Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Debate – o preconceito

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler um texto dissertativo sobre o tema preconceito relacionando as descobertas feitas com o texto “Os três astronautas” de  Umberto Eco e Eugenio Carmi.

b- Compreender a gravidade de sofrer e praticar preconceitos.

 c- Participar de um debate ouvindo e expondo idéias.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter participado da aula: Aliando a leitura ao trabalho de artes plásticas

Estratégias e recursos da aula

Aula 1- Caso seus alunos não tenham participado da aula: Aliando a leitura ao trabalho de artes plásticas, leia a história Os três astronautas de Umberto Eco; Eugenio Carmi  Tradução de Liliana Iacocca e Michele Iacocca Editora Ática.

Trabalhe as ilustrações do livro e peça que seus alunos escrevam, individualmente, um parágrafo que exponha o que pensam sobre a diferença entre as pessoas. Neste parágrafo, podem relatar como lidam com essas diferenças, e/ou como gostariam que seus colegas de sala de aula tratassem a questão.

Em seguida, divida a sua turma em cinco grupos e peça que discutam seus escritos, pensando no que eles têm em comum, o que têm de diferente e produzindo, ao final da discussão, um único parágrafo para cada grupo.

Apresentação dos trabalhos.

Aula 2 - Traga para a sala de aula diferentes textos que abordem o tema preconceito.

Sugestões:

Retirado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/blogue-do-rex/2010/junho/a-menina-da-bola-rosa

 

Retirado de: Revista Veja 30/10/1996

 

Retirado de: Homem Não chora - Flavio de Souza - Editora Formato

Desenho da capa:

E mais...Ilustrações, músicas...

Retirado de: http://eliana-blogdoaluno.blogspot.com/

A música: Homem não chora de Frejat que você ouve e assiste em:

http://www.vagalume.com.br/frejat/homem-nao-chora.html

Depois da exploração dos materiais escolhidos, organize um debate sobre o tema preconceito.

A elaboração de regras neste momento é fundamental:

a- Ouvir o colega com atenção,

b- Expor suas ideias com clareza,

c- Falar alto de forma que todas possam ouvir,

d- Respeitar a opinião dos colegas,

Entre outras regras elaboradas por vocês.

Uma forma interessante de se trabalhar o tema é lançar uma pergunta que inicie o debate. Em seguida, entregue para cada criança, um trio de placas presas em palito com os seguintes dizeres:

a-      Concordo e quero completar a ideia do colega,

b-      Discordo e quero me colocar sobre isso,

c-      Tenho uma nova ideia.

Assim, para falar, é necessário que a placa seja levantada, indicando assim, os caminhos da discussão.

Para fechar a atividade, monte com seus alunos, um registro das conclusões da turma.

Vocês podem fazer cartazes sobre o assunto e expor nos corredores da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie todo o processo acontecido durante as duas aulas utilizadas para o tema, ouça seus alunos, perceba de que forma estão lidando com o assunto. Além disso, registre tom de voz, atenção e escuta de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.