Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartão de Natal: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender as características estrturais do gênero cartão de Natal;
  • compreender a função social de tal gênero;
  • produzir cartões de Natal;
  • enviar pelo correio um cartão de Natal.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as características do gênero carta.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Compreendendo o cartão de Natal

http://www.dicaslegais.net/cartoes-natalinos-envie-e-receba-o-seu/     Acessado em: 08 dez. 2010. 

Professor, como você bem sabe, cartões de Natal é um texto/correspondência tradicionalmente enviado durante as celebrações natalinas em várias partes do mundo.

É provável que todos os alunos conheçam um cartão de Natal. No entanto, organize-os alunos em grupos de 4 ou 5 e peça que os mesmos pesquisem as seguintes informações:

  • o período do ano que esse gênero é comumente produzido/enviado (nas semanas que antecedem ao Natal);
  • os tipos de mensagens tradicionais desse gênero (Feliz Natal e um Próspero Ano Novo);
  • as ilustrações tradicionais do gênero (sinos, Papai Noel, pombos, Bíblia, etc);
  • como se dá o envio do cartão de Natal;
  • a relação religiosa entre o cartão e o cristianismo.

Para essa atividade, seria interessante que você indicasse somente uma pesquisa oral. Com os adventos da modernidade, boa parte dos cartões são digitais. No entanto, uma conversa com pais, avós e parentes será reveladora acerca da importância que já foi dada a esse tipo de correspondência.

Sugira que eles busquem com seus parentes possíveis cartões recebidos em anos anteriores. Esses exemplos serão de grande valia para que os alunos percebam o quanto as pessoas consideravam importante essa prática social.

Observação: dependendo da região do país, o envio e recebimento de cartões de Natal ainda seja recorrente. Nesse sentido, não estamos afirmando que essa tradição tenha sido esquecida.

Após a pesquisa oral, organize a turma em um círculo e peça que os grupos apresentem. Direcione perguntas aos alunos para que suas falas não fiquem repetitivas. Dessa forma, delimite, a partir dos pontos supracitados, qual será o enfoque de cada um dos grupos.

ATIVIDADE 02

Produzindo cartões de Natal

http://www.recadomania.com/40/Natal/Feliz-Natal-Natal-Iluminado-Tenha-um-grande-natal-prospero.htm     Acessado em: 08 dez. 2010. 

Primeiramente, o aluno produzirá um cartão de Natal que terá como destinatário todos os colegas da turma.

Consiga revistas e folhetos do período do ano relativo ao Natal. Os mesmos trazem várias ilustrações que poderão ser utilizadas pelos alunos. Peça, também, que eles tragam de casa imagens e fotografias que possam representar essa festividade.

Distribua pedaços de cartolina (14cm x 18cm). Dobrados ao meio, os mesmos terão o tamanho de um cartão de Natal tradicional.

Individualmente, os alunos produzirão um cartão de Natal:

  • que possua uma ilustração de sua escolha na frente (não há a necessidade de ser uma imagem tradicional);
  • que possua uma mensagem de sua autoria no interior (não há a necessidade de ser uma imagem tradicional);
  • que tenha como destinatário todos os colegas da turma.

Após a produção dos cartões, que deverá ser desenvolvida em sala de aula, promova uma rodada de leitura dos mesmos.

ATIVIDADE 03

Um mural com os cartões

http://www.recadosanimados.com/musicas-natal-15.html   Acessado em: 08 dez. 2010. 

A partir dos cartões produzidos na aula anterior, os alunos deverão, em conjunto, organizar uma mural com os mesmos.

Consiga folhas de papel pardo (kraft) para que os cartões possam ser colocados de modo que possam ser visualizadas a imagem e a mensagem produzida pelos alunos.

Procure afixar o mural com os cartões nos corredores da escola, para que os colegas de outras turmas e outros membros da comunidade escolar possam contemplá-los.

ATIVIDADE 04

Enviando um cartão de Natal pelo correio

http://www.elisak.com.br/blog/?cat=4    Acessado em: 08 dez. 2010. 

Professor, o principal objetivo dessa atividade é que os alunos se desloquem até uma agência do correio para enviar uma correspondência. Assim, você poderá escolher que os alunos produzam um novo cartão ou que comprem um modelo em uma papelaria qualquer.

Eles deverão trazer para a sala:

  • um cartão de Natal (se optar pelo modelo pronto);
  • um envelope que caiba o mesmo;
  • o endereço completo (CEP, rua, número, bairro) de um destinatário a escolher (parente, amigo, etc).

Reunidos, proponha que eles escrevam uma mensagem no cartão destinada a um parente distante ou um amigo que se mudou. Incentive que os alunos façam cartões para alguém que eles não veem com recorrência. Isso dará o real sentido desse gênero.

Após a escolha do destinatário e a escrita da mensagem, os alunos deverão envelopá-lo. Caso os mesmos não conheçam o padrão de preenchimento de um envelope, auxilie-os nesse momento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelope      Acessado em: 08 dez. 2010. 

Promova um momento em que todos possam visitar uma agência dos correios para postar os cartões. Caso seja inviável, você poderá verificar se a instituição postal possui um funcionário que possa comparecer a escola para selar e receber tais correspondências. Há casos em que os correios disponibilizam funcionários para palestras e ações de cidadania em escolas. Procure inteirar-se disso. Enriqueceria bastante a sua atividade.

É provável (e de bom tom!) que os alunos recebam cartões de resposta/agradecimento de seus destinatários. Você poderá, posteriormente, promover uma rodada de leitura dos mesmos.

Indicamos ainda que você, se possível, envie um cartão de Natal para os seus alunos, por correio. Eles se sentirão lisonjeados!

Para concluir, você poderá demonstrar a modalidade virtual dos cartões de Natal:

http://www.emotioncard.com.br/mensagens/datas/ver/desejar-a-paz 

http://cartoes.uol.com.br/idx_monta.html?urls=7268|tema/feliz_natal/uol|fimdeano|Feliz%A0Natal 

http://www.correiomagico.com/natal.asp 

Recursos Complementares

Texto "Gênero Textual e Tipologia Textual", de Sílvio Ribeiro da Silva:

http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html    Acessado em: 12 dez. 2010. 

Avaliação

A partir das atividades propostas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão das características estrturais do gênero cartão de Natal;
  • compreensão da função social de tal gênero;
  • participação na troca de cartões de Natal na turma;
  • produção e envio de um cartão de Natal (pelo correio).
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.