Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS - BAÚ DA MEMÓRIA

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer os patrimônios históricos da cidade de Uberlândia através de fotografias e pesquisa de campo, buscando a construção de um “Baú da Memória” da cidade;

§   Realizar desenhos de memória e de observação da arquitetura dos patrimônios estudados;

§  Criar composições plásticas em pintura e montar uma exposição dos patrimônios históricos de Uberlândia, de forma a resgatar a sua memória.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø  Noções Básicas de Desenho;

Ø  Exercícios de leitura e apreciação de imagens.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Converse com os alunos sobre  urbanismo, enfocando os bens imóveis e questões de patrimônio, no sentido de despertar o interesse dos alunos para  pesquisar a memória da cidade;

Ø   Prepare uma aula teórica com fotografias dos patrimônios tombados da cidade para apresentação em PowerPoint. Sugestão:  

Fonte das imagens: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø  Trabalhe com os alunos a definição de patrimônio histórico e tombamento – slide 2;

Ø  Aprecie com os alunos as imagens trazidas e destaque as características arquitetônicas de cada imóvel;

Ø  Localize tais patrimônios no contexto da cidade, falando onde ficam, o bairro quer os abriga e uma outra referência, conhecida dos alunos.

Ex: O Coreto Municipal fica na Praça Coronel Carneiro, entre as Avenidas João Pinheiro e Afonso Pena, no centro da nossa cidade. Nesta praça está também o Museu Municipal e, em frente, está a Oficina Cultural de Uberlândia;

Ø  Solicite aos alunos um desenho de observação de um dos patrimônios históricos apresentados, usando lápis e papel sulfite;

Ø  Pergunte se alguém já visitou ou conhece pessoalmente um destes patrimônios tombados, in loco, possibilitando a realização do registro/desenho de memória;

Ø  Recolha os desenhos para continuidade da proposta na próxima aula;

Ø  Providencie uma circular aos pais, solicitando para que incluam em seus trajetos, a incursão por alguns dos patrimônios históricos da cidade, de modo a permitir aos seus filhos, uma observação direta e atenta às suas características arquitetônicas.

Desenho de Observação – Patrimônio Histórico

Aluna do 5º ano ESEBA-UFU/2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 2

Ø  Retome os desenhos da aula anterior, solicitando aos alunos para que identifiquem no verso, o registro do patrimônio histórico retratado;

Ø  Prepare tinta nanquim em várias cores, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;

Ø  Solicite a finalização do trabalho usando a técnica da pintura com nanquim;

Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro.

Desenho de observação e pintura com nanquim – Museu Municipal

Alunos do 5º ano ESEBA-UFU/2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 3   

Ø Exponha com os alunos os trabalhos realizados e sinalize para a ideia de construção de um Baú da Memória – uma caixa grande de papelão para cada turma, onde serão guardados todos os documentos coletados sobre a cidade (fotos antigas, imagens de revistas, recortes de jornal, objetos, postais, produções de textos, pesquisas de alunos);

Ø  Fotografe os trabalhos e imprima em tamanho menor para que todos os alunos participem da criação estética do Baú da Memória, contribuindo com a sua produção poética sobre os patrimônios históricos da cidade;

Ø  Apresente como tarefa de casa, a proposta de pesquisa e coleta de documentos importantes que remetam à memória/história da cidade (fotos antigas, imagens de revistas, recortes de jornais, objetos, postais, produções de textos, pesquisas de alunos);

Ø  Inicie a colagem dos trabalhos artísticos de patrimônios históricos - impressos em miniatura, sobre a  caixa de papelão, criando uma construção coletiva em patchwork.

Processo de construção - Baú da Memória

Alunos dos 5ºs Anos da ESEBA-UFU / 2009

Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis       

Aula 4   

Ø  Retome a construção do Baú da Memória em cada turma, propondo que os alunos apresentem aos colegas o material coletado/pesquisado em casa, socializando com todos;

Ø  Coloque os documentos trazidos pela turma dentro do “Baú da memória” e solicite para que concluam o trabalho plástico iniciado na aula anterior – colagem – composição em patchwork;

Ø  Exponha o documentário “Baú da Memória” à comunidade  escolar, propondo a interação do público com as fontes históricas coletadas.  

Baú da Memória da Cidade de Uberlândia -  Construção de documentário e composição plástica em patchwork

Alunos dos 5ºs Anos da ESEBA-UFU / 2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis        

Recursos Complementares

*SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. (Coleção)   

*Ver aula de minha autoria no Portal do Professor:   

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618      

*Sobre Leitura de Imagem:

Ver sugestões de referencial teórico na aula de minha autoria no Portal do Professor:   DITADO DE IMAGENS  - APRECIANDO OBRAS DE ARTE

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19335     

Avaliação

Como avaliação propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado - patrimônios históricos da cidade de Uberlândia e a maneira como o aluno coloca tais conhecimentos em prática, assim, a avaliação torna-se um processo e não a síntese de um resultado, com a troca contínua e efetiva de experiências artísticas e a autoavaliação como percurso para a aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Simei Nunes, EE Escolástica Rosa de Almeida , São Paulo - disse:
    simeinunes@yahoo.com.br

    09/04/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante. Sou professor de história e participo de um projeto da CAPES e estamos trabalhando com fontes históricas. Sempre dei aulas para ensino médio e ao me deparar com o fundamental, tive um pouco de dificuldade em trabalhar esse conteúdo. Essa aula é bem lúdica e vai ajudar muito. Parabéns e obrigado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.