Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sítio do Pica Pau Amarelo: viajando pelo cenário da cultura brasileira

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         conhecer a cultura brasileira a partir das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo;

§         conhecer a obra e a vida de Monteiro Lobato.

Duração das atividades
5 a 6 aulas de 20/ 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre o folclore, a cultura.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Realizar um teatro com a personagem Emília, convidando as crianças a conhecerem as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo. O/a próprio/a professor/a pode encenar este momento. Para contar como é este sítio, o/a narrador/a pode utilizar-se do texto “ O sítio de Dona Benta” da obra da coleção Monteiro Lobato- Viagem ao céu/ O Saci. Editora Círculo do Livro S. A. Este texto é rico em detalhes e favorece a imaginação das crianças; também, diz de tradições cultivadas no sítio.

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Imagem do acervo da professora/ 2010.

2° Momento: A partir da história contada no momento anterior o/a professor/a solicita às crianças que ilustrem através do desenho e com base nas descrições apresentadas como imaginam ser o Sítio do Pica Pau Amarelo.

3° Momento: Explorar a canção “Sítio do Pica Pau Amarelo” de Gilberto Gil. Após ouvirem a canção e aprenderem a cantá-la estimular as crianças a pensarem quem são os personagens descritos na música: “ boneca de pano é gente”, “ sabugo de milho é gente”. Diante das respostas propor a organização de uma oficina de brinquedos. Na área dos recursos complementares você encontra endereços para acessar ao vídeo da música.

4° Momento: Oficina de brinquedos. Nesta oficina as crianças poderão construir seus próprios bonecos dos personagens Visconde e Emília. Para isso, disponibilizar às crianças os seguintes materiais: sabugos de milho, retalhos de tecido, lã de diferentes cores, caneta permanente nas cores preto e vermelho, tinta para artesanato nas cores vermelho, verde, preto, fita adesiva, espuma, retrós (grandes e vazios ) de linha e outros materiais que dispuser. O/a professor/a deve realizar os procedimentos que necessitem utilizar cola quente ou fazer alinhavos.

5° Momento: Apresentar para as crianças uma imagem de Monteiro Lobato contando sobre a vida e as obras deste autor, destacando o Sítio do Pica Pau Amarelo. Relacionar a época em que Monteiro Lobato viveu com a época em que os bisavós das crianças viveram. Solicitar à elas que perguntem para seus avós e pais se possuem livros de Monteiro Lobato. Caso os familiares possuam algum livro incentivá-los a contarem histórias às suas crianças e posteriormente enviarem- no para organizar uma exposição. As crianças podem montar um mosaico com a foto do autor é só aumentar uma imagem do autor em tamanho A3. Para finalizar a turma pode organizar uma exposição com o mosaico do autor, dados sobre sua vida, livros escritos por ele, bonecos Visconde e bonecas Emília produzidos na oficina e os desenhos produzidos no primeiro momento.

Na área dos recursos complementares você encontra um link para saber mais sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_c40ZmlI8PMg/S82q-2eOaFI/AAAAAAAAAVE/Tfchy221EJE/s1600/emilia+e+monteiro+lobato.jpg 

Recursos Complementares

Acesse os links abaixo e confira algumas versões da música "Sítio do Pica Pau Amarelo":

http://www.youtube.com/watch?v=RJ1_PWAMM34 

http://www.youtube.com/watch?v=UWKgcMi66oI 

http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46244/ 

Confira ainda a vida e a obra de Monteiro Lobato:

http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/ 

Avaliação

O/a professor/a deverá observar:

- A criança se interessou pelo assunto trabalhado;

- A criança demonstrou criatividade em suas produções;

- A criança foi capaz de expressar suas ideias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Denise de Aguiar Mendes, ESC MUN ED INFA MONTEIRO LOBATO , Rio Grande do Sul - disse:
    denamendes@ibest.com.br

    25/01/2011

    Quatro estrelas

    Vanessa, adorei a idéia... vou adaptar esta aula para minha turma, pois nossa escola tem o nome de Monteiro Lobato, e essa é uma ótima sugestão para trabalharmose nossa história e origem do nome da escola...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.