Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PASTORIL

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Identificar o que é o pastoril; 
  • Realizar vivências com a dança do pastoril;  
  • Elaborar coletivamente uma coreografia que tragam os elementos do pastoril.
Duração das atividades
5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a apreciação dessa aula o professor poderá iniciar levantando na turma se eles já conhecem a manifestação cultural do Pastoril, quais são os elementos que se apresentam nessa manifestação, como se realizam os passos, se alguém conhece a música etc.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Orientamos em um primeiro momento o professor proporcionar uma conversa inicial sobre a temática (a manifestação cultural do Pastoril). Depois dessa conversa o professor poderá apresentar, através de vídeos extraídos da internet, essa manifestação.

Sugerimos os seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=13Bx1eLRgmU&feature=related 

Imagem do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=GmmIHYGqX1Q&feature=related 

Imagem do vídeo

Depois dessa apreciação o professor poderá abrir um debate sobre os vídeos apresentados, instigando o grupo de crianças à perceber: o que foi comum aos vídeos, quais elementos estiveram presentes e quais passos foram apresentados, dentre outras observações.O professor poderá solicitar também um registro escrito desse momento.

2º MOMENTO

Também sugerimos que o mesmo solicite uma pesquisa sobre a temática, logo após a apresentação dos vídeos. Esse momento será importante para que a turma contextualize a manifestação apresentada (O Pastoril ). Caso não seja possível, o professor traz para o grupo de crianças um texto contextualizando essa dança.

Sugerimos o seguinte link para pesquisa sobre o tema. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html 

3º MOMENTO 

Propomos que o professor lance para a turma a possibilidade de ensaiar essa dança. Nesse momento, as crianças poderão sugerir movimentos, que serão vivenciados, experimentados por todos. De acordo com a idade do grupo de crianças os movimentos deverão ser mais simples ou mais complexos.  Depois dessas vivências a turma poderá selecionar alguns passos para compor a coreografia final. Essa etapa da aula poderá levar mais de um momento, é importante que os papéis dessa manifestação sejam vivenciados por todas as crianças. Após as crianças vivenciarem bastante essa manifestação, o professor poderá trazer a possibilidade para o grupo apresentar a sua construção para outras turmas, como também para os seus pais.

É importante que o professor abra a discussão com o grupo da necessidade de se confeccionar figurinos. Esses elementos poderão ser construídos em papel crepom.

Ao final o professor poderá solicitar que as crianças registrem através do desenho e/ou da escrita esse momento.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:   

  • Participaram das discussões em sala das observações realizadas sobre o Pastoril;
  • Participaram da construção da coreografia da dança do Pastoril; ·          
  • Participaram da dança do Pastoril.     
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.