13/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ler e interpretar uma história em quadrinhos relacionada à criança.
Inventar uma personagem infantil informando suas características físicas e o seu jeito de ser.
Produzir uma tirinha em quadrinhos a partir de uma personagem inventada, tendo como tema uma travessura.
É importante que o aluno já tenha trabalhado com o gênero história em quadrinhos.
1.Apresentar aos alunos, como introdução ao tema CRIANÇA, um filme a ele relacionado.
SUGESTÃO: O Menino Maluquinho
Para download acesse: http://www.justfilmeseseriados.org/filme-menino-maluquinho-o-filme-nacional/
2. Sentados, em círculo, realizar uma discussão oral sobre a história do filme.
PROFESSOR: É importante salientar com os alunos que o Maluquinho é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos… daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que “aprontou alguma daquelas”.
3. Após a discussão oral, entregar aos alunos um folha contendo uma história em quadrinhos.
PROFESSOR: Como a motivação para o tema da aula foi o filme O Menino Maluquinho, sugere-se qua a história em quadrinhos apresentada seja sobre a mesma personagem.
4. Os alunos deverão fazer a leitura silenciosa e oral da história.
a) A turma poderá ser dividida em pequenos grupos para fazer a leitura oral, sendo que cada componente do grupo poderá ler a fala de uma personagem da história.
5. Realizar a interpretação escrita da história em quadrinhos.
a) O Menino Maluquinho chega dando uma ideia para uma brincadeira. Qual é essa brincadeira? Fazer um conjunto musical.
b) O garoto de camiseta branca é o Bocão. Os outros são Junim e Juju. Que ritmo cada um deles vai tocar? Bocão vai tocar axé music, Junim vai tocar rap e Juju vai tocar rock pesado.
c) De que maneira o Menino Maluquinho disse a cada personagem que ritmo deveria tocar? Ele falou com uma personagem de cada vez, baixinho e de perto.
d) Que aconteceu quando o conjunto musical tocou? Três ritmos diferentes foram tocados ao mesmo tempo.
e) Como a mãe do Menino Maluquinho reagiu? Assustou-se com o que ouviu e quis saber o que era aquilo.
f) O que é receber mesada? É receber dos pais uma quantia em dinheiro por mês.
g) No último quadrinho, Maluquinho diz que o barulho devia ser um protesto contra o congelamento da mesada dele. O que você entende por congelamento de mesada? Resposta pessoal.
PROFESSOR: Ajude os alunos a compreender que a expressão significa que a mesada seria mantida sem aumentos por um determinado período.
h) Qual é a sua opinião sobre as crianças receberem mesada dos pais? Resposta pessoal.
i) Você achou essa história engraçada? Por quê? Resposta pessoal.
j) Reveja a história em quadrinhos. Como o autor fez, nos balões de fala, para mostrar que o Menino Maluquinho estava falando baixinho? O autor fez o balão de fala contornado por tracinhos.
k) Desenhe o balão da história que mostra susto.
PARA APRENDER MAIS:
Ziraldo, o autor da história em quadrinhos, fala em panelaço de protesto. Panelaços são manifestações populares de protesto que, em uma hora determinada, os manifestantes se reúnem e batem em panelas, fazendo muito barulho. |
5. Ao final das atividades, o professor deverá fazer a correção no quadro e discutir com os alunos as suas respostas.
PRODUZINDO UM TEXTO
6. A seguir, dividir a turma em duplas. Cada dupla deverá criar uma personagem criança e listar as suas características físicas e seu jeito de ser.
EXEMPLO:
Personagem: um menino ou uma menina.
Carcterísticas físicas: gordo, magro, alto, baixo, negro, loiro.
Jeito de ser: alegre, engraçado, mau-humorado, brigão, amigo.
7. Desenhar a personagem criada em uma folha e dar um nome para ela.
8. Criar uma tira em quadrinhos com a personagem que inventaram.
ROTEIRO:
a) Imaginar a personagem numa situação comum;
b) Imaginar uma travessura feita pela personagem, que mude essa situação.
c) Imaginar uma maneira engraçada e não esperada de terminar a história.
d) Na história poderá haver outras personagens.
PROFESSOR: Lembrar aos alunos que: a história deverá ser curta, com no máximo 4 quadrinhos; As personagens devem ser desenhadas com as mesmas características em todos os quadrinhos.
REVISANDO A HISTÓRIA:
a) Trocar a história com outra dupla. Ao receber a história dos colegas observar se:
- No começo da história é mostrada uma situação em que ainda não há nenhuma travessura?
- Depois acontece a travessura?
- A história tem um final engraçado e inesperado?
- As personagens estão bem caracterizadas em todos os quadrinhos?
9. Ao final das revisões, os alunos poderão dar sugestões aos colegas sobre as historias revisadas. Os alunos poderão aceitar as sugestões e modificar o que acharem necessário.
10. Ao final, montar uma revista com as histórias da turma. Ela poderá ser copiada em xerox e distribuída para todos os colegas.
Sugestão de leitura:
As melhores tiradas do Menino Maluquinho, Ziraldo. Melhoramentos.
O professor deverá avaliar se os alunos:
Leram e interpretaram uma história em quadrinhos relacionada à criança.
Inventaram uma personagem infantil informando suas características físicas e o seu jeito de ser.
Produziram uma tirinha em quadrinhos a partir de uma personagem inventada, tendo como tema uma travessura.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/11/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho. Parabens.
03/04/2015
Cinco estrelasnota 10. amei e me ajudou bastante! Parabéns!