Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CRIANÇA

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma história em quadrinhos relacionada à criança.

Inventar uma personagem infantil informando suas características físicas e o seu jeito de ser.

Produzir uma tirinha em quadrinhos a partir de uma personagem inventada, tendo como tema uma travessura. 

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha trabalhado com o gênero história em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula

1.Apresentar aos alunos, como introdução ao tema CRIANÇA,  um filme a ele relacionado.

SUGESTÃO: O Menino Maluquinho

                                                                                                                                      americanas.com.br 

Para download acesse:     http://www.justfilmeseseriados.org/filme-menino-maluquinho-o-filme-nacional/ 

2. Sentados, em círculo, realizar uma discussão oral sobre a história do filme.

PROFESSOR: É importante salientar com os alunos que o  Maluquinho é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos… daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que “aprontou alguma daquelas”.

3. Após a discussão oral, entregar aos alunos um folha contendo uma história em quadrinhos.

 PROFESSOR: Como a motivação para o tema da aula foi o filme O Menino Maluquinho, sugere-se qua a história em quadrinhos apresentada seja sobre a mesma personagem.

4. Os alunos deverão fazer a leitura silenciosa e oral da história.

a) A turma poderá ser dividida em pequenos grupos para fazer a leitura oral, sendo que cada componente do grupo poderá ler a fala de uma personagem da história.

5. Realizar a interpretação escrita da história em quadrinhos.

a) O Menino Maluquinho chega dando uma ideia para uma brincadeira. Qual é essa brincadeira? Fazer um conjunto musical.

b) O garoto de camiseta branca é o Bocão. Os outros são Junim e Juju. Que ritmo cada um deles vai tocar? Bocão vai tocar axé music, Junim vai tocar rap e Juju vai tocar rock pesado.

c) De que maneira o Menino Maluquinho disse a cada personagem que ritmo deveria tocar? Ele falou com uma personagem de cada vez, baixinho e de perto.

d) Que aconteceu quando o conjunto musical tocou? Três ritmos diferentes foram tocados ao mesmo tempo.

e) Como a mãe do Menino Maluquinho reagiu? Assustou-se com o que ouviu e quis saber o que era aquilo.

f) O que é receber mesada? É receber dos pais uma quantia em dinheiro por mês.

g) No último quadrinho, Maluquinho diz que o barulho devia ser um protesto contra o congelamento da mesada dele. O que você entende por congelamento de mesada? Resposta pessoal.

PROFESSOR: Ajude os alunos a compreender que a expressão significa que a mesada seria mantida sem aumentos por um determinado período.

h) Qual é a sua opinião sobre as crianças receberem mesada dos pais? Resposta pessoal.

i) Você achou essa história engraçada? Por quê? Resposta pessoal.

j) Reveja a história em quadrinhos. Como o autor fez, nos balões de fala, para mostrar que o Menino Maluquinho estava falando baixinho? O autor fez o balão de fala contornado por tracinhos.

k) Desenhe o balão da história que mostra susto.

PARA APRENDER MAIS:

Ziraldo, o autor da história em quadrinhos, fala em panelaço de protesto. Panelaços são manifestações populares de protesto que, em uma hora determinada, os manifestantes se reúnem e batem em panelas, fazendo muito barulho.

5. Ao final das atividades, o professor deverá fazer a correção no quadro e discutir com os alunos as suas respostas.

PRODUZINDO UM TEXTO

6. A seguir, dividir a turma em duplas. Cada dupla deverá criar uma personagem criança e listar as suas características físicas e seu jeito de ser.

EXEMPLO:

Personagem: um menino ou uma menina.

Carcterísticas físicas: gordo, magro, alto, baixo, negro, loiro.

Jeito de ser: alegre, engraçado, mau-humorado, brigão, amigo.

7. Desenhar a personagem criada em uma folha e dar um nome para ela.

8. Criar uma tira em quadrinhos com a personagem que inventaram.

ROTEIRO:

a) Imaginar a personagem numa situação comum;

b) Imaginar uma travessura feita pela personagem, que mude essa situação.

c) Imaginar uma maneira engraçada e não esperada de terminar a história.

d) Na história poderá haver outras personagens.

PROFESSOR: Lembrar aos alunos que: a história deverá ser curta, com no máximo 4 quadrinhos; As personagens devem ser desenhadas com as mesmas características em todos os quadrinhos.

REVISANDO A HISTÓRIA:

a) Trocar a história com outra dupla. Ao receber a história dos colegas observar se:

- No começo da história é mostrada uma situação em que ainda não há nenhuma travessura?

- Depois acontece a travessura?

- A história tem um final engraçado e inesperado?

- As personagens estão bem caracterizadas em todos os quadrinhos?

9. Ao final das revisões, os alunos poderão dar sugestões aos colegas sobre as historias revisadas. Os alunos poderão aceitar as sugestões e modificar o que acharem necessário.

10. Ao final, montar uma revista com as histórias da turma. Ela poderá ser copiada em xerox e distribuída para todos os colegas.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura:

As melhores tiradas do Menino Maluquinho, Ziraldo. Melhoramentos.

Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos:

Leram e interpretaram  uma história em quadrinhos relacionada à criança.

Inventaram uma personagem infantil informando suas características físicas e o seu jeito de ser.

Produziram uma tirinha em quadrinhos a partir de uma personagem inventada, tendo como tema uma travessura. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.