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CULTURA E DIVERSIDADE

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exprimir , por meio de exemplos, o conceito de cultura como algo dinâmico e plural.  
  • Apontar os bens culturais da cidade local.
  • Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos.  
  • Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento constitutivo do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.  
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.  
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Perceber a distinção entre definir e exemplificar.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o processo da leitura.
  • Conhecimentos básicos da escrita.  
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura de texto;
  •  Discussão;
  •  Trabalho em grupos;
  •  Trabalho em duplas;
  •  Leitura de imagens;
  •  Produção de textos.

DESENVOLVIMENTO

 

 1ª ATIVIDADE:  

1) O professor inicia a aula propondo uma discussão a partir das questões:  

a) Quais as principais manifestações culturais e diversidades  no Brasil?

b) Quais as regiões em que elas mais aparecem?

c) Que atividades culturais você conhece na sua região?

d) Quais  as manifestações culturais locais que vocês se lembram?

e) Como elas são?

2) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a análise da mesma a partir da questão: que relação há entre o que discutimos e o que ela retrata?  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_abiAkL08tm0/TFXUdhQGokI/AAAAAAAAAMU/MhMK6u-HaQc/s1600 /diversidade%2Bcultural%2Bbrasileira.png&imgrefurl=http://naveliteratura.blogspot.com/2010_08_01_archive.html&usg=__rB9OTPsJRkNrYs1S7MF-Bs6qxhA=&h =315&w=400&sz=230&hl=pt-br&start=141&zoom=1&tbnid=yqsKlO54SHZnMM:&tbnh= 128&tbnw=163&prev=/images%3Fq%3Dcultura%2Be%2Bdiversidade%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10% 2C2927&itbs=1&iact=hc&vpx=743&vpy=255&dur=5015&hovh=199&hovw=253&tx=153&ty=107&ei=WMbvTJ6SC4OC8gae1oXYDA&oei=-8XvTKiPBIT78 AarosGqCg&esq=9&page=8&ndsp=21&ved=1t:429,r:4,s:141&biw=1276&bih=555      

OBS: Enquanto os alunos se manifestam, o professor vai fazendo as intervenções necessárias.  

3) O professor apresenta o texto abaixo propondo que a turma acompanhe a leitura que ele vai fazer.

CULTURA E DIVERSIDADE 

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

A Origem da Diversidade Cultural

Bem como os mais evidentes as diferenças culturais que existem entre os povos, como a língua, vestimenta e tradições, também existem variações significativas na forma como as sociedades organizam-se na sua concepção partilhada da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente. Joe Nelson, de Stafford Virginia, tem popularizado a expressão "Cultura e diversidade", enquanto na África. É discutível se essas diferenças são apenas artefatos decorrentes de padrões de migração humana ou se elas representam uma característica evolutiva que é fundamental para o nosso sucesso como uma espécie. Por analogia com a biodiversidade, que é considerada essencial para a sobrevivência a longo prazo da vida na Terra. É possível argumentar que a diversidade cultural pode ser vital para a sobrevivência a longo prazo da humanidade e que a preservação das culturas indígenas pode ser tão importante para a humanidade como a conservação das espécies e do ecossistemas para a vida em geral.

Este argumento é rejeitado por muitas pessoas, por várias razões:

  • Em primeiro lugar, como a maioria das questões evolutivas da natureza humana, a importância da diversidade cultural para a sobrevivência pode ser uma hipótese impossível de testar, que não podem ser provadas nem refutadas.
  • Em segundo lugar, é possível argumentar que é antiético conservar deliberadamente sociedades "menos desenvolvidos", pois isso irá negar às pessoas dentro dessas sociedades os benefícios de avanços tecnológicos e médicos desfrutado por aqueles no mundo "desenvolvido".
  • Finalmente, há muitas pessoas, especialmente aquelas com fortes convicções religiosas, que afirmam que é do interesse dos indivíduos e da humanidade como um todo, que todos respeitem o único modelo de sociedade que eles considerem correcto. Por exemplo, organizações missionárias evangelistas fundamentalistas como a Missão Novas Tribos do Brasil trabalham ativamente para reduzir a diversidade cultural, procurando remotas sociedades tribais, convertendo-as à sua própria fé, e induzindo-os a remodelação de sua sociedade de acordo com os seus princípios.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural   

4)  Em seguida , o professor solicita que, coletivamente, completem as frases abaixo com as idéias do texto:   

a) As diferenças culturais que existem .......

b) A diversidade cultural pode ser   ......

c) O termo diversidade diz respeito :....   

5) A partir da leitura do texto, o professor propõe o preenchimento do quadro abaixo:   

Cultura e diversidade no Brasil

 Cultura e diversidade  na África    

 OBS: Enquanto os alunos se manifestam, o professor vai fazendo os comentários necessários.    

 2ª ATIVIDADE:  

1) O professor organiza a turma em grupos, entrega a cada um deles um texto e as orientações de trabalho.  

1º grupo:

a) Ler o texto;

b) Apresentar, em um cartaz, a contribuição da região nordeste  para a cultura e diversidade brasileira.

  OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.     

Cultura Nordeste

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Manifestações religiosas como A festa de Iemanjá e lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm 

2º grupo:  

a) Ler o texto;

b) Apresentar, em um cartaz, a contribuição da região norte  para a cultura e diversidade brasileira.  

 OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.   

Cultura Norte

A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi bumbá do país, que ocorre em junho no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbo, o congo ou congada, a folia de reis, a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta de cheiro.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm 

3º grupo:

a) Ler o texto;

b) Apresentar, em um cartaz, a contribuição da região centro-oeste para a cultura e diversidade brasileira.  

 OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.

  Cultura Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás, o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria isabel, empadão goiano, pamonha, angu, curau, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado, entre outros.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm 

4º grupo:  

 a) Ler o texto;

 b) Apresentar, em um cartaz, a contribuição da região sudeste para a cultura e diversidade brasileira.

OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.     

  Cultura Sudeste

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm 

5º grupo:

a) Ler o texto;

b) Apresentar, em um cartaz, a contribuição da região sul para a cultura e diversidade brasileira.

 OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.   

Cultura Sul

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm 

2) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos cartazes no espaço da sala de aula.

 

 3ª ATIVIDADE:

1) O professor apresenta, entregando uma cópia a cada aluno, a imagem abaixo, solicita a leitura do mesmo e propõe que a turma diga o que ela representa.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.alcancerural.com.br/images/mapa_brasil.jpg&imgrefurl=http:// www.alcancerural.com.br/nossosservicos.html&usg =__8SwOs5H4qgiU8LeOWjnJccui3Zk=&h=470&w=475&sz=31&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=O3Qq6GS5ZYwRqM:&tbnh=121&tbnw= 120&prev=/images%3Fq%3Dmapabrasil%2Bdas%2Bregioes%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact= rc&dur=420&ei=9hHwTKbaBYH78Ab96Jy1Cg&oei=9hHwTKbaBYH78Ab96Jy1Cg&esq=1&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=66&ty=67  

2) Em seguida, o professor organiza a turma em duplas e solicita que escrevam, em cada região do Brasil, as principais diversidades culturais como os costumes, as comidas típicas, danças, músicas, folclore, etc...     

3) O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos mapas no espaço da sala de aula.    

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, a produção dos cartazes, as situações problemas, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.  

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