13/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para a apreciação dessa aula o professor poderá iniciar levantando na turma se eles já conhecem a manifestação cultural do Pastoril, quais são os elementos que se apresentam nessa manifestação, como se realizam os passos, se alguém conhece a música etc.
Orientamos em um primeiro momento o professor proporcionar uma conversa inicial sobre a temática (a manifestação cultural do Pastoril). Depois dessa conversa o professor poderá apresentar, através de vídeos extraídos da internet, essa manifestação.
Sugerimos os seguintes links:
http://www.youtube.com/watch?v=13Bx1eLRgmU&feature=related
Imagem do vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=GmmIHYGqX1Q&feature=related
Imagem do vídeo
Depois dessa apreciação o professor poderá abrir um debate sobre os vídeos apresentados, instigando o grupo de crianças à perceber: o que foi comum aos vídeos, quais elementos estiveram presentes e quais passos foram apresentados, dentre outras observações.O professor poderá solicitar também um registro escrito desse momento.
Também sugerimos que o mesmo solicite uma pesquisa sobre a temática, logo após a apresentação dos vídeos. Esse momento será importante para que a turma contextualize a manifestação apresentada (O Pastoril ). Caso não seja possível, o professor traz para o grupo de crianças um texto contextualizando essa dança.
Sugerimos o seguinte link para pesquisa sobre o tema. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html
Propomos que o professor lance para a turma a possibilidade de ensaiar essa dança. Nesse momento, as crianças poderão sugerir movimentos, que serão vivenciados, experimentados por todos. De acordo com a idade do grupo de crianças os movimentos deverão ser mais simples ou mais complexos. Depois dessas vivências a turma poderá selecionar alguns passos para compor a coreografia final. Essa etapa da aula poderá levar mais de um momento, é importante que os papéis dessa manifestação sejam vivenciados por todas as crianças. Após as crianças vivenciarem bastante essa manifestação, o professor poderá trazer a possibilidade para o grupo apresentar a sua construção para outras turmas, como também para os seus pais.
É importante que o professor abra a discussão com o grupo da necessidade de se confeccionar figurinos. Esses elementos poderão ser construídos em papel crepom.
Ao final o professor poderá solicitar que as crianças registrem através do desenho e/ou da escrita esse momento.
Sugerimos o seguinte link: http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!