Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do salão para a quadra

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar formas de transposição dos jogos de salão  em dinâmicas para a quadra ou outro espaço
  • Estabelecer as próprias regras adaptando aquelas dos jogos de salão que não julgarmos adequadas para a prática em outro espaço
  • Estimular a criatividade, a parceria entre os jogadores e a autonomia.
  • Experimentar novos formatos para o trabalho dos conteúdos da Educação Física.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Espaços amplos onde há possibilidade de riscar o chão.

Materiais. Giz, fitas coloridas, papel colorido.       

Atividade 1. Jogo da velha humano (35’).             

A ideia é jogarmos o jogo da velha comum, porém as crianças serão as próprias peças. Coletivamente, escolham duas figuras geométricas e cortem o papel colorido de acordo com as escolhidas. Cada criança deve ter uma dessas figuras. Desenhe o diagrama do jogo da velha no chão.

fonte: jogo da velha(acesso em 12/12/2010)  

As crianças devem se colocar como peças do jogo até que completem o diagrama.  Esse jogo é com corrida. Assim que um colega se sentar o outro já pode sair. Mas somente um de cada vez, mesmo sendo duas equipes diferentes. Como no jogo comum, ganha quem formar 3 peças numa mesma linha que pode ser em diagonal ou reta.

fonte: tic tac toe (acesso em 12/12/2010)      

Atividade 2. Nunca três (25’).             

Esse é um jogo que não é de tabuleiro, mas ajuda no raciocínio e na atenção das crianças para os demais. É uma espécie de pegador de duplas. As crianças ficam correndo como no pega-pega comum, porém formando duplas. Uma das crianças da turma ficará sem par. Essa deverá correr em direção às demais. Quem ela pegar, passa a formar seu par e a criança da outra ponta deve sair e virar o pegador. Como o nome da brincadeira já diz, nunca podem permanecer 3 pessoas unidas.   

Atividade 3. Conhecendo as regras da trilha ou moinho (10’).

Cada equipe é representada por uma cor. Cada peça é representada por uma criança.  As equipes são compostas por 9 peças. Uma a uma, vão se distribuindo no diagrama, sempre em uma das marcas permitidas, no encontro de duas linhas, de forma intercalada. Depois que as peças estiverem todas distribuídas, começam as movimentações. Cada equipe que conseguir formar um trio de peças numa mesma linha (moinho) pode remover uma peça do adversário. Ganha a equipe que conseguir reduzir a outra a duas peças somente.

fonte: wikipedia- jogo do moinho (acesso em 12/12/2010) 

Atividade 4. Jogando a trilha ou moinho (30’).

Desenhe o diagrama no chão da escola, antes da aula.  Para uma turma muito grande é recomendável que seja mais de um diagrama. Cada peça será uma criança. Uma peça é colocada de cada vez. Dessa maneira, as crianças vão se posicionando de acordo com a ordem. Distribua as fitas coloridas para que se dividam em grupos e para que facilite a identificação das que são do mesmo time. É um jogo muito divertido e que, rapidamente, as crianças aprendem . Se necessário, os professores podem jogar no próprio tabuleiro com as crianças antes de fazerem o moinho humano.

Recursos Complementares

Mais detalhes das regras da trilha ou moinho (acesso em 12/12/2010)  

Mais detalhes das regras jogo da velha(acesso em 12/12/2010) 

http://www.oficinadoaprendiz.com.br/index.php?id_conteudo=mod2&id_produto=75&uid (acesso em 12/12/2010)  

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? Os jogos foram todos novidades?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DAIANE, E.M.E.F.Egídio Vieira da Silva , Rio Grande do Sul - disse:
    daianereszka@bol.com.br

    17/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula e aplicarei as atividades com meus alunos de acordo com as faixas etárias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.