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O potencial hidrogeniônico (pH): diferenciando substâncias ácidas, básicas e neutras

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Apresentar o conceito de pH.

2. Identificar a existência dos indicadores mais comuns de pH, como a Fenolftaleína e o Azul de Timol.

3. Mostrar o repolho roxo como indicador ácido-base.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula os alunos deverão conhecer sobre: fórmula química e classificação das substâncias.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Sensibilização para a discussão do pH

Fonte: http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2009/04/10-ph.jpg   

Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática da escola, ou mesmo em sala de aula. Disponibilize o endereço eletrônico (abaixo) ou leve o material impresso para que os alunos possam fazer a leitura.

Reportagem: 

Altas emissões de CO2 estão deixando os oceanos ácidos, o que pode extinguir espécies

Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1697314-1641,00.html Acesso em: 02/12/2010.      

Em seguida, solicite para que relatem sobre:

1. Do que se trata a reportagem?

2. Tem algum termo na reportagem que despertou curiosidade em vocês?

Professor para dar continuidade nas discussões faça intervenções abordando o conteúdo da aula: conceito de pH e sua importância; e substâncias ácidas, básicas e neutras.  

Quer relembrar o assunto?

Leia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/PH    

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/ph.htm 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acidos-e-bases/acidos-e-bases.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Indicador_de_pH 

Atividade 2: Identificando substâncias ácidas e básicas 

Professor sugerimos que as atividades 2 e 3 sejam realizadas no laboratório de Ciências ou Química. Os alunos poderão ser organizados em equipes. Cada equipe deverá ficar em uma bancada e receber os materiais necessários para realização dos experimentos.

Dica: professor dê instruções aos alunos dos cuidados que devem ter no laboratório e ao manejar os materiais dos experimentos.   

Materiais: 

- 3 estantes para tubos de ensaio (A-B-C)

- 18 tubos de ensaio

- 1 vidro conta-gotas para cada solução: fenolftaleína, azul de timol, comprimido de lacto-purga dissolvido em álcool comercial, ácido clorídrico 0,1 mol/L, hidróxido de sódio 0,1 mol/L, sabão em pó e água, leite de magnésia e água   

- 1 vidro conta-gotas com vinagre branco puro   

Procedimentos: 

Teste para ácidos: 

Coloque aproximadamente 3 cm de cada substância nos tubos da estante A, na ordem abaixo, e acrescente 3 gotas de azul de timol em cada tubo.

Atenção para as cores:

vermelho - ácido forte

amarelo  - ácido fraco

azul -  base

Estante A

Teste para bases: 

Coloque aproximadamente 3 cm de cada substância nos tubos da estante B, como foi feito no teste acima. Acrescente 3 gotas de fenolftaleína e observe.

Fonte: http://www.pontociencia.org.br/imgdb/experimentos/d9c42708d1c537dca9271fdb820702b7.JPG    

Estante B

Teste para indicador: 

Coloque novamente 3 cm de cada substância nos tubos da estante C, como nos testes anteriores. Adicione 3 gotas da solução de lacto-purga, em cada tubo. Compare com o teste para bases, que você já fez, e responda:

Que substância deve estar presente no comprimido de lacto-purga?

Fonte: http://www.drogariaeduardo2.com.br/294-342-home/lacto-purga-com-6-comprimidos-hypermarcas-.jpg    

Prática adaptada de: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/acidos.html     

Atividade 3: O repolho roxo como indicador ácido-base 

Indicadores 

A propriedade mais notável dos ácidos e bases é a habilidade deles para mudar a cor de certos vegetais. Um bem comum cuja cor responde à aplicação de ácidos e bases é o repolho roxo. O primeiro passo nesta experiência é preparar um extrato de repolho roxo, com o qual você poderá investigar estas mudanças de cores.   

Receita 

Corte aproximadamente 500 mililitros de repolho roxo em cubos de cerca de 2 cm e coloque num liquidificador ou processador. Acrescente aproximadamente 250 mililitros de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Esse será nosso extrato de repolho roxo para explorar ácidos e bases.

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/indic%20ac%20texto.jpg    

1º teste 

Examine o rótulo de uma garrafa de vinagre branco. O rótulo provavelmente dirá que "contém ácido acético". Isso indica que aquele vinagre é um ácido e tem propriedades de um ácido. Vejamos como este ácido se comporta ao receber nosso extrato de repolho roxo. Coloque 125 mililitros de vinagre em um vidro incolor (copo transparente). Acrescente 5 mililitros (1 colher de chá) de extrato de repolho roxo; mexa bem a mistura e note sua cor. A cor do extrato de repolho com vinagre é a cor que o extrato sempre terá quando misturado com um ácido. Guarde a mistura deste vidro para servir de referência para as próximas experiências.

Fonte: http://www.servmais.com.br/receitas/vinagre_branco_belmont.jpg    

*Sugerimos o quadro abaixo para anotar os resultados (deverá ser utilizado nos 3 testes):

2º teste 

Coloque 125 mililitros da água amoniacal de lavar roupa em um vidro incolor. Acrescente 5 mililitros do extrato de repolho roxo e mexa bem a mistura. A cor desta nova mistura é: A amônia contida na água de lavar roupa é uma base (substância alcalina). A cor desta mistura é a cor que nosso extrato sempre terá quando misturado com uma base. Guarde este novo frasco para usar sua cor como referência nas próximas experiências. O extrato de repolho roxo, por indicar se uma substância tem as propriedades de um ácido ou de uma base, pode ser chamado de indicador de ácido/base.   

3º teste 

Para testar as propriedades de um sólido escolhemos o bicarbonato de sódio. Coloque 5 cm3 de bicarbonato de sódio (pó branco usado para acidez estomacal) em um vidro incolor e acrescente 125 mililitros de água. Agite a mistura até que o bicarbonato dissolva totalmente. A seguir, acrescente 5 mililitros de extrato de repolho roxo nesta solução.

Fonte: http://www.nossanoite.com.br/divadomasini/fotos/bicarbonato.jpg   

Qual é o pH? 

A cor obtida com o bicarbonato de sódio é diferente daquela obtida com o vinagre e também daquela obtida com a amônia. O extrato de repolho pode indicar se uma substância é alcalina (como o caso da água de lavadeira), se é ácida (como é o caso do vinagre). Pode também, pelo tom da cor, mostrar se um ácido ou base é mais forte do que outros.

Os Químicos usam uma escala de pH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de pH abaixo de 7 (sete) indica que a substância é ácida e, quanto menor for o número (6, 5, 4, 3, 2 ...) mais forte será o ácido. Um valor de pH acima de 7 (sete) indica que a substância é alcalina (básica) e, quanto maior for o número (8, 9, 10 ...) mais forte será a substância alcalina.

O extrato de repolho roxo mostrará cores diferentes para valores de pH diferentes. Essas cores e os correspondentes valores (aproximados) de pH são: 

Atividade adaptada de: http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_07.asp   

Atividade 4: Curiosidade 

Professor no laboratório de informática peça aos alunos que em trios pesquisem sobre o peagâmetro. A pesquisa deve destacar os seguintes itens:

*Onde são utilizados os peagâmetros?

*Qual a sua importância?

*Descreva o funcionamento do peagâmetro de forma sintética. 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_SW7FEBhudqM/S_qZae5RQPI/AAAAAAAAAGk/WWisjuG7ogs/s1600/3.jpg    

Sugestão de sites para pesquisa: 

http://www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www.provitec.com.br/sondas/ph.html 

http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/experimental2/peagametro.html

http://www.splabor.com.br/blog/phmetro/medidor-de-ph-entenda-sua-importancia-para-a-quimica-da-agua/       

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. O professor deverá verificar se os alunos estão participando das atividades propostas. Além disso, deve observar se estão conseguindo trabalhar em equipe.    

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