês encontraram a respeito da origem do boxe chinês? De acordo com as respostas dos alunos o professor deverá, neste momento, contar a seguinte história: (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe_chin%C3%AAs). Acesso em 27/01/2011.

"Os historiadores acreditam que o boxe chinês iniciou-se alguns séculos atrás quando as lutas corporais se tornaram uma prática popular na China. No início não existiam regras e as lutas terminavam sempre com ferimentos graves ou a morte de um dos lutadores.

Com o tempo o boxe chinês passou a se tornar um esporte, sendo atribuídas regras, equipamentos de proteção e técnicas de finalização, como: chaves, estrangulamentos, cabeçadas, etc. Desta forma as lutas adquiriram um formato mais dinâmico e menos violento, reduzindo os riscos de lesar o adversário. As técnicas utilizadas incluem socos, chutes, joelhadas, projeções e luta de solo.

Na atualidade, os atletas podem lutar nas modalidades Sanshou e Sandá. É a parte voltada para o combate nas competições de Wushu (Kung fu). Atualmente no Brasil o campeão mais jovem é André Luiz Pereira Dias com 23 anos e Raphaell Guerra que foi campeão aos 18."

Esporte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte

 

Regras

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regras

 

Soco

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soco

 

Chute

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chute

 

Atleta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atleta

 

Sanshou

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sanshou

 

Sadá

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandá

 

Wushu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wushu

 

Kung-fu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kung_fu

(Acessos em 27/01/2011).

Vocês acham que o boxe chinês pode ganhar popularidade no Brasil como, por exemplo, o boxe? Por quê?

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir à turma que sintetize, em um pequeno texto, as discussões realizadas nesta aula sobre o boxe chinês.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jacqueline Mostardeiro Fabbrin, Colégio Estadual Manoel Ribas , Rio Grande do Sul - disse:
    jacfabbrin@hotmail.com

    15/01/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela iniciativa de incluir o box chinês no aprendizado escolar. É uma grande oportunidade dos jovens entrarem em contato com uma cultura milenar, onde as lutas significavam uma da únicas maneiras de tentar conseguir a unidade de uma nação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.