Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os mitos e as Histórias: conhecendo os personagens do folclore brasileiro.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Despertar o gosto de ouvir e ler histórias;

§         conhecer os diferentes personagens do folclore brasileiro;

§          Explorar a idéia de reciclagem.

Duração das atividades
4 aulas de 20/ 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Promover a contação de história “Curupira e a árvore dos desejos”. Esta história apresenta o Curupira como guardião das florestas e trata da questão das diferenças abordando as características do personagem. Editora Leitura.

  

Imagem do acervo da professora/ 2010.                                                                                                          

A partir da história, apresentar o Curupira como um personagem do folclore brasileiro, contando para as crianças que desde o descobrimento do Brasil, quando os índios moravam nas terras brasileiras já se conhecia histórias deste personagem. Ressaltar a importante missão que este personagem possui: “ preservar a natureza”. E então, propor para as crianças a construção de uma árvore dos desejos utilizando materiais recicláveis. Para isso, será preciso: um galho seco de árvore (procurar nas proximidades da escola); garrafas pet, tinta para artesanato (pintura em garrafa pet,) tinta guache, pincéis, um vaso ou um balde, pedra ou areia. As crianças podem pintar o galho com tinta guache verde. E para fazer os frutos deverão utilizar o fundo da garrafa pet e depois pintá-los com tinta para artesanato.  As crianças podem realizar tentativas de escrita contando seus desejos e posteriormente colocá-los dentro das frutinhas. Então, é só pendurá-las na árvore e está pronta a árvore dos desejos da turma. Coma fazer a fruta: cortar a parte superior da garrafa (gargalo) e desprezar esta parte. Depois cortar a garrafa fazendo cinco tiras de cima para baixo até o início da curvatura do fundo da garrafa, mantendo o fundo.  Então é só dobrar as tiras para baixo, uma sobre a outra fechando a garrafa. Veja a foto abaixo:

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Dqlj0nBoPb4/S8-X79QYjXI/AAAAAAAAApM/vndkg90enMQ/s1600/show+148.jpg 

2° momento: Realizar uma brincadeira chamada “ Trilha do folclore”. Para isso, o/a professor/a deve montar uma trilha utilizando EVA; cada casa deverá ter o desenho de um personagem do folclore e cada personagem deverá apresentar  vários desafios. As crianças serão sinalizadas no jogo por tampinhas de garrafa pet de diferentes cores. Como jogar:  - a criança em sua vez deve jogar o dado e avançar na trilha o número de casas que o dado apontar. Ao chegar na casa correspondente a criança receberá um desafio que está dentro do envelope identificado com o personagem do folclore que marca a casa que parou. O jogo é encerrado quando a primeira criança chegar ao final da trilha.  Os desafios apresentados podem ser advinhas, trava- línguas ou perguntas relacionadas aos personagens.

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Segue algumas dicas:

- Em noites de lua cheia, costuma uivar. É uma mistura de homem e lobo ele é o: (Lobisomem);

- De noite é um moço bonito que gosta de namorar, de dia vive no rio, ele é o:  (Boto cor de rosa);

- É uma mula que não tem cabeça e no lugar desta sai fogo, ela é a (Mula sem cabeça);

- É um negrinho de uma perna só que usa uma carapuça vermelha, ele é o: (Saci Pererê);

- Ele protege os animais e as florestas dos caçadores, ele é o: (Curupira);

 - O que é que dá um pulo e se veste de noiva? E a mamãe estrala na panela? (pipoca)

- O que é o que é que tem asa e tem bico, mas não é galinha, e as   pessoas usam para fazer café? (bule)

-O que é o que é: de leite é feito, muito bom e nutritivo. Seu nome rima com beijo. (queijo) O/a professor/a pode ir dando dicas para ajudar as crianças a descobrirem as respostas. -

 O doce perguntou pro doce, qual é o doce mais doce. E o doce respondeu pro doce que o doce mais doce é o doce de batata doce;

- O dedo do Dudu é duro.

3° Momento: Contação da história sobre o personagem Boitatá. Sugestão de livro: “ Quem é o Boitatá?” Esta história apresenta em um texto rimado, o personagem  Boitatá como um aliado na proteção do campo contra os incêndios. Editora Brasilleitura.

 

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Após a história, o/a professor/a deverá promover uma oficina para ensinar as crianças a construirem uma cobrinha com embalagens de Danoninho ou Chambinho. O material para a confecção do brinquedo é reciclável e deverá ter sido solicitado às crianças e famílias anteriormente.  

 

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Materiais necessários: - embalagens de Danoninho ou Chambinho; - 10 tampinhas de garrafa pet; - barbante.   

Como fazer: - Faça um furo central nas tampas e nas embalagens de Danoninho ou Chambinho; - Em uma das pontas do barbante faça um nó bem grosso que não passe pelo buraco das tampinhas. Pelo outro lado do barbante passe uma das tampas; - Passe, então, outra tampinha, de forma que a abertura dela fique de frente para a abertura anterior; - Passe pelo fio duas das embalagens de iogurte, de modo que a abertura delas fique uma de frente para a outra; - Repita o procedimento até finalizar com os materiais solicitados. Depois é só colar os olhos da cobra.

As crianças adoram não somente o resultado, como a atividade de produção da cobrinha, pois elas mesmas separaram a quantidade de material necessário. O/a professor/a deve disponibilizar os materiais já furados ( tampinhas e potes).

4° Momento: Contação da história sobre o personagem Saci Pererê. Sugestão de livro: “ Quem é o Saci Pererê?” Esta história destaca as características do Saci e conta sobre as lendas que existem sobre este personagem. Editora Brasilleitura.

Imagem do acervo da professora/2010.

Após a história, o/a professor/a deverá promover uma oficina para ensinar as crianças a construirem um Saci. Para isso, as crianças vão precisar de: - uma embalagem de desodorante anatômica; - uma bola de isopor; - um rolo de papel higiênico; - pincel; - retalho de tecido na cor vermelha ou feltro; - uma rolha pequena; - um palito de dente; - cola de isopor; - tinta guache na cor preta e tinta acrílica também na cor preta.

Como fazer: As crianças irão pintar com a tinta guache a bola de isopor e a embalagem de desodorante e o rolo de papel higiênico com tinta acrílica Com o auxílio do/a professor/a as crianças irão colar as partes: a bola de isopor para a cabeça, o rolo de papel higiênico para o corpo e a embalagem de desodorante para a perna;  montando o Saci e também a sua roupa. Para fazer o cachimbo é só encaixar a rolha no palito de dente.

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Uma sugestão é após esta atividade o/a professor/a propor a construção de um texto coletivo falando sobre o hábito do Saci fumar, apontando os prejuízos do fumo para a saúde e propondo outras alternativas ao Saci, que não incentivem ao hábito de fumar.

Recursos Complementares

Sugestão: explorar o texto  “ Os sonhos do Saci” do autor Elias José.Confira  o texto no link abaixo:

http://proportoseguro.blogspot.com/2009/08/os-sonhos-do-saci-elias-jose.html 

Avaliação

O/a professor/a deverá observar:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- A criança se interessou pelas atividades propostas;

- A criança colaborou com ideias para a elaboração do texto coletivo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • waldirene, particular , São Paulo - disse:
    wlfye@ig.com.br

    16/08/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia, e meu filho me ajudou e participou na elaboração do saci para a escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.