11/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Os alunos deverão conhecer as características do gênero carta.
ATIVIDADE 01
Compreendendo o cartão de Natal
http://www.dicaslegais.net/cartoes-natalinos-envie-e-receba-o-seu/ Acessado em: 08 dez. 2010.
Professor, como você bem sabe, cartões de Natal é um texto/correspondência tradicionalmente enviado durante as celebrações natalinas em várias partes do mundo.
É provável que todos os alunos conheçam um cartão de Natal. No entanto, organize-os alunos em grupos de 4 ou 5 e peça que os mesmos pesquisem as seguintes informações:
Para essa atividade, seria interessante que você indicasse somente uma pesquisa oral. Com os adventos da modernidade, boa parte dos cartões são digitais. No entanto, uma conversa com pais, avós e parentes será reveladora acerca da importância que já foi dada a esse tipo de correspondência.
Sugira que eles busquem com seus parentes possíveis cartões recebidos em anos anteriores. Esses exemplos serão de grande valia para que os alunos percebam o quanto as pessoas consideravam importante essa prática social.
Observação: dependendo da região do país, o envio e recebimento de cartões de Natal ainda seja recorrente. Nesse sentido, não estamos afirmando que essa tradição tenha sido esquecida.
Após a pesquisa oral, organize a turma em um círculo e peça que os grupos apresentem. Direcione perguntas aos alunos para que suas falas não fiquem repetitivas. Dessa forma, delimite, a partir dos pontos supracitados, qual será o enfoque de cada um dos grupos.
ATIVIDADE 02
Produzindo cartões de Natal
http://www.recadomania.com/40/Natal/Feliz-Natal-Natal-Iluminado-Tenha-um-grande-natal-prospero.htm Acessado em: 08 dez. 2010.
Primeiramente, o aluno produzirá um cartão de Natal que terá como destinatário todos os colegas da turma.
Consiga revistas e folhetos do período do ano relativo ao Natal. Os mesmos trazem várias ilustrações que poderão ser utilizadas pelos alunos. Peça, também, que eles tragam de casa imagens e fotografias que possam representar essa festividade.
Distribua pedaços de cartolina (14cm x 18cm). Dobrados ao meio, os mesmos terão o tamanho de um cartão de Natal tradicional.
Individualmente, os alunos produzirão um cartão de Natal:
Após a produção dos cartões, que deverá ser desenvolvida em sala de aula, promova uma rodada de leitura dos mesmos.
ATIVIDADE 03
Um mural com os cartões
http://www.recadosanimados.com/musicas-natal-15.html Acessado em: 08 dez. 2010.
A partir dos cartões produzidos na aula anterior, os alunos deverão, em conjunto, organizar uma mural com os mesmos.
Consiga folhas de papel pardo (kraft) para que os cartões possam ser colocados de modo que possam ser visualizadas a imagem e a mensagem produzida pelos alunos.
Procure afixar o mural com os cartões nos corredores da escola, para que os colegas de outras turmas e outros membros da comunidade escolar possam contemplá-los.
ATIVIDADE 04
Enviando um cartão de Natal pelo correio
http://www.elisak.com.br/blog/?cat=4 Acessado em: 08 dez. 2010.
Professor, o principal objetivo dessa atividade é que os alunos se desloquem até uma agência do correio para enviar uma correspondência. Assim, você poderá escolher que os alunos produzam um novo cartão ou que comprem um modelo em uma papelaria qualquer.
Eles deverão trazer para a sala:
Reunidos, proponha que eles escrevam uma mensagem no cartão destinada a um parente distante ou um amigo que se mudou. Incentive que os alunos façam cartões para alguém que eles não veem com recorrência. Isso dará o real sentido desse gênero.
Após a escolha do destinatário e a escrita da mensagem, os alunos deverão envelopá-lo. Caso os mesmos não conheçam o padrão de preenchimento de um envelope, auxilie-os nesse momento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelope Acessado em: 08 dez. 2010.
Promova um momento em que todos possam visitar uma agência dos correios para postar os cartões. Caso seja inviável, você poderá verificar se a instituição postal possui um funcionário que possa comparecer a escola para selar e receber tais correspondências. Há casos em que os correios disponibilizam funcionários para palestras e ações de cidadania em escolas. Procure inteirar-se disso. Enriqueceria bastante a sua atividade.
É provável (e de bom tom!) que os alunos recebam cartões de resposta/agradecimento de seus destinatários. Você poderá, posteriormente, promover uma rodada de leitura dos mesmos.
Indicamos ainda que você, se possível, envie um cartão de Natal para os seus alunos, por correio. Eles se sentirão lisonjeados!
Para concluir, você poderá demonstrar a modalidade virtual dos cartões de Natal:
http://www.emotioncard.com.br/mensagens/datas/ver/desejar-a-paz
http://cartoes.uol.com.br/idx_monta.html?urls=7268|tema/feliz_natal/uol|fimdeano|Feliz%A0Natal
http://www.correiomagico.com/natal.asp
Texto "Gênero Textual e Tipologia Textual", de Sílvio Ribeiro da Silva:
http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html Acessado em: 12 dez. 2010.
A partir das atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da sugestão vou adaptar com meus alunos deeducação especial da terceira idade apae de Conceição do Araguaia - Pará. Boa Noite Bejos