Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AJUDANDO O PLANETA ATRAVÉS DA PEGADA ECOLÓGICA

 

07/03/2011

Autor e Coautor(es)
MONICA PONTES DA COSTA OLIVEIRA
imagem do usuário

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES EEEFM FRANCISCO COELHO AVILA JUNIOR

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender que o nosso estilo de vida promove a utilização intensa dos recursos naturais do planeta em um ritmo mais acelerado do que a sua capacidade de reposição.

– Reavaliar hábitos e comportamentos individuais ou familiares que possam comprometer a manutenção do planeta.

– Desenvolver atitudes responsáveis de cuidado com o meio ambiente.

Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceitos básicos relativos ao processo de Consumismo; Impactos do estilo de vida individual no meio ambiente; Utilização intensa dos recursos do planeta; Sustentabilidade.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

-Orientar os alunos a observar, atentamente, por uma semana, aspectos do seu estilo de vida no que se refere às roupas que usam, aos meios de transportes que utilizam em seus deslocamentos diários, aos hábitos alimentares, aos produtos que costumam adquirir, aos hábitos de consumo dos familiares, como gastos com energia elétrica e água, eletrodomésticos que a família costuma utilizar, o lixo (orgânico e reciclável) produzido diariamente, entre outros aspectos.

- Pedir que anotem, diariamente, os aspectos acima mencionados e que levem essas anotações na data marcada para a aula.

Aula 2

 - Solicitar  aos alunos que, oralmente, exponham as anotações solicitadas.

- Discutir com os alunos se eles têm consciência de que o estilo de vida de cada um impõe um ritmo de exploração dos recursos do planeta (que pode ser mais ou menos).

- Observar se eles percebem que vivemos em uma sociedade consumista e que somos estimulados a consumir, por meio, principalmente, de apelos publicitários, muitos produtos desnecessários e que, para serem produzidos, demandam grande quantidade de recursos.

 - Verificar se sabem que todos precisam rever os seus hábitos para que as futuras gerações e a deles, tenham condições de sobreviver no planeta e se reconhecem as desigualdades nos padrões de consumo da sociedade.

 Aula 3

- Comentar que, de acordo com o estilo de vida de cada um, é possível calcular o quanto de recursos naturais do planeta eles têm utilizado para manter esse estilo de vida. Esse cálculo é dado pela Pegada Ecológica.

- Explicá-los que a pegada ecológica foi desenvolvida no início da década de 1990, por William Rees e Mathis Wackernagel, estudiosos que estavam preocupados com o ritmo intenso de exploração dos recursos do planeta. Assim, eles desenvolveram uma estimativa que demonstra a “marca” que cada um de nós deixa no planeta de acordo com o uso que fazemos dos recursos que ele pode nos oferecer. Por meio da Pegada Ecológica, também é possível analisar as desigualdades sociais, pois enquanto há uma parcela da população que consome exageradamente, há outra parcela que usufrui muito pouco dos recursos do planeta. Ou seja, há um desequilíbrio na distribuição dos recursos utilizados e precisamos encontrar soluções para promover a igualdade, o que tem início na análise de nossas atitudes individuais.  Explicar também que, para calcular a Pegada Ecológica de cada um no planeta, foi considerado o tamanho das áreas produtivas de terra e de mar utilizadas para gerar produtos, bens e serviços que sustentam estilos de vida. Esse cálculo define a extensão de território em hectares (ha) utilizado por uma pessoa, uma cidade ou um país para sustentar seus hábitos de consumo.

Aula 4

 - Levar os alunos ao Laboratório de Informática, e orientá-los a acessarem o endereço da Organização Nacional WWF – Brasil – Pegada Ecológica Quis! Disponível em: http://www.pegadaecologica.org.br

- Em seguida, orientá-los a preencherem os seus dados pessoais de acordo com a solicitação da página acessada e a responder aos questionamentos sobre os estilos de vida de cada um.

- Após realizarem o teste, deixar um tempo livre para que discutam sobre os resultados de cada um.

- Orientá-los também a acessarem o link que orienta a diminuir a nossa pegada ecológica no planeta, disponível em http://www.wwf.org.br 

Recursos Complementares

Vídeos mostrando o que é Desemvolvimento Sustentável, e  a importância de uma sociedade ecologicamente correta.

http://www.youtube.com/watch?v=XW2hpEeogRg 

http://www.wwf.org.br 

Avaliação

-Os alunos deverão realizar uma autoavaliação dos seus hábitos de consumo e de seus familiares para tentar diminuir a pegada ecológica deles no planeta. É importante que pais, irmãos e tios estejam também comprometidos com essa mudança de atitude. Após um período, é importante que os alunos refaçam o teste, a fim de verificar se houve mudança em seus hábitos.       

-Durante a atividade proposta, avaliar se os alunos apreenderam conceitos importantes, como sustentabilidade, recursos naturais, consumismo, entre outros.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marli, Esc. Estadual do Cajueiro , Bahia - disse:
    mar_li6@yahoo.com.br

    04/06/2012

    Três estrelas

    O texto trás orientações que facilitam o planejamento para abordar essa temática tão necessári!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.