14/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Aprender a fazer a massa artesanal, em substituição à industrializada;
§ Pensar as possibilidades de aplicação da massa caseira/artesanal;
§ Construir objetos através da modelagem da massa artesanal.
· Não há necessidade de trabalho anterior enquanto pré-requisito para esta aula.
Aula 1
Ø Disponibilize bacias plásticas, farinha de trigo, sal, óleo, anilina ou guache e água;
Ø Proponha aos alunos a fabricação de massa caseira artesanal;
Ø Veja como se faz:
04 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de óleo
Corante alimentício de várias cores (você encontra facilmente nos supermercados) – que pode ser substituído por guache ou anilina;
Ø Misture tudo muito bem, amassando com as mãos. Separe por cores e guarde em sacos plásticos para que durem por mais tempo;
Ø Deixe os alunos explorarem a massa e depois guarde para o processo criativo da aula seguinte.
http://ninaatelie.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
Aula 2
Ø Retome com os alunos o processo alquímico - fabricação de massa artesanal caseira;
Ø Distribua pequenos blocos de massa aos alunos e solicite que trabalhem na modelagem de objetos ou peças;
Ø Recolha as produções poéticas dos alunos e guarde sobre uma prancha pequena de papel encorpado (cartolina ou cartão).
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/09/como-fazer-massa-de-modelar-atoxica-para-criancas/
Aula 3
Ø Retome os objetos modelados na aula anterior, solicitando um desenho de observação da proposta criada, em papel canson e caneta hidrocor;
Ø Proponha a aplicação de cola cascorez (ou outra cola plástica de boa qualidade) sobre as peças modeladas, de forma a buscar a sua impermeabilização.
Aula 4
Ø Convide os alunos a reunirem seus trabalhos em uma proposta coletiva, buscando a criação de uma exposição;
Ø Fotografe a composição criada e apresente ao grupo de forma impressa - formato de cartão;
Ø Socialize a experiência de produção artesanal de massa caseira, em substituição à industrializada, propondo paralelamente, a apreciação estética dos trabalhos desenvolvidos.
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*CURIOSIDADE: Aproveite o resíduo do café coado e faça massa caseira. Convide seus alunos e veja:
http://www.betharte.com/2008/03/25/massa-para-modelar-caseira-de-po-de-cafe-biscuit-massa-escolar/
http://www.betharte.com/2008/03/25/massa-para-modelar-caseira-de-po-de-cafe-biscuit-massa-escolar/
*Outros sites sobre massa caseira / artesanal - oriente seus alunos à pesquisa paralela (em casa) para enriquecimento da aprendizagem:
http://mosaicobrasil3.blogspot.com/
http://mosaicobrasil3.spaces.live.com/blog/cns!AE82DE2B77F537A1!1758.entry
http://receitaspravoce.com/2009/10/receita-de-massa-de-modelar-para-as-criancas.html
http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/0af1975a05143e463d846497f394b8b9.pdf
*Modelagem - operação pela qual o escultor executa diretamente sua obra em substâncias maleáveis como o barro ou a cera, capazes de ser moldadas pelas mãos do artista. (Dicionário eletrônico HOUAISS da Língua Portuguesa)
*Massa - quantidade de matéria sólida ou pastosa, de maior ou menor coesão; ger. de forma indefinida; pasta que resulta da mistura de farinha com água ou com qualquer outro líquido; substância pastosa, mais ou menos coesa, preparada para finalidades diversas. Exs.: m. de pão; m. de pedreiro. (Dicionário eletrônico HOUAISS da Língua Portuguesa).
Sugere-se a observação direta e o acompanhamento dos alunos na proposta de fabricação de massa artesanal, em substituição à industrializada, propondo à turma, a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação dos conteúdos pesquisados no processo criativo.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/11/2014
Cinco estrelasAdorei ! É prático e dar para realizar com os alunos
27/06/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho! linguagem simples e direta,se me permitir vou usar algumas das ideias disponibilizadas. Acredito que teremos sucesso.