Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ABSTRACIONISMO X FIGURATIVISMO: EXERCÍCIOS EM PINTURA

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Montar um banco de dados através de pesquisa em revistas sobre imagens abstratas e figurativas, de forma a reconhecer suas especificidades em outros contextos;

§  Buscar no acervo da História da Arte Nacional e Internacional, obras de artistas nos dois gêneros, para a montagem de um mural;

§  Realizar a pintura de duas telas – uma figurativa e uma abstrata, tecendo um paralelo entre elas.

Duração das atividades
• Nove aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Noções Básicas de Desenho;            

*Exercícios pictóricos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

§  Convide os alunos ao Laboratório de Informática e solicite para que pesquisem imagens abstratas e figurativas. Sugestão:

  http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/arte-abstrata.html  

  http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/arte-figurativa.html   

   

§  Solicite aos alunos para que observem bem as imagens e montem, em duplas de trabalho,  um Banco de Dados com aquelas que mais gostarem, salvando o arquivo;

§  Peça aos alunos para elejam uma imagem abstrata e uma figurativa e escrevam sobre elas (cores, formas, linhas, a que remetem, impressões que causam no leitor...);

§  Observe as imagens selecionadas e solicite a leitura das anotações realizadas;

§  Imprima algumas destas imagens para socialização na aula seguinte.      

Aula 2

§  Proponha a montagem de um painel com as imagens pesquisadas pelos alunos na aula anterior e impressas por você;

§  Disponibilize papel craft, revistas velhas, tesouras e cola, solicitando a pesquisa e o recorte de imagens abstratas e figurativas para compor o painel;

§  Teça com o grupo um paralelo entre imagem figurativa e imagem abstrata:

    *O Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o Barroco e o Realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o Impressionismo e o Expressionismo também são figurativos, porém menos preocupados com o que podemos chamar de Fotorrealismo ou a representação "correta" dos objetos.

    http://wapedia.mobi/pt/Pintura_figurativa     

    *Uma pintura abstrata não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de ilusão para o mundo, como a arte figurativa. Porém, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais.

     http://wapedia.mobi/pt/Pintura_figurativa   

 Aula 3   

§  Solicite ao grupo um desenho figurativo em lápis de cor sobre papel canson, com temática opcional.

Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo       

Alunos 4º Ano 2009 – ESEBA/UFU        

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

 Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo     

 Alunos 4º Ano 2009 – ESEBA/UFU      

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 4   

Ø  Distribua papel sulfite e lápis, pedindo aos alunos para se desenharem como se fosse  uma foto 3 x 4 – Autorretrato;

Ø  Entregue uma tela a cada aluno e, usando papel carbono, explique como se transfere o desenho.

Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo   

Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2008

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo  

Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2008

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Aula 5 e 6   

Ø  Entregue tinta acrílica em várias cores, azulejo (para colocar a tinta a ser usada), pincéis e prepare vasilhas com água e papel toalha;

Ø  Peça para que cada aluno pegue a sua tela com o desenho transferido  na aula anterior e inicie o trabalho de pintura com acrílica sobre tela.

Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo                             

Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008                             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo                            

Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008                            

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aulas 7 e 8

Ø  Solicite aos alunos a socialização dos trabalhos de pintura – Autorretratos e observe se os alunos se reconhecem nos desenhos e se reconhecem uns aos outros nos desenhos;

Ø  Prepare pranchas de papel canson A4 e cubra com tecido quadriculado xadrez, criando uma tela artesanal;

Ø  Disponibilize novamente tinta acrílica e os demais materiais necessários à pintura, para que os alunos criem uma composição abstrata;

Pintura em acrílica sobre tela - Abstracionismo             

Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Pintura em acrílica sobre tela - Abstracionismo            

Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008            

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis   

Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.   

Aula 9   

Ø  Retome com os alunos os conceitos de abstracionismo e figurativismo;

Ø Organize com os alunos uma exposição dos trabalhos, com o objetivo de discutir  e  mostrar à comunidade um paralelo entre Arte Abstrata – abstracionismo e Arte

 Figurativa -   Figurativismo.

Recursos Complementares

*Abstrato - que não é concreto; que resulta da abstração, que possui alto grau de generalização, que é de difícil compreensão; obscuro. (Dicionário eletrônico HOUAISS da língua portuguesa)   

*Figurativo - que, em diferentes épocas e culturas, se volta para a representação de formas reconhecíveis na natureza (diz-se de arte); que ou aquele que segue os princípios da arte figurativa; que ou quem adota o figurativismo artístico. (Dicionário eletrônico HOUAISS da língua portuguesa)          

Avaliação

Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão do significado de abstracionismo e figurativismo, bem como, observar a troca de experiências e saberes, complementando o percurso avaliativo com a autoavaliação.          

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.