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Jeca Tatu e a cultura caipira: humor e preconceito linguístico

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a obra de Monteiro Lobato, bem como o personagem Jeca Tatu;
  • compreender elementos que fazem parte da cultura caipira;
  • produzir textos orais e escritos sobre a cultura caipira e preconceitos relacionados a ela.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as características de um texto dissertativo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo Monteiro Lobato

Professor, Jeca-Tatu é um personagem de Monteiro Lobato, criado na obra "Urupês". Ele simboliza a situação do caboclo brasileiro, abandonado pelo poder público às doenças, ao atraso e à miséria. Ainda que seja um personagem de uma época passada, o mesmo pode funcionar como alegoria do homem sertanejo e de moradores da zona rural.

http://mostradelinhocinema.blogspot.com/2010/07/imagens-dos-filmes-que-serao-exibidos.html    Acessado em: 08 dez. 2010. 

Para ininciarmos a presente aula, é interessante que você sugira uma breve pesquisa sobre Monteiro Lobato. Não objetivamos seguir o tradicional estudo de biografias literárias. No entanto, o presente autor, muitas vezes, é reduzido ao seu trabalho "As reinações de Narizinho", obra que motivou a produção do Sítio do Picapau Amarelo. Assim, conhecer um pouco melhor Lobato é importante.

Divida os alunos em três grupos.

  1. O primeiro grupo se encarregará de, brevemente, relatar momentos relevantes da vida de Monteiro Lobato (literatura, política, etc);
  2. O segundo grupo se encarregará de descrever o conteúdo de sua obra que se relaciona ao Sítio do Picapau Amarelo;
  3. O terceiro grupo se encarregará de relatar/resumir/apresentar as histórias relatadas em "Urupês", livro de contos do autor.

Trata-se, unicamente, de uma atividade introdutória que busca ampliar o conhecimento dos alunos acerca do presente autor.

ATIVIDADE 02

Leitura do conto "Urupês"

A atividade em questão consiste na leitura e interpretação do conto "Urupês", presente no livro homônimo de Monteiro Lobato.

http://listasliterarias.blogspot.com/2010_08_01_archive.html     Acessado em: 09 dez. 2010. 

A leitura do conto é indispensável para a efetivação da atividade. Por isso, incentive os alunos a buscarem o texto nas bibliotecas ou a adquirir a obra.

Como o presente conto é apenas um dos quatorze presentes no livro, você poderá optar por uma leitura em conjunto. Assim, poderá reproduzi-lo em datashow.

Durante a leitura, os alunos deverão observar os seguintes aspectos:

  • a figura de Jeca-Tatu;
  • a relação do personagem com um urupê (peça que eles pesquisem o significado dessa palavra - "um fungo parasita";
  • a sua vida preguiçosa;
  • o fato de estar sempre de cócoras (agachado);
  • o seu dia a dia e a "lei do menor esforço";
  • o fato de se alimentar e se curar com tudo de origem natural;
  • o fato de ser alheio a tudo que se passa no mundo (menos o voto!);
  • representação da ignorância e do homem do campo.

Esses pontos deverão ser considerados durante a leitura. Eles motivarão a produção de uma dissertação sobre o conto e o personagem Jeca-Tatu.

O aluno deverá considerar, ainda, a sua opinião acerca da representação do homem do campo, construída no conto. Ou seja, se ele concorda com a forma que a história fala do caboclo.

Após a produção textual, promova uma rodada de leituras com os mesmos.

Caso seja necessário, você poderá promover um pequeno debate sobre o assunto.

Observação: se a escola que você trabalha se localiza no interior do país, é possível que o debate realmente se efetive.

ATIVIDADE 03

Assistindo ao Jeca-Tatu

http://alacazum.blogspot.com/2010_06_01_archive.html    Acessado em: 09 dez. 2010. 

Amácio Mazzaropi (1912-1981) foi um ator e cineasta brasileiro. Em um de seus filmes, intitulado "Jeca Tatu", o personagem de Monteiro Lobato é retratado de maneira cômica e simplória, além de ter a sua propriedade ameaçada pela ganância de um latifundiário.

Se for possível, alugue o filme em questão e exiba para os alunos. Caso não efetive essa exibição, passe o seguinte vídeo para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=0p3VbfT6qOk    Acessado em: 08 dez. 2010. 

Observação: se for exibir o filme integralmente, construa um estudo dirigido sobre o mesmo.

O vídeo acima é um fragmento do filme "Jeca Tatu". Os alunos poderão perceber a supervalorização do homem da cidade x o homem do campo. No trecho do filme, isso se dá por meio das incompreensões de Jeca frente ao que é dito pelo outro homem. De certa forma, temos aqui a instauração de um preconceito social e linguístico.

Promova, em seguida, um debate sobre o assunto. Organize a turma em círculo e coloque os seguintes questionamentos:

  • levando em consideração a forma como Jeca Tatu é retratado por Monteiro Lobato e por Mazzaropi, o que você supõe que seja preconceito social? Levante possíveis exemplos;
  • o modo de falar do caipira é melhor ou pior que o do homem da cidade?
  • os costumes do caipira são tidos como inteligentes ou ignorantes pelo homem da cidade? Por quê?
  • os diferentes valores entre o homem da cidade e o caipira.

Você poderá elencar questões e fazê-las aos alunos. O objetivo é que você instaure a percepção da forma como a cultura caipira é tomada de forma estigmatizada, menos valorosa.

ATIVIDADE 04

Costumes caipiras

A partir das discussões e debates empreendidos anteriormente, proponha que, divididos em 4 grupos, os alunos pesquisem alguns costumes e atividades referentes à realidade da vida caipira. Cada grupo deverá preparar uma apresentação, por meio de cartazes e exposição oral sobre um dos seguintes pontos:

  • a relação do homem caipira com a natureza (moradia, trabalho);
  • a fartura e a subsistência frente ao que a natureza oferece;
  • a música caipira e as tradições sertanejas (festas, comida, comemorações);
  • o "jeito de falar" caipira e o preconceito sofrido, por exemplo, pelo falante nordestino ou o mineiro e paulista interiorano, por exemplo.

Dê cerca de 10 minutos para que cada grupo apresente.

Conclua a aula demonstrando que tanto o personagem Jaca Tatu quanto outros que retratam a cultura caipira (Chico Bento, por exemplo) acabam, de forma engraçada e bem humorada, acentuando parte do preconceito existente.

Recursos Complementares

"Jeca Tatu e a História dos debaixo", de José Apóstolo Netto: http://www.espacoacademico.com.br/026/26cnetto.htm    Acessado em: 08 dez. 2010. 

Avaliação

A partir das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão crítica acerca  do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato;
  • compreensão de elementos da cultura caipira;
  • compreensão de preconceitos que emergem da relação entre o caipira e a sociedade urbana;
  • Produção de textos orais e escritos sobre a cultura caipira e preconceitos relacionados a ela.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Adriana sartori, UEPG , Paraná - disse:
    adrianasartoristarke@gmail.com

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom,pois penso que a escola tem o importante e desafiador compromisso de trabalhar na construção de um mundo mais humanizado, que sem dúvida começa pela desarticulação das relações de poder que envolve a sociedade. A mudança desse contexto relacional requer uma abordagem de conscientização junto não só a alunos, mas de toda a comunidade interna e externa das instituições, como também profissionais capacitados voltados a oferecer ensinamento de resistência a toda forma de preconceito


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