15/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Regras do basquetebol.
Atividade 1: Para quê se organizar dentro de quadra?
O professor irá dividir os alunos em equipes com 5 alunos para realizar uma partida de basquetebol aproximada aos moldes oficiais.
DICA: Professor, o objetivo desta atividade é fazer com que os alunos tenham um primeiro contato com a organização dos jogadores dentro de quadra. Desta forma, algumas situações, como todos os alunos correrem atrás da bola e a má distribuição dos jogadores na quadra não devem ser corrigidos. Para dinamizar a atividade de forma que todos os alunos participem, sugerimos que cada partida dure 10 minutos e que as equipes possam ser equilibradas tecnicamente.
Ao término das vivências os alunos serão questionados sobre a prática:
O encaminhamento a ser dado com esta discussão é que a organização dos jogadores dentro do espaço da quadra faz com que a equipe tenha mais possibilidades para alcançar o objetivo (a cesta).
Atividade 2: Conhecendo as posições do basquetebol:
O professor irá conduzir os alunos ao laboratório de informática e solicitar que pesquisem sobre as posições dosjogadores do basquetebol e suas funções:
links de apoio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol#Posi.C3.A7.C3.B5es
http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-basquete2.htm
http://www.celticsbrasil.com.br/index.php/entenda-as-posicoes-do-basquete/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php
Acesso dia 9 de dezembro de 2010.
Os resultados das pesquisas servirão de base para a próxima atividade.
Atividade 3: Pensando em como se organizar dentro de quadra:
Nos mesmos grupos da atividade anterior, os alunos serão desafiados a pensar em formas de organização dentro da quadra de basquetebol. Cada aluno escolherá uma função (ala, armador ou pivô) para se organizarem. O professor disponibilizará um desenho esquemático da quadra para que seja desenhada esta distribuição, tanto no momento de ataque (será representado com triângulos), quanto no momento de defesa (representados por círculos).
O PROFESSOR DEVERÁ ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE A DISTRIBUIÇÃO SEJA FEITA DE FORMA A OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS DA QUADRA, TANTO OFENSIVAMENTE QUANTO DEFENSIVAMENTE.
http://2.bp.blogspot.com/_3RXhwYXmgVQ/TEETFD_uHeI/AAAAAAAACng/NygixpxUsf4/s400/quadra+basquete.jpg
Acesso dia 9 de dezembro de 2010.
Atividade 4: Organizando-se na prática:
Cada uma das equipes deverá se organizar tal como foi pensado e desenhado na figura, na quadra de jogo, realizando uma partida, nos mesmos moldes da atividade 1. Durante a partida, o professor deverá parar a atividade após 5 minutos para que as equipes possam se organizar e pensar em formas diferenciadas, caso não esteja surtindo efeito.
DICA: O professor pode solicitar que os alunos que estão esperando sua vez auxiliem as equipes em pensar na organização dentro de quadra.
Ao término, o professor irá mediar um último debate com os alunos acerca da prática:
O norteamento a ser dado, neste último debate, girará em torno de que podem haver várias formas de organização tática no basquetebol, dependendo da função de cada jogador, aptidão física e condições das equipes adversárias.
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1807-55092004000400006&script=sci_arttext
Acesso dia 9 de dezembro de 2010.
Os alunos deverão montar um painel com os desenhos apresentados, as funções dos jogadores e as discussões realizadas. Para tal, os alunos serão divididos em 3 grupos, onde cada um deverá construir estes temas.
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