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Esportes Aquáticos Olímpicos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os esportes praticados nas piscinas Olímpicas.

- Analisar de onde vem o interesse do homem pela água.

- Analisar os quatro esportes praticados nas piscinas dos Jogos Olímpicos.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula vai abordar especificamente os esportes praticados nas piscinas olímpicas (Jogos Olímpicos de Verão). Mas para abordar o tema o interessante é resgatar um pouco da História entre a relação do homem com a água.

A imagem abaixo mostra bem a familiaridade do ser humano com a água, se procurarmos uma resposta para tamanha afinidade talvez a encontraremos na Biologia, pois de acordo com o Dr. Sérgio dos Passos Ramos "todos os nenês ficam dentro de uma bolsa com uma membrana finíssima, como se fosse uma bexiga, cheia de água. Esta água é o líquido amniótico. Sua principal função é proteger o nenêm de toda agressão externa, tanto mecânica, como uma queda, uma batida, como orgânica, bactérias, infecções, doenças. (Fonte: www.saudevidaonline.com.br/parto.htm -   acessado em 08/12/2010). 

Fonte da imagem: www.roupabebe.org/2010/11/30/bebe-na-agua/ (acessado em 08/12/2010). 

Atividade 1

Realizada a contextualização a sugestão é apresentar o vídeo "Água (Visões do Esporte)", pois ele aborda os esportes que são executados na água e o fascínio que ela exerce sobre o atleta.

Água [Visões do esporte] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18505 (acessado em 08/12/2010). 

Realizada a apresentação os alunos deverão registrar em seus cadernos suas considerações sobre as perguntas abaixo:

- Qual seu grau de familiaridade com a água?

- Quais esportes praticados na água você conhece?

- Desses esportes você sabe quais estão presentes nas Olimpíadas?

Nesse momento será necessário o uso do laboratório de informática para que os alunos possam pesquisar especificamente sobre Esportes Aquáticos Olímpicos. Como recurso de apoio as pesquisas deverão ser realizadas com as informações presentes nos infográficos e caso necessário buscar mais subsídios em páginas da internet.

Obs: caso seja necessário uma pesquisa além dos infográficos, pode se navegar em algumas sugestões de sites disponibilizados em "Recursos Complementares".

Atividade 2

Dividir a turma em cinco equipes.

Cada equipe ficará responsável pela visualização de um infográfico com sua respectiva modalidade.

Após a visualização cada equipe deverá responder o roteiro com questões referentes ao infográfico escolhido. As respostas devem ser registradas no caderno de cada aluno. O próximo passo após o registro será a elaboração de um Jornal Mural com objetivo de agrupar as informações e socializar com o restante da turma.

1º infográfico: Regras e a disputa dos esportes aquáticos 

Disponível em: www.r7.com/r7/media/2010/_EsportesOlimpicos/1118_Modalidades/Esportes-aquaticos/esportesAquaticos_700x510.swf (acessado em 08/12/2010). 

Roteiro para o infográfico:

- Quais são os esportes aquáticos que estão presentes nas olimpíadas.

- Descreva uma breve história de cada um deles.

- Descreva como se joga cada esporte.

- Descreva como se dá o sistema de disputa de cada um deles.

2º infográfico: Natação 

Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/SW/SW.swf?lang=PT-BR (acessado em 08/12/2010). 

Roteiro para o infográfico:

-  Quais são as medidas da piscina?

- Como é realizada a largada?

- Quais são os estilos de natação?

- Descreva cada estilo.

- Como ocorre a virada.

3º infográfico: Nado Sincronizado

 

Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/SY/SY.swf?lang=PT-BR  (acessado em 08/12/2010). 

Roteiro para o infográfico:

- Quais as medidas da piscina?

- O que é um "nose clip"?

- Cite algumas posições realizadas.

- Cite alguns movimentos.

- Descreva como é uma competição.

4º infográfico: Pólo Aquático 

Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/WP/WP.swf?lang=PT-BR (acessado em 08/12/2010).   

Roteiro para o infográfico:

- Como é delimitada a área de jogo?

- Qual a disposição dos árbitros e suas especificidades?

- Quais as diferenças entre a bola para homens e para as mulheres?

- Cite algumas regras.

- Cite algumas características do jogo.

 5º infográfico: Saltos Ornamentais 

Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/DV/DV.swf?lang=PT-BR (acessado em 08/12/2010).  

Roteiro para o infográfico:

- Cite como é composta a instalação (piscina e plataforma).

- Quais são as provas e suas características.

- Cite alguns tipos de saltos e descreva sua execução.

- Cite e descreva alguns movimentos realizados antes do salto.

Atividade 3

Após cada equipe realizar a visualização dos infográficos e responder os questionários chega o momento de sistematizar o conteúdo. O método escolhido será a elaboração de um Jornal Mural por equipe, cada uma de acordo com sua modalidade esportiva escolhida no início.

Obs: caso seja necessário uma pesquisa além dos infográficos, pode se navegar em algumas sugestões de sites disponibilizados em "Recursos Complementares".

Exemplo de Jornal Mural:

Disponível em: www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (aceeso em 17/07/2010).   

Realizado o fechamento do Jornal Mural, cada equipe deve apresentá-lo de forma expositiva para a turma e para o professor. Discursando sobre o Esporte Aquático Olímpico pesquisado, levantando suas principais características. Devem deixar um espaço aberto para questionamentos dos outros alunos e também do professor, caso julgue necessário ressaltar ou retomar algum assunto. Após todos apresentarem, a sugestão é expor o trabalho final no mural da escola/colégio.

Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados, o professor pode avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Comitê Olímpico Brasileiro - Esportes

www.cob.org.br/esportes/esportes.asp (acessado em 08/12/2010).  

Tudo em Foco - Esportes Aquáticos

www.tudoemfoco.com.br/esportes-aquaticos.html (acessado em 08/12/2010).  

Sugestão de sites para pesquisa:

CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

www.cbda.org.br/  (acessado em 08/12/2010). 

HowStuffWorks - Como funciona o nado sincronizado

http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-nado-sincronizado.htm (acessado em 08/12/2010).  

Sua Pesquisa - regras, história do pólo aquático

www.suapesquisa.com/educacaoesportes/polo_aquatico.htm (acessado em 08/12/2010).   

Info Escola - Salto Ornamental

www.infoescola.com/esportes/salto-ornamental/ (acessado em 08/12/2010).    

Tudo sobre Natação - Estilos

tudosobrenatacao.blogspot.com/2007/11/existem-oficialmente-quatro-estilos-na.html (acessado em 08/12/2010).     

Avaliação

Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta. Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos. Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva. Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto nas cooperativas, verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo. 

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