13/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
§ Explorar as diferentes culturas a partir das práticas culinárias;
§ Desenvolver o sentimento de respeito à diversidade cultural;
§ Colaborar para o fortalecimento dos vínculos afetivos entre as crianças e suas famílias através de investigações, oficinas culinárias e troca de experiências.
É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre folclore, cultura.
1° Momento: Brincar com a seguinte parlenda:
O macaco foi à feira
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeira
Pra comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira esborrachou
Coitada da comadre
Foi parar no corredor.
A partir da parlenda organizar uma outra brincadeira: uma feira. Cada criança deverá trazer de casa frutas, verduras e legumes solicitados pelo/a professor/a. E então, organiza-se a feira com barracas feitas com os móveis da sala, dinheiro com notas de brinquedo ou tampinhas de garrafa como moeda. E nessa dinâmica as crianças vivenciam situações de faz de conta, comprando e vendendo produtos.
2° Momento: A partir da brincadeira propor às crianças o preparo de uma receita. A dica é uma torta de verduras. Confira a receita abaixo:
Massa: - 2 xícaras de farinha de trigo -12 colheres de óleo - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de açúcar - 2 colheres de sopa de fermento biológico
Recheio: -2 cenouras raladas -1 chuchu grande cozido em pedaços pequenos - 1 lata de milho verde -3 tomates maduros picados -1 abobrinha picada
Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, deixe descansar por 10 minutos. Em uma panela refogue o chuchu, a cenoura, o milho, os tomates e a abobrinha. Deixe refogar sem desmanchar os legumes. Unte uma assadeira e coloque a metade da massa, o recheio e por último a massa, polvilhe com farinha de rosca e leve para assar por aproximadamente 40 minutos, (depende do forno). Depois é só saborear!
3° Momento: Enviar uma pesquisa para casa para conhecer as receitas preferidas de família. Este trabalho permite explorar receitas típicas de diferentes regiões do país.
Instrumento de pesquisa: Olá família! Nossa turma está conhecendo as delícias da culinária brasileira e gostaríamos de saber qual é a receita preferida de vocês. Há alguma receita que tenha passado de geração para geração na família? De qual região esta receita se origina?
Nome da receita: _________________________________________________________________________________________
Ingredientes:____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
Modo de preparo:_________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Origem e história da receita: _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Há disponibilidade de alguém da família vir desenvolver a receita conosco? _________________________________________
4° Momento: Socialização das receitas pelas crianças.
5° Momento: Apresentação e preparo das receitas pelas famílias.
6° Momento: Organização de um livro de receitas da turma contendo as receitas preparadas pelas crianças e suas famílias. Este livro pode ser personalizado com a foto da criança vestida de cozinheira/o. E as próprias crianças podem escrever o nome das receitas caracterizando-as com o nome de quem as ensinou. Por exemplo: Bolo de fubá da vovó Ana. O livro também pode conter fotos do momento de preparo das receitas, dicas culinárias, opiniões das crianças sobre as receitas, etc.
7° Momento: Tarde de gostosuras. Este momento tem como objetivo proporcionar o encontro de todas as famílias para que apresentem suas receitas favoritas. O espaço pode ser organizado com fotos dos momentos de preparo das receitas na escola, opiniões das crianças sobre as receitas, histórico da receita (com quem aprendeu a receita, em que ocasiões gostam de prepará-la, truques e dicas sobre o preparo, região de origem da comida, etc.), livros de receitas produzidos pela turma. As famílias podem preparar cestas com suas receitas, etiquetando-as com o nome da receita e da família. Assim, todos podem experimentar.
Imagem do acervo da professora/ 2010.
Acessando o link abaixo você confere a receita da torta de verduras citada no 2° momento da aula:
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/10775-torta-de-verduras.html
O/a professor/a deve observar:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;
- a criança se envolveu na dinâmica da brincadeira;
- a criança interagiu com a família durante o preparo das receitas;
- a criança expressou suas opiniões sobre as receitas por elas degustadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!