13/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
§ Conhecer os patrimônios históricos da cidade de Uberlândia através de fotografias e pesquisa de campo, buscando a construção de um “Baú da Memória” da cidade;
§ Realizar desenhos de memória e de observação da arquitetura dos patrimônios estudados;
§ Criar composições plásticas em pintura e montar uma exposição dos patrimônios históricos de Uberlândia, de forma a resgatar a sua memória.
Ø Noções Básicas de Desenho;
Ø Exercícios de leitura e apreciação de imagens.
Aula 1
Ø Converse com os alunos sobre urbanismo, enfocando os bens imóveis e questões de patrimônio, no sentido de despertar o interesse dos alunos para pesquisar a memória da cidade;
Ø Prepare uma aula teórica com fotografias dos patrimônios tombados da cidade para apresentação em PowerPoint. Sugestão:
Fonte das imagens: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Trabalhe com os alunos a definição de patrimônio histórico e tombamento – slide 2;
Ø Aprecie com os alunos as imagens trazidas e destaque as características arquitetônicas de cada imóvel;
Ø Localize tais patrimônios no contexto da cidade, falando onde ficam, o bairro quer os abriga e uma outra referência, conhecida dos alunos.
Ex: O Coreto Municipal fica na Praça Coronel Carneiro, entre as Avenidas João Pinheiro e Afonso Pena, no centro da nossa cidade. Nesta praça está também o Museu Municipal e, em frente, está a Oficina Cultural de Uberlândia;
Ø Solicite aos alunos um desenho de observação de um dos patrimônios históricos apresentados, usando lápis e papel sulfite;
Ø Pergunte se alguém já visitou ou conhece pessoalmente um destes patrimônios tombados, in loco, possibilitando a realização do registro/desenho de memória;
Ø Recolha os desenhos para continuidade da proposta na próxima aula;
Ø Providencie uma circular aos pais, solicitando para que incluam em seus trajetos, a incursão por alguns dos patrimônios históricos da cidade, de modo a permitir aos seus filhos, uma observação direta e atenta às suas características arquitetônicas.
Desenho de Observação – Patrimônio Histórico
Aluna do 5º ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Ø Retome os desenhos da aula anterior, solicitando aos alunos para que identifiquem no verso, o registro do patrimônio histórico retratado;
Ø Prepare tinta nanquim em várias cores, pincéis, vasilhas com água e papel toalha;
Ø Solicite a finalização do trabalho usando a técnica da pintura com nanquim;
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Desenho de observação e pintura com nanquim – Museu Municipal
Alunos do 5º ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
Ø Exponha com os alunos os trabalhos realizados e sinalize para a ideia de construção de um Baú da Memória – uma caixa grande de papelão para cada turma, onde serão guardados todos os documentos coletados sobre a cidade (fotos antigas, imagens de revistas, recortes de jornal, objetos, postais, produções de textos, pesquisas de alunos);
Ø Fotografe os trabalhos e imprima em tamanho menor para que todos os alunos participem da criação estética do Baú da Memória, contribuindo com a sua produção poética sobre os patrimônios históricos da cidade;
Ø Apresente como tarefa de casa, a proposta de pesquisa e coleta de documentos importantes que remetam à memória/história da cidade (fotos antigas, imagens de revistas, recortes de jornais, objetos, postais, produções de textos, pesquisas de alunos);
Ø Inicie a colagem dos trabalhos artísticos de patrimônios históricos - impressos em miniatura, sobre a caixa de papelão, criando uma construção coletiva em patchwork.
Processo de construção - Baú da Memória
Alunos dos 5ºs Anos da ESEBA-UFU / 2009
Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis
Aula 4
Ø Retome a construção do Baú da Memória em cada turma, propondo que os alunos apresentem aos colegas o material coletado/pesquisado em casa, socializando com todos;
Ø Coloque os documentos trazidos pela turma dentro do “Baú da memória” e solicite para que concluam o trabalho plástico iniciado na aula anterior – colagem – composição em patchwork;
Ø Exponha o documentário “Baú da Memória” à comunidade escolar, propondo a interação do público com as fontes históricas coletadas.
Baú da Memória da Cidade de Uberlândia - Construção de documentário e composição plástica em patchwork
Alunos dos 5ºs Anos da ESEBA-UFU / 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. (Coleção)
*Ver aula de minha autoria no Portal do Professor:
PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618
*Sobre Leitura de Imagem:
Ver sugestões de referencial teórico na aula de minha autoria no Portal do Professor: DITADO DE IMAGENS - APRECIANDO OBRAS DE ARTE
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19335
Como avaliação propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado - patrimônios históricos da cidade de Uberlândia e a maneira como o aluno coloca tais conhecimentos em prática, assim, a avaliação torna-se um processo e não a síntese de um resultado, com a troca contínua e efetiva de experiências artísticas e a autoavaliação como percurso para a aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2014
Cinco estrelasAchei muito interessante. Sou professor de história e participo de um projeto da CAPES e estamos trabalhando com fontes históricas. Sempre dei aulas para ensino médio e ao me deparar com o fundamental, tive um pouco de dificuldade em trabalhar esse conteúdo. Essa aula é bem lúdica e vai ajudar muito. Parabéns e obrigado.