14/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: átomos, tabela periódica, distribuição eletrônica, número de valência.
Professor quer saber mais sobre as ligações químicas?
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_covalente
http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/ligaquim.htm
Atividade 1: Descobrindo as ligações químicas
Professor inicie a aula questionando aos alunos:
1. O que é uma ligação?
2. Para que serve uma ligação?
Peça para que discutam e anotem as respostas no caderno. Em seguida, intervenha apresentando para os alunos as ligações químicas, os tipos e as características de cada uma. Se quiser pode utilizar os vídeos abaixo para enriquecer ainda mais a atividade. Ao término da intervenção peça para que os alunos redijam um texto abordando os seguintes itens:
*O que são as ligações químicas?
*Quais são os tipos de ligações químicas?
*Caracterize e exemplifique cada tipo de ligação química.
Fonte: http://fichariodeciencias.zip.net/images/crayons-05.gif
Vídeo 1. http://www.youtube.com/watch?v=rRqbXuCB2BU
Vídeo 2. http://www.youtube.com/watch?v=w5W7uiLp9F4&feature=related
Atividade 2: Representando as ligações químicas
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_PqQSwnED_iQ/RzDHK3B231I/AAAAAAAAAAk/qJqYswQA_2g/s320/COV1.gif
Professor para realização dessa atividade será necessário materiais como: massa de modelar, papéis coloridos, canudinhos, tampinhas, e outros que julgar adequados para representar os diferentes tipos de ligações. Uma sugestão é aproveitar materiais ou trabalhar com reciclados.
Peça aos alunos que se organizem em equipes de no máximo cinco pessoas. Os alunos poderão consultar suas anotações, bem como o livro didático e outras fontes de informação como sites, revistas, vídeos.
Solicite aos alunos que relembrem os tipos de ligações químicas estudas. Em seguida, apresente os materiais disponíveis e peça para que as equipes represente os tipos de ligações químicas. Enfatize que a criatividade para essa atividade é imprescindível!
Depois que as equipes confeccionarem os materiais faça uma rodada de apresentação. Durante a apresentação deve ser abordada a escolha do material e também o conteúdo de ligações químicas.
Atividade 3: V ou F das ligações químicas
Professor confeccione placas com as letras V (verdadeiro) e F (falso) e sentenças que podem ser verdadeiras ou falsas.
Os alunos poderão continuar trabalhando na mesma equipe da atividade anterior. Cada equipe deverá receber duas placas, uma com a letra V e outra com a letra F.
Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3600/3389446035_23735dde3e.jpg
Para iniciar a atividade leia uma sentença, os integrantes das equipes deverão levantar a mão para pedir o direito de resposta. A equipe que levantar a mão primeiro responde. Se a resposta estiver correta marcam ponto, se a resposta estiver errada perdem o direito de participar da próxima rodada, e se não souberem outro grupo poderá tentar responder. As sentenças que forem falsas devem ser corrigidas pela equipe.
Sugestões de sentenças:
Os gases nobres é o grupo de átomos encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis.
Verdadeira
1. Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para perder 5 elétrons.
Falsa
Tornando a sentença verdadeira: Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para ganhar um elétron.
2. Para que um átomo neutro de cálcio se transforme em Ca2+, ele deve perder dois elétrons.
Verdadeira
3. Para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve perder 2 elétrons.
Falsa
Tornando a sentença verdadeira: Para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, o átomo de número atômico 16 deve receber 2 elétrons.
4. Um composto iônico é geralmente formado a partir de elementos que possuem massas atômicas elevadas.
Falsa
Tornando a sentença verdadeira: Um composto iônico é geralmente formado a partir de elementos que possuem energias de ionização muito distintas entre si.
5. Nas condições ambientes, os compostos iônicos são sempre sólidos.
Verdadeira
6. Os elementos P e Br podem combinar-se formando a substância PBr3, covalente.
Verdadeira
Outros professores também podem colaborar para essa aula:
Artes - o professor poderá contribuir discutindo com alunos os materiais e as formas de como representar as ligações químicas (atividade2)
Português - o professor poderá ajudar na estruturação e correção ortográfica do texto solicitado na atividade 3
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=vjETqU7-1RY&feature=related
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_covalente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_i%C3%B4nica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_met%C3%A1lica
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.
Três estrelas 1 classificações
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30/05/2012
Três estrelasAchei interessante a sequência didática utilizada.