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Ligações químicas

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Introduzir os conceitos de ligações químicas.
  2. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de ligações químicas.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: átomos, tabela periódica, distribuição eletrônica, número de valência.

Estratégias e recursos da aula

Professor quer saber mais sobre as ligações químicas?

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_covalente           

        http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/ligaquim.htm    

Atividade 1: Descobrindo as ligações químicas 

Professor inicie a aula questionando aos alunos:

1. O que é uma ligação?

2. Para que serve uma ligação?

Peça para que discutam e anotem as respostas no caderno. Em seguida, intervenha apresentando para os alunos as ligações químicas, os tipos e as características de cada uma. Se quiser pode utilizar os vídeos abaixo para enriquecer ainda mais a atividade. Ao término da intervenção peça para que os alunos redijam um texto abordando os seguintes itens:

*O que são as ligações químicas?

*Quais são os tipos de ligações químicas?

*Caracterize e exemplifique cada tipo de ligação química.

  

Fonte: http://fichariodeciencias.zip.net/images/crayons-05.gif     

Sugestão de vídeos:

Vídeo 1. http://www.youtube.com/watch?v=rRqbXuCB2BU  

Vídeo 2. http://www.youtube.com/watch?v=w5W7uiLp9F4&feature=related 

Atividade 2: Representando as ligações químicas

  

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_PqQSwnED_iQ/RzDHK3B231I/AAAAAAAAAAk/qJqYswQA_2g/s320/COV1.gif  

Professor para realização dessa atividade será necessário materiais como: massa de modelar, papéis coloridos, canudinhos, tampinhas, e outros que julgar adequados para representar os diferentes tipos de ligações. Uma sugestão é aproveitar materiais ou trabalhar com reciclados.

Peça aos alunos que se organizem em equipes de no máximo cinco pessoas. Os alunos poderão consultar suas anotações, bem como o livro didático e outras fontes de informação como sites, revistas, vídeos.

Solicite aos alunos que relembrem os tipos de ligações químicas estudas. Em seguida, apresente os materiais disponíveis e peça para que as equipes represente os tipos de ligações químicas. Enfatize que a criatividade para essa atividade é imprescindível!

Depois que as equipes confeccionarem os materiais faça uma rodada de apresentação. Durante a apresentação deve ser abordada a escolha do material e também o conteúdo de ligações químicas.   

Atividade 3: V ou F das ligações químicas 

Professor confeccione placas com as letras V (verdadeiro) e F (falso) e sentenças que podem ser verdadeiras ou falsas.

Os alunos poderão continuar trabalhando na mesma equipe da atividade anterior. Cada equipe deverá receber duas placas, uma com a letra V e outra com a letra F.

Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3600/3389446035_23735dde3e.jpg    

Para iniciar a atividade leia uma sentença, os integrantes das equipes deverão levantar a mão para pedir o direito de resposta. A equipe que levantar a mão primeiro responde. Se a resposta estiver correta marcam ponto, se a resposta estiver errada perdem o direito de participar da próxima rodada, e se não souberem outro grupo poderá tentar responder. As sentenças que forem falsas devem ser corrigidas pela equipe.

Sugestões de sentenças: 

Os gases nobres é o grupo de átomos encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis.

Verdadeira   

1. Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para perder 5 elétrons.

Falsa 

Tornando a sentença verdadeira: Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para ganhar um elétron.   

2. Para que um átomo neutro de cálcio se transforme em Ca2+, ele deve perder dois elétrons.

Verdadeira   

3. Para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve perder 2 elétrons.

Falsa 

Tornando a sentença verdadeira: Para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve receber 2 elétrons.

4. Um composto iônico é geralmente formado a partir de elementos que possuem massas atômicas elevadas.

Falsa 

Tornando a sentença verdadeira: Um composto iônico é geralmente formado a partir de elementos que possuem energias de ionização muito distintas entre si.   

5. Nas condições ambientes, os compostos iônicos são sempre sólidos.

Verdadeira   

6. Os elementos P e Br podem combinar-se formando a substância PBr3, covalente.

Verdadeira

Outros professores também podem colaborar para essa aula:

Artes - o professor poderá contribuir discutindo com alunos os materiais e as formas de como representar as ligações químicas (atividade2)

Português - o professor poderá ajudar na estruturação e correção ortográfica do texto solicitado na atividade 3

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.

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