24/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
§ desenvolver a linguagem oral ;
§ explorar a linguagem como manifestação cultural.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1° Momento: Convidar as crianças a brincarem com a seguinte parlenda:
- Cadê o toucinho que estava aqui?
- O gato comeu.
- Cadê o gato?
- Fugiu pro mato.
- Cadê o mato?
- O fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- A água apagou.
- Cadê a água?
- O boi bebeu.
- Cadê o boi?
- Está amassando trigo.
- Cadê o trigo?
- A galinha espalhou.
- Cadê a galinha?
- Está botando ovo.
- Cadê o ovo?
- Quebrou!
O/a professor/a pode dividir a turma em dois grupos para brincar com esta parlenda, por exemplo: as meninas perguntam e os meninos respondem.
2° Momento: Cada criança vai agora criar a sua parlenda. Para isso, deverão procurar em revistas de 7 a 10 figuras que podem ser relacionadas entre si. E então, em casa, com a ajuda de um adulto criarão suas próprias parlendas.
Instrumento: Olá família! Nossa turma está aprendendo a brincar com as parlendas, que são brincadeiras populares que atravessam gerações. Vocês com certeza já brincaram com alguma. Confira um exemplo logo abaixo:
- Cadê o toucinho que estava aqui?
- O gato comeu.
- Cadê o gato?
- Fugiu pro mato.
- Cadê o mato?
- O fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- A água apagou.
- Cadê a água?
- O boi bebeu.
- Cadê o boi?
- Está amassando trigo.
- Cadê o trigo?
- A galinha espalhou.
- Cadê a galinha?
- Está botando ovo.
- Cadê o ovo?
- Quebrou!
A partir das figuras que seguem dentro do envelope anexado à esta atividade sua criança deverá produzir uma parlenda semelhante. Colabore com ela para que faça o registro escrito e ilustre utilizando as figuras. Usem a criatividade! (Registre em uma cartolina)
3° Momento: Apresentação das parlendas. Cada criança deverá apresentar a sua parlenda.
4° Momento: Convidar o grupo a realizar a seguinte brincadeira: “ Corre Cotia”.
Corre cotia
De noite e de dia
Embaixo da cama da sua tia
Corre cipó
Na casa da vó
Eu tenho um cachorrinho chamado Totó
Ele é bonitinho De uma perna só.
É um, é dois, é três Acabou a sua vez
Fecha o olho japonês.
Após a brincadeira pode ser realizado um bingo com alguns dos personagens da parlenda.
Instrumento: Olá crianças! Hoje nos divertimos com a parlenda “ Corre Cotia”. Agora, vamos brincar de bingo. É só ter atenção e marcar o nome dos personagens que aparecem na brincadeira. Boa sorte!
No livro "Quem canta seus males espanta". Editora Caramelo/ você encontra dicas de parlendas.
O/a professor/a deverá observar:
- A criança foi capaz de se expressar oralmente, mostrando segurança;
- A criança participou das atividades propostas;
- A criança demonstrou atenção na realização das atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!