12/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Montar um banco de dados através de pesquisa em revistas sobre imagens abstratas e figurativas, de forma a reconhecer suas especificidades em outros contextos;
§ Buscar no acervo da História da Arte Nacional e Internacional, obras de artistas nos dois gêneros, para a montagem de um mural;
§ Realizar a pintura de duas telas – uma figurativa e uma abstrata, tecendo um paralelo entre elas.
*Noções Básicas de Desenho;
*Exercícios pictóricos.
Aula 1
§ Convide os alunos ao Laboratório de Informática e solicite para que pesquisem imagens abstratas e figurativas. Sugestão:
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/arte-abstrata.html
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/arte-figurativa.html
§ Solicite aos alunos para que observem bem as imagens e montem, em duplas de trabalho, um Banco de Dados com aquelas que mais gostarem, salvando o arquivo;
§ Peça aos alunos para elejam uma imagem abstrata e uma figurativa e escrevam sobre elas (cores, formas, linhas, a que remetem, impressões que causam no leitor...);
§ Observe as imagens selecionadas e solicite a leitura das anotações realizadas;
§ Imprima algumas destas imagens para socialização na aula seguinte.
Aula 2
§ Proponha a montagem de um painel com as imagens pesquisadas pelos alunos na aula anterior e impressas por você;
§ Disponibilize papel craft, revistas velhas, tesouras e cola, solicitando a pesquisa e o recorte de imagens abstratas e figurativas para compor o painel;
§ Teça com o grupo um paralelo entre imagem figurativa e imagem abstrata:
*O Figurativismo, também conhecido como pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada. O Renascimento, o Barroco e o Realismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista, a capacidade de mimese do pintor contava muito. Estilos mais recentes como o Impressionismo e o Expressionismo também são figurativos, porém menos preocupados com o que podemos chamar de Fotorrealismo ou a representação "correta" dos objetos.
http://wapedia.mobi/pt/Pintura_figurativa
*Uma pintura abstrata não se preocupa em representar objetos, ela se expressa por si mesma, ela em si é um objeto de arte, não a representação de algo, um tipo de ilusão para o mundo, como a arte figurativa. Porém, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais.
http://wapedia.mobi/pt/Pintura_figurativa
Aula 3
§ Solicite ao grupo um desenho figurativo em lápis de cor sobre papel canson, com temática opcional.
Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo
Alunos 4º Ano 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Desenho de livre criação em lápis de cor sobre papel canson A4 - Figurativismo
Alunos 4º Ano 2009 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø Distribua papel sulfite e lápis, pedindo aos alunos para se desenharem como se fosse uma foto 3 x 4 – Autorretrato;
Ø Entregue uma tela a cada aluno e, usando papel carbono, explique como se transfere o desenho.
Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Autorretrato - Desenho em papel sulfite e grafite - Figurativismo
Alunos 4º Ano ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5 e 6
Ø Entregue tinta acrílica em várias cores, azulejo (para colocar a tinta a ser usada), pincéis e prepare vasilhas com água e papel toalha;
Ø Peça para que cada aluno pegue a sua tela com o desenho transferido na aula anterior e inicie o trabalho de pintura com acrílica sobre tela.
Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo
Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Autorretrato – Pintura em acrílica sobre tela - Figurativismo
Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aulas 7 e 8
Ø Solicite aos alunos a socialização dos trabalhos de pintura – Autorretratos e observe se os alunos se reconhecem nos desenhos e se reconhecem uns aos outros nos desenhos;
Ø Prepare pranchas de papel canson A4 e cubra com tecido quadriculado xadrez, criando uma tela artesanal;
Ø Disponibilize novamente tinta acrílica e os demais materiais necessários à pintura, para que os alunos criem uma composição abstrata;
Pintura em acrílica sobre tela - Abstracionismo
Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Pintura em acrílica sobre tela - Abstracionismo
Alunos 4ºAno ESEBA-UFU/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Aula 9
Ø Retome com os alunos os conceitos de abstracionismo e figurativismo;
Ø Organize com os alunos uma exposição dos trabalhos, com o objetivo de discutir e mostrar à comunidade um paralelo entre Arte Abstrata – abstracionismo e Arte
Figurativa - Figurativismo.
*Abstrato - que não é concreto; que resulta da abstração, que possui alto grau de generalização, que é de difícil compreensão; obscuro. (Dicionário eletrônico HOUAISS da língua portuguesa)
*Figurativo - que, em diferentes épocas e culturas, se volta para a representação de formas reconhecíveis na natureza (diz-se de arte); que ou aquele que segue os princípios da arte figurativa; que ou quem adota o figurativismo artístico. (Dicionário eletrônico HOUAISS da língua portuguesa)
Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão do significado de abstracionismo e figurativismo, bem como, observar a troca de experiências e saberes, complementando o percurso avaliativo com a autoavaliação.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2012
Cinco estrelasMUITO,BOMMMMMMMMMMM PARA QUEM QUER APRENDER................
05/09/2011
Cinco estrelassuper legal !!