12/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
§ conhecer a cultura brasileira a partir das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo;
§ conhecer a obra e a vida de Monteiro Lobato.
É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre o folclore, a cultura.
1° Momento: Realizar um teatro com a personagem Emília, convidando as crianças a conhecerem as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo. O/a próprio/a professor/a pode encenar este momento. Para contar como é este sítio, o/a narrador/a pode utilizar-se do texto “ O sítio de Dona Benta” da obra da coleção Monteiro Lobato- Viagem ao céu/ O Saci. Editora Círculo do Livro S. A. Este texto é rico em detalhes e favorece a imaginação das crianças; também, diz de tradições cultivadas no sítio.
Imagem do acervo da professora/ 2010.
Imagem do acervo da professora/ 2010.
2° Momento: A partir da história contada no momento anterior o/a professor/a solicita às crianças que ilustrem através do desenho e com base nas descrições apresentadas como imaginam ser o Sítio do Pica Pau Amarelo.
3° Momento: Explorar a canção “Sítio do Pica Pau Amarelo” de Gilberto Gil. Após ouvirem a canção e aprenderem a cantá-la estimular as crianças a pensarem quem são os personagens descritos na música: “ boneca de pano é gente”, “ sabugo de milho é gente”. Diante das respostas propor a organização de uma oficina de brinquedos. Na área dos recursos complementares você encontra endereços para acessar ao vídeo da música.
4° Momento: Oficina de brinquedos. Nesta oficina as crianças poderão construir seus próprios bonecos dos personagens Visconde e Emília. Para isso, disponibilizar às crianças os seguintes materiais: sabugos de milho, retalhos de tecido, lã de diferentes cores, caneta permanente nas cores preto e vermelho, tinta para artesanato nas cores vermelho, verde, preto, fita adesiva, espuma, retrós (grandes e vazios ) de linha e outros materiais que dispuser. O/a professor/a deve realizar os procedimentos que necessitem utilizar cola quente ou fazer alinhavos.
5° Momento: Apresentar para as crianças uma imagem de Monteiro Lobato contando sobre a vida e as obras deste autor, destacando o Sítio do Pica Pau Amarelo. Relacionar a época em que Monteiro Lobato viveu com a época em que os bisavós das crianças viveram. Solicitar à elas que perguntem para seus avós e pais se possuem livros de Monteiro Lobato. Caso os familiares possuam algum livro incentivá-los a contarem histórias às suas crianças e posteriormente enviarem- no para organizar uma exposição. As crianças podem montar um mosaico com a foto do autor é só aumentar uma imagem do autor em tamanho A3. Para finalizar a turma pode organizar uma exposição com o mosaico do autor, dados sobre sua vida, livros escritos por ele, bonecos Visconde e bonecas Emília produzidos na oficina e os desenhos produzidos no primeiro momento.
Na área dos recursos complementares você encontra um link para saber mais sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_c40ZmlI8PMg/S82q-2eOaFI/AAAAAAAAAVE/Tfchy221EJE/s1600/emilia+e+monteiro+lobato.jpg
Acesse os links abaixo e confira algumas versões da música "Sítio do Pica Pau Amarelo":
http://www.youtube.com/watch?v=RJ1_PWAMM34
http://www.youtube.com/watch?v=UWKgcMi66oI
http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46244/
Confira ainda a vida e a obra de Monteiro Lobato:
O/a professor/a deverá observar:
- A criança se interessou pelo assunto trabalhado;
- A criança demonstrou criatividade em suas produções;
- A criança foi capaz de expressar suas ideias.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/01/2011
Quatro estrelasVanessa, adorei a idéia... vou adaptar esta aula para minha turma, pois nossa escola tem o nome de Monteiro Lobato, e essa é uma ótima sugestão para trabalharmose nossa história e origem do nome da escola...