Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização tática coletiva no basquetebol

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a necessidade da organização tática no jogo.
  • Identificar algumas formas de organização tática do basquetebol.  

Duração das atividades
100 minutos (2 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras do basquetebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Para quê se organizar dentro de quadra?

O professor irá dividir os alunos em equipes com 5 alunos para realizar uma partida de basquetebol aproximada aos moldes oficiais.

DICA: Professor, o objetivo desta atividade é fazer com que os alunos tenham um primeiro contato com a organização dos jogadores dentro de quadra. Desta forma, algumas situações, como todos os alunos correrem atrás da bola e a má distribuição dos jogadores na quadra não devem ser corrigidos. Para dinamizar a atividade de forma que todos os alunos participem, sugerimos que cada partida dure 10 minutos e que as equipes possam ser equilibradas tecnicamente.

Ao término das vivências os alunos serão questionados sobre a prática:

  • Quais as impressões sobre a partida do ponto de vista da organização dos jogadores dentro de quadra?
  • É mais fácil todos correrem atrás da bola ou os jogadores ficarem espalhados em todo o espaço da quadra?

O encaminhamento a ser dado com esta discussão é que a organização dos jogadores dentro do espaço da quadra faz com que a equipe tenha mais possibilidades para alcançar o objetivo (a cesta).

Atividade 2: Conhecendo as posições do basquetebol:

O professor irá conduzir os alunos ao laboratório de informática e solicitar que pesquisem sobre as posições dosjogadores do basquetebol e suas funções:

links de apoio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol#Posi.C3.A7.C3.B5es 

http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-basquete2.htm 

http://www.celticsbrasil.com.br/index.php/entenda-as-posicoes-do-basquete/ 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php 

Acesso dia 9 de dezembro de 2010.

Os resultados das pesquisas servirão de base para a próxima atividade.

Atividade 3: Pensando em como se organizar dentro de quadra:

Nos mesmos grupos da atividade anterior, os alunos serão desafiados a pensar em formas de organização dentro da quadra de basquetebol. Cada aluno escolherá uma função (ala, armador ou pivô) para se organizarem. O professor disponibilizará um desenho esquemático da quadra para que seja desenhada esta distribuição, tanto no momento de ataque (será representado com triângulos), quanto no momento de defesa (representados por círculos).

O PROFESSOR DEVERÁ ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE A DISTRIBUIÇÃO SEJA FEITA DE FORMA A OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS DA QUADRA, TANTO OFENSIVAMENTE QUANTO DEFENSIVAMENTE.

http://2.bp.blogspot.com/_3RXhwYXmgVQ/TEETFD_uHeI/AAAAAAAACng/NygixpxUsf4/s400/quadra+basquete.jpg 

Acesso dia 9 de dezembro de 2010.

Atividade 4: Organizando-se na prática:

Cada uma das equipes deverá se organizar tal como foi pensado e desenhado na figura, na quadra de jogo, realizando uma partida, nos mesmos moldes da atividade 1. Durante a partida, o professor deverá parar a atividade após 5 minutos para que as equipes possam se organizar e pensar em formas diferenciadas, caso não esteja surtindo efeito.

DICA: O professor pode solicitar que os alunos que estão esperando sua vez auxiliem as equipes em pensar na organização dentro de quadra.

Ao término, o professor irá mediar um último debate com os alunos acerca da prática:

  • Como foi a partida agora?
  • Quais foram as formas que vocês propuseram?
  • Quais realmente funcionaram?

O norteamento a ser dado, neste último debate, girará em torno de que podem haver várias formas de organização tática no basquetebol, dependendo da função de cada jogador, aptidão física e condições das equipes adversárias.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão montar um painel com os desenhos apresentados, as funções dos jogadores e as discussões realizadas. Para tal, os alunos serão divididos em 3 grupos, onde cada um deverá construir estes temas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.