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Como o ser humano enxerga?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer os mecanismos envolvidos em nossa visão.

§  Conhecer a anatomia dos olhos.

§  Reconhecer a importância dos cuidados com os olhos para se ter uma boa visão.

§  Conhecer doenças relacionadas à visão.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os olhos como órgãos responsáveis pela visão, bem como compreenderem a importância da luz para a visão.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Não é nenhuma novidade que a função principal do Sol no centro do nosso sistema solar é fornecer luz. A luz é que faz a vida se mover. É difícil imaginar nosso planeta e nossa vida sem ela.

A percepção da luz pelas coisas vivas é quase universal. As plantas usam a luz através da fotossíntese para crescer. Os animais usam a luz para caçar suas presas ou sentir e escapar dos predadores. Alguns dizem que foi o desenvolvimento da visão estereoscópica, juntamente ao desenvolvimento do grande cérebro humano e à liberação das mãos do processo de locomoção, que permitiram aos humanos sofrer tantas derivações positivas.

Anatomia básica

Embora pequeno no tamanho, o olho é um órgão muito complexo. O olho tem aproximadamente 2,54 cm de largura, 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura.

A camada dura e mais exterior do olho é chamada de esclera. Ela mantém o formato do olho. A sexta parte frontal dessa camada é transparente e é chamada de córnea. Toda a luz deve passar primeiro pela córnea ao entrar no olho. Ligados à esclera estão os músculos que movem o olho, chamados músculos extra-oculares.

O coróide é a segunda camada do olho. Ele contém os vasos sangüíneos que fornecem sangue às estruturas. A parte frontal do coróide contém duas estruturas:

· Corpo ciliar: é uma região muscular conectada ao cristalino. Ele se contrai e relaxa para controlar o tamanho do cristalino quando o foco precisar ser ajustado.

· Íris: é a parte colorida do olho. A cor da íris é determinada pela cor do tecido conjuntivo e das células de pigmento. Menos pigmentação deixa os olhos azuis, mais pigmentação deixa os olhos marrons.

A íris é um diafragma ajustável ao redor de uma abertura chamada pupila. A íris possui dois músculos: o músculo dilatador torna a íris menor e, conseqüentemente, a pupila fica maior para permitir que mais luz entre no olho. Já o músculo esfíncter deixa a íris maior e a pupila menor, permitindo que menos luz entre no olho. O tamanho da pupila pode mudar de 2 milímetros para 8 milímetros. Isso significa que ao alterar o tamanho da pupila, o olho pode mudar a quantidade de luz que entra nele em até 30 vezes.

A camada mais interna é a retina: a porção do olho que percebe a luz. Ela contém células bastonetes, que são responsáveis pela visão em condições de pouca luz, e as células cone, responsáveis pela visão de cores e detalhes. Na parte posterior do olho, no centro da retina, está a mácula. No centro da mácula há uma área chamada fóvea central. Esta área contém apenas cones e é responsável por enxergarmos claramente detalhes específicos.

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo óptico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro. O local em que o nervo óptico e os vasos sangüíneos saem da retina é chamado de disco óptico. Esta área é um ponto cego da retina porque não contém bastonetes ou cones. No entanto, você não percebe este ponto cego porque cada olho cobre o ponto cego do outro.  

Dentro do globo ocular, há duas seções preenchidas por fluidos separadas pelo cristalino. A seção posterior e maior contém um material transparente e semelhante a um gel chamado humor vítreo. A seção frontal e menor contém um material transparente e aquoso chamado humor aquoso. O humor aquoso divide-se em duas seções chamadas câmara anterior (na frente da íris) e câmara posterior (atrás da íris). O humor aquoso é produzido no corpo ciliar e escoa pelo canal de Schlemm. Quando esse escoamento é bloqueado, pode ocorrer uma doença chamada glaucoma.

O cristalino é uma estrutura transparente e biconvexa de cerca de 10 mm de diâmetro. O cristalino muda de forma porque está ligado a músculos do corpo ciliar. O cristalino é usado para fazer o ajuste fino da visão.

Cobrindo a superfície interna das pálpebras e da esclera está uma mucosa chamada de conjuntiva, que ajuda a manter a umidade do olho. Uma infecção desta área é chamada de conjuntivite.

As pálpebras protegem o olho por meio do ato de piscar. E isso também mantém a superfície do olho úmida ao espalhar as lágrimas sobre os olhos. Os cílios e sobrancelhas protegem o olho de partículas que podem feri-lo.

As lágrimas, por sua vez, são produzidas nas glândulas lacrimais, que são localizadas acima do segmento exterior de cada olho. As lágrimas eventualmente acabam sendo sugadas para o canto do olho, dentro do saco lacrimal, passando pelo duto nasal e entrando no nariz. É por isso que o seu nariz escorre quando você chora.

Adaptado de: http://saude.hsw.uol.com.br/visao.htm (consultado em 06/12/10, às 15h19min); http://saude.hsw.uol.com.br/visao1.htm (consultado em 06/12/10, às 15h20min); http://saude.hsw.uol.com.br/visao3.htm (consultado em 06/12/10, às 15h21min); http://saude.hsw.uol.com.br/visao7.htm (consultado em 06/12/10, às 15h22min).          

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade de sensibilização (leitura de quadrinhos), realização de atividades práticas de observação da visão, bem como leitura de texto e alguns vídeos.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, atividade de sensibilização, realização de atividades práticas, leitura e interpretação de texto e vídeos sobre o assunto.   

Atividade Inicial: Sensibilização             

Professor, num primeiro momento da aula, entregue para cada aluno uma cópia da seguinte tirinha da Turma do Zé Neurim, que fala sobre a capacidade de os deficientes visuais ouvirem melhor.

Retirado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-turma-do-ze-neurim/enxergando-com-o-ouvido/enxergando-com-o-ouvido-0/?searchterm=visão (consultado em 06/12/10, às 15h37min).                

Peça aos alunos que colem a tirinha no caderno, fazendo um pequeno resumo contando o que acharam da história. Depois ouça algumas opiniões dos alunos, sondando o que eles sabem sobre o sentido da visão.   

Atividade prática 1: Observando imagens             

Depois da atividade de sensibilização e sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, proponha para a turma a realização de uma atividade prática de observação de imagens, simulando um olho. Para tanto, você deverá providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Papel cartão

- Papel vegetal

- Lupa

- Estilete

- Lápis

- Fita adesiva

- Régua

- Tesoura   

Modo de preparar:

Com o lápis e régua, desenhe uma moldura de janela perto das bordas do papel cartão. Recorte a “janela” com cuidado. Com fita adesiva, prenda o papel vegetal para representar a retina. Segure a moldura entre o rosto e a lupa (que representa o cristalino). Observe um objeto brilhante, como uma janela. Mova a lupa para trás e para frente, até que a imagem do objeto apareça na tela. Está de cabeça para baixo? Encontre outro ponto brilhante, mais próximo. Em que direção você precisa mover a lente para fazer a imagem entrar em foco? Agora experimente com um objeto que esteja mais afastado.   

Atividade prática 2: Regulando a quantidade de luz             

Depois da realização da atividade prática 1, proponha para a turma mais uma atividade, em que observarão o movimento da pupila. Distribua a turma em duplas e peça que um de cada vez tape um dos olhos por alguns segundos. Em seguida peça que destapem e observem a modificação do tamanho da pupila. Peça que notem como as pupilas fecham com luz e abrem no escuro. As pupilas sempre abrem e fecham juntas. O mesmo pode ser observado nos olhos de gatos: durante a noite sua pupila é muito “grande’ e durante o dia bem “pequena”. Por que isso acontece? Deixe que os alunos se manifestem, incentive-os a contarem suas experiências.             

Abaixo segue figura que ilustra esta situação:

Retirado de: http://www.emezeta.com/weblog/pupila-ojo.jpg (consultado em 06/12/10, às 15h46min).    

Discutindo o assunto             

Professor, após as atividades práticas, disponha os alunos em semicírculo e inicie uma discussão sobre as atividades, sondando o que eles perceberam sobre a visão, como funciona nosso olho. Pergunte o que eles acham que acontece quando a gente enxerga, quais as partes de nosso corpo se encontram envolvidas com este processo.             

Como enxergamos as imagens em nossa “janela” no primeiro experimento? Por que enxergamos ao contrário (invertido)? Será que nossa visão também é assim? Por que nossa pupila sofre alteração quando tapamos o olho? O que a luz tem a ver com isso? Como será que conseguimos focar os objetos, já que enxergamos a diferentes distâncias?             

Deixe os alunos se manifestarem, dando suas opiniões e contando suas experiências.             

Comente com eles que quando você usa um binóculo, ajusta as lentes para ver nitidamente coisas próximas e, depois, as reajusta para focalizar objetos distantes. Isso se chama regular o foco. A lente do olho, chamada cristalino, não se move, apenas muda de formato ao focalizar objetos a distâncias diferentes. Os músculos ciliares em volta de cada cristalino fazem com que ele fique mais “gordo” (desvio maior dos raios de luz) para objetos mais próximos ou mais “magro” (desvio menor dos raios de luz) para objetos distantes. O olho também controla a quantidade luz que penetra nele, graças ao trabalho dos músculos da íris, que diminuem a pupila na luz forte. Essa reação, um verdadeiro reflexo, impede a entrada de luz em excesso pelo cristalino, o que poderia danificar a retina.             

Pergunte sobre alguns distúrbios visuais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, dentre outros. Peça que os alunos contem casos que conheçam destes distúrbios.             

Explique que em alguns olhos, a córnea e o cristalino não focalizam corretamente. Nos olhos míopes, a luz de objetos distantes é focalizada antes da retina, por isso a imagem fica borrada. Nos olhos com presbiopia, ou “vista cansada”, a luz de objetos próximos é focalizada depois da retina, o que também os faz parecer borrados. Pessoas com miopia ou presbiopia podem usar óculos ou lente de contato para corrigir o foco do olho. Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem aquelas situações onde a córnea ou o cristalino geralmente tem alterações no seu formato. O Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.             

Mostre para a turma algumas imagens de olhos, para que conheçam a anatomia básica deste órgão e reconheçam as principais funções de cada estrutura.

Retirado de: http://4.bp.blogspot.com/_I_Uy1unaJ-0/TGmQ7fMLFEI/AAAAAAAAAHs/7QxgptJsGak/s1600/olho.jpg (consultado em 06/12/10, às 16h21min). 

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_FspB7-yoA2U/Swb5L22PbiI/AAAAAAAABFM/QVkSjIEOM-A/s1600/miopia.jpg (consultado em 06/12/10, às 16h22min).     

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões com a turma sobre as atividades desenvolvidas, entregue para cada aluno um texto sobre o assunto. Peça que eles façam uma leitura atenciosa, grifando as partes mais importantes, e depois anotem no caderno as suas observações. Discuta com a turma sobre o que leram, construindo novos conhecimentos.             

Abaixo segue sugestão de texto:

CINE OLHO

Um homem de chapéu estava pintando um quadro no parque. Ele olhava para um pato que deslizava no lago, e ia espalhando tinta na tela branca. Lentamente, a imagem de um pato foi aparecendo na tela.

Mas como será que a gente enxerga? O que faz o pintor ver o pato?

Simples: abrimos os olhos. Então a luz carrega tudo o que vemos sobre o mundo para dentro do olho. A luz é a grande responsável por enxergarmos todas as formas e cores. Ou você consegue ver no escuro?

Na verdade, nosso olho capta uma imagem do que estamos vendo. É como tirar uma foto, filmar numa câmera. Mas ela não chega diretamente ao cérebro como a vemos. Primeiro, ela é projetada dentro do nosso olho de cabeça para baixo! Parece estranho, mas é assim mesmo. Só então uma das partes do olho reenvia a imagem na posição certa para o cérebro. Mas como???

Buraco negro

A bolinha preta no meio dos olhos é a pupila. É uma espécie de buraco por onde vemos o mundo: é através dela que a luz entra no olho.

Quando o pintor está observando o pato para poder pintar depois, ele abre os olhos e a luz transporta a imagem do bicho através da pupila.   

Lente colorida

A íris dá cor aos olhos da pessoa. Mas além de enfeitar nosso rosto, é também o músculo que faz aumentar ou diminuir as dimensões da pupila. Ela muda de tamanho, de acordo com a luminosidade: em ambientes escuros, a pupila fica maior para captar mais luz.

Lentes transparentes

O cristalino focaliza a luz que entra. Sua forma muda conforme a distância do objeto que você está pegando com os olhos, longe ou perto. Por exemplo, quando você quer olhar para as estrelas ou para o seu dedo.

Para ajudar a focalizar, existe a córnea. Ela faz com que os raios luminosos formem a imagem sobre a retina. A retina é como uma tela de cinema no fundo do olho.

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/visao.htm (consultado em 06/12/10, às 16h36min).     

Outra sugestão de texto: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/138/a-visao-dos-bichos/a-visao-dos-bichos-0/?searchterm=visão (consultado em 06/12/10, às 16h37min).              

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, depois da leitura e discussão sobre o texto, apresente para os alunos alguns vídeos sobre o assunto. Peça que eles assistam com atenção, destacando as informações mais relevantes. Discuta com a turma sobre cada vídeo, construindo conhecimentos com eles e ouvindo suas considerações.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Biologia - Fisiologia – Visão - http://www.youtube.com/watch?v=CR0_ZldQjKQ (consultado em 06/12/10, às 16h44min).  

ANATOMIA DO OLHO - http://www.youtube.com/watch?v=w0YzqYInMjk&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h45min).  

O corpo humano - 03 - Visão - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=u_Qvg4ajU6Q&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h46min).  

O corpo humano - 03 - Visão - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=3rL5s1V89Y8&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h47min).  

O corpo humano - 03 - Visão - Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=SyHk96kXORo&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h48min).  

Corpo Humano Testando os Limites Visão Pt1 - http://www.youtube.com/watch?v=0_pUzI7BafI&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h49min).  

Corpo Humano Testando os Limites Visão Pt2 - http://www.youtube.com/watch?v=pQku9jiltbY&feature=related (consultado em 06/12/10, às 16h50min).  

Corpo Humano - 08 A Vista (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=2sNzFYjvvDM&feature=BF&list=PLC96F62D045DA7054&index=22 (consultado em 06/12/10, às 19h51min).  

Corpo Humano - 08 A Vista (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=YRHTXro9TDQ&feature=related (consultado em 06/12/10, às 19h52min).  

Corpo Humano - 08 A Vista (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=dZ8fktYo-Gc&feature=related (consultado em 06/12/10, às 19h53min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem algumas sugestões de recursos complementares para sua aula:   

http://saude.hsw.uol.com.br/visao4.htm (consultado em 06/12/10, às 16h51min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao2.htm (consultado em 06/12/10, às 16h52min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao5.htm (consultado em 06/12/10, às 16h53min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao6.htm (consultado em 06/12/10, às 16h54min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao8.htm (consultado em 06/12/10, às 16h55min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao9.htm (consultado em 06/12/10, às 16h56min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao10.htm (consultado em 06/12/10, às 16h57min)    

http://saude.hsw.uol.com.br/visao11.htm (consultado em 06/12/10, às 16h58min)    

http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm (consultado em 06/12/10, às 16h59min)    

http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos2.asp (consultado em 06/12/10, às 17h)    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/07/exame-de-vista-movel (consultado em 06/12/10, às 17h01min)    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/133/por-que-os-olhos-de-alguns-animais-brilham-no/?searchterm=visão (consultado em 06/12/10, às 17h02min) 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo leve para a sala alguns materiais recicláveis, como embalagens de alimentos, papéis usados, dentre outros. Cada grupo deverá montar um modelo de olho humano, destacando as principais estruturas envolvidas no processo da visão. Peça também que montem cartazes explicativos, para apresentação para a turma. Oriente cada grupo a apresentar seu cartaz e seu modelo para outras turmas da escola, de forma a divulgar os conhecimentos construídos. Desta forma, você poderá avaliar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • renata, E.E.B.Lourdes Angela Sarturi Lago , Santa Catarina - disse:
    renatazanluchi@hotmail.com

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    Este texto é bem completo, parabéns.


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