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O papel da repetição na língua falada

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Serão analisadas várias funções da ‘repetição’ na língua falada e o seu papel interacional. Esse aprendizado ocorrerá tanto em textos não-ficcionais como em ficcionais.

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 2° ano do ensino médio. É interessante que tenham experiência com textos argumentativos. É fundamental que já tenham lido o conto "Feliz aniversário", de Clarice Lispector, recentemente, pois será utilizado um fragmento desse conto para análise.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2   

Professor: a título de motivação, inicie a aula, projetando a tirinha abaixo, de Maurício de Sousa, com o auxílio do data-show.

http://1.bp.blogspot.com/_7P7yrKMwkdc/S_WcyI6dFcI/AAAAAAAAAOA/EFsG4OskVdE/s1600/eco+blog.gif 

Quadrinho 1:  Cascão: Alô!  / Resposta: Alô!

Quadrinho 2: Cascão: Esse eco é um barato! Eu gostaria de saber como funciona!

Quadrinho 3: Papagaio: ...como funciona!

Professor: solicite que algum aluno, espontaneamente, interprete a tirinha. Peça que ele esclareça o efeito de sentido que ela provoca nos interlocutores, e o que teria provocado esse efeito de sentido . É importante que o aluno esclareça a diferença entre eco e repetição. 

Em seguida, projete a tirinha de Caulos.

Novamente, convide outro aluno para fazer a interpretação. Se necessário, oriente-se com os passos abaixo.

a) Nessa tirinha, temos de volta um papagaio como um dos personagens. Repare que há uma tentativa de diálogo, quando o sabiá se aproxima e o cumprimenta. O que ocorre nos 4 primeiros quadrinhos? (Resp.: a conversa não se desenvolve, porque, como todos sabem, o papagaio apenas repete as palavras do outro).

b) A que conclusão o sabiá chega, no 5º quadrinho?

c) No último quadrinho o sabiá mostra-se surpreso. Qual é o motivo dessa surpresa? Que efeito o texto provoca no leitor?   

Na sequência, dirigindo-se à turma, pergunte:

a) Às vezes, ouvimos alguém se referir a outra pessoa dizendo “parece papagaio”. O que isso quer dizer?    

b) Para vocês a repetição tem algum papel importante na linguagem? Solicite exemplos.

Discuta os dois exemplos abaixo.   

O exemplo doméstico: a repetição nas relações familiares 

Talvez o exemplo mais imediato seja o que acontece em casa, durante as relações entre pais e filhos. Muito provavelmente alguém exemplificará com a fala da mãe. Nesse caso, você poderá analisar a função interacional sob a perspectiva da mãe e do filho. A mãe possivelmente deseja alertar,  proibir, aconselhar, etc. Chame a atenção para o aspecto argumentativo que está embutido nessa face da ‘repetição’. Sob o ponto de vista do filho, por conta da impaciência típica do adolescente, talvez ele só perceba uma finalidade para  a ‘repetição’: a mãe ‘repete’ para chateá-lo, irritá-lo.   

O exemplo da escola: a repetição na sala de aula 

Outro exemplo bem próximo da realidade dos alunos é o que vem da sala de aula. Avalie com eles o papel das ‘repetições’ em sala de aula.

a) Por que o professor repete?

b) Chame a atenção dos alunos para a diferença entre parafrasear e repetir. Às vezes, na ânsia de anotar uma dada informação, o aluno se perde e pede para o professor repetir. Mas quase sempre isso é impossível, e o professor acaba por fazer uma paráfrase da sua fala, ou seja, ele diz a mesma coisa porém de forma diferente.

c) Explique aos alunos que uma das principais características do texto falado é que seu planejamento é simultâneo à própria elocução. Com isso, o falante precisa estar monitorando os seus textos orais, reformulando-os de acordo com as necessidades: repetindo, corrigindo, parafraseando, etc.   

Professor: informe aos alunos que o foco dessa aula é analisar o papel  das repetições na língua falada, verificando algumas de suas funções.   

Assim, distribua cópias xerocadas do resumo abaixo, elaborado a partir do texto de Luiz Antônio Marcuschi, citado em “Recursos complementares”. Coloque também os dois exemplos que serão analisados. Explique a teoria. Elabore a análise do primeiro exemplo junto com os alunos. A segunda análise poderá ser feita em dupla. Dê um prazo para que eles resolvam a atividade. Em seguida, faça a correção.

(Atenção: os exemplos que vocês irão analisar foram retirados de uma ‘audiência de conciliação’, realizada no Procon de uma cidade de Minas Gerais. Esta audiência integra o ‘corpus’ de pesquisa de vários projetos científicos da professora doutora Sonia Bittencourt Silveira, da UFJF, a quem agradeço a autorização de uso nessa aula.)  

REPETIÇÃO: “é a produção de segmentos discursivos idênticos ou semelhantes duas ou mais vezes no âmbito do mesmo evento comunicativo”.( Marcuschi, 1996)   

Devido à sua maleabilidade apresenta várias funções:   

► no plano da textualidade, as repetições atuam com a função de coesividade 

► no plano do discurso, contribuem para:      

-  facilitar a compreensão      

-  manter a continuidade tópica      

-  conduzir a argumentatividade     

-  propiciar a interatividade dos eventos de fala.   

Na condução da argumentação, as repetições servem como estratégia para REAFIRMAR, CONTRASTAR ou CONTESTAR argumentos.

Atividade 1   

Utilizando o quadro de consulta acima, analise a função das repetições nos exemplos 1 e 2.   

Contexto da audiência: o consumidor, denominado reclamante (Rte), procurou o Procon para efetuar a troca de um aparelho de som que já passou diversas vezes pela Assistência Técnica. O gerente da loja, denominado reclamado (Rdo), recusa trocar o aparelho e se dispõe, ele mesmo, a levá-lo à assistência para tentar novamente o conserto.

“Petiba” é o nome fictício da cidade onde se localiza a Assistência Técnica.

O mediador do Procon pode ser um advogado do Órgão ou um estagiário de Direito.

Por motivos didáticos, a transcrição da audiência segue parcialmente as regras oficiais.   

Exemplo 1   

O reclamante reivindica a troca do aparelho, contando, nesse intervalo, com o apoio do mediador. No entanto, o reclamado insiste em que a melhor opção é o conserto.

( Atenção: (x) e (xx) indica "fala não compreendida na gravação")

Reclamado: (Então veja bem) o que a princípio eu vou fazer é isso.

                   Eu vou a Petiba ..   

                   Vô-vô na quinta, né? e

                   Vou dormir lá e dez horas então até dez

                   Vou ficar pra resolver isso e tenho outros problemas

                                 pra resolver isso e tenho outros problemas

                                 pra resolver  também. Tá? e

                   vô          pra resolvê isso porque a princípio

              eu     tentar solucionar esse problema.

              Eu vou pessoalmente. Tá? E depois é  o que eu te falei (x) jurídico (/xx/) é o que eu posso fazer

Responda:

Com que intenção o reclamado (gerente da loja) fez uso da 'repetição'?

(Resp.: em se tratando de audiência de conciliação, muitas disputas entram em jogo. As partes têm interesses divergentes e vão argumentar sempe no sentido de convencer um ao outro. Nesse fragmento, o gerente usa exaustivamente a repetição para conduzir a argumentatividade, reafirmando as suas ações no sentido de resolver o problema.

Exemplo 2

O mediador tenta persuadir o gerente a trocar o aparelho. Eles discutem sobre  as várias  vezes que o produto já esteve no conserto e o prazo legal para resolver o problema.

( Atenção: a abertura de colchete indica interrupção; o (xx) indica "fala não compreendida na gravação")

Mediador:      Já teve duas vezes na mão

                                                        [                                       

Reclamado:                                        Não teve, não teve mais de trinta dias na minha mão não ué!

Mediador:      Mas a: ao-a autorizada (foram xx)

                                       [

Reclamado:                       Aliás  na minha mão entre aspas, né? porque o conserto sabe? ... E:u até tô pretendendo até parar  com esse negócio de levar, aparelho, pra Petiba, sabe? Eu tô, tô pretendendo fazer o seguinte ((fala pro cliente)) ó, o endereço é esse, cê pega, cê leva

Responda:

a) Qual é o embate nesse momento da audiência? Quem participa da discussão?

b) Nesse exemplo também há condução argumentativa? Por parte de que? (Resp.: sim, por parte de ambos: mediador e reclamado).

c) Qual dos dois faz uso da repetição? (Resp.: o reclamado)

d) Com que finalidade? (Resp.: o reclamado usa a repetição para contestar os argumentos do mediador.)

Aulas 3 e 4

Professor: inicie a aula, projetando a imagem abaixo.

 

Mais uma vez, peça que algum aluno se apresente para interpretar a parte verbal do anúncio. Em seguida, passe no quadro a atividade abaixo.

Atividade 2

a) Que produto está sendo anunciado?

b) Qual é o slogan? Com que objetivos se criam slogans?

c) Que outro recurso verbal foi usado como estratégia de convencimento? (Resp.: unir palavras opostas e repeti-las para produzir o efeito da mastigação).

d) Considerando o gênero (propaganda) e o efeito de sentido discutido acima, que funções você poderia atribuir à repetição? (Consulte o quadro teórico).

Professor: finalizada essa tarefa, informe aos alunos que a próxima atividade tem a ver com o conto "Feliz aniversário", de Clarice Lispector. Faça uma revisão do conto com eles.

Em seguida, entregue a atividade abaixo, que será desenvolvida em dupla. Leia e explique a atividade. Passe pelas carteiras tirando as dúvidas. Recolha-a ao final da aula para correção.

Atividade 3

Leia o fragmento do conto "Feliz aniversário". Em seguida, responda ao que se pede.

"Os músculos do rosto da aniversariante não a interpretavam mais, de modo que ninguém podia saber se ela estava alegre. Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena. Parecia oca.  

- Oitenta e nove anos, sim senhor! disse José, filho mais velho agora que Jonga tinha morrido. - Oitenta e nove anos, sim senhora! disse esfregando as mãos em admiração pública e como sinal imperceptível para todos.

Todos se interromperam atentos e olharam a aniversariante de um modo mais oficial. Alguns abanaram a cabeça em admiração como a um recorde. Cada ano vencido pela aniversariante era uma vaga etapa da família toda. Sim senhor! disseram alguns sorrindo timidamente.

- Oitenta e nove anos!, ecoou Manoel que era sócio de José. É um brotinho!, disse espirituoso e nervoso, e todos riram, menos sua esposa.

A velha não se manifestava.

Alguns não lhe haviam trazido presente nenhum. Outros trouxeram saboneteira, uma combinação de jérsei, um broche de fantasia, um vasinho de cactos — nada, nada que a dona da casa pudesse aproveitar para si mesma ou para seus filhos, nada que a própria aniversariante pudesse realmente aproveitar constituindo assim uma economia: a dona da casa guardava os presentes, amarga, irônica.

- Oitenta e nove anos! repetiu Manoel aflito, olhando para a esposa.

A velha não se manifestava.

Então, como se todos tivessem tido a prova final de que não adiantava se esforçarem, com um levantar de ombros de quem estivesse junto de uma surda, continuaram a fazer a festa" ...

(LISPECTOR, Clarice. "Feliz aniversário". In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.)

Questões

a) Identifique a repetição na voz dos personagens José e Manoel. Faça um comentário sobre o momento em que ela ocorreu e a importância que poderia ser atribuída aos verbos dicendi ecoar e repetir.

b) Consulte o seu quadro teórico sobre esse assunto e avalie a função discursivo-interacional da 'repetição' nessa passagem do conto.

c) Avalie, também, a repetição na fala do narrador: "A velha não se manifestava". Que função ela teria?

Recursos Complementares

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A repetição na língua falada como estratégia de formulação textual. In: KOCH, Ingedore G. V. (org). Gramática do português falado. Vol. VI: desenvolvimentos. São Paulo: Editora da Unicamp/Fapesp, 1996.

http://www.filologia.org.br/vijonafil/atas/o_papel_da_repeticao.pdf 

Você encontra o conto "Feliz aniversário" em: http://www.releituras.com/clispector_aniversario.asp 

Avaliação

Examine o fragmento, abaixo, da mesma audiência citada na aula. Em seguida, atenda às solicitações.

Reclamado:  Que eu vou passar é isso, tá? O que eu queria fazer é isso aí, ele não quis que ele o que ele deseja é a troca do 

                   aparelho, vou ver até ONDE que ele tem o:: direito  (x x)

                                                                                                 [

Mediador:                                                                                 Até onde..no código de defesa do consumidor ele

                   tem o direito

a) Durante toda a audiência, o reclamado (gerente) reitera sua posição de consertar o aparelho. Considerando o espaço institucional onde ocorre a audiência (Procon), que avaliação você faz da fala do gerente, nesse fragmento?

b) Pensando no papel institucinal que o mediador exerce, infira: com que propósito ele repetiu a fala do gerente? (Resp.: a repetição tem função argumentativa; ele repete com o propósito de contestar o tom ameaçador do reclamado, que pensa estar até acima da lei.) 

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