Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo narrativas visuais

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir textos narrativos visuais resultantes da observação detida do contexto;
  • estabelecer sequenciação, encadeamento de ideias para a produção dos textos;
  • produzir textos narrativos escritos, explorando a caracterização e o detalhamento de informações.
Duração das atividades
Oito aulas: uma de 50 min. e sete de 1 h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

É importante que os alunos dominem as habilidades de leitura e escrita, saibam identificar informações explícitas em textos e imagens e que conheçam a estrutura do texto narrativo.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Professor/a,

Inicie esta aula projetando a imagem abaixo para os alunos:

http://blog.tiburcio.locaweb.com.br/2006/10/09/imagens-em-sequencia-para-powerpoint/ - acesso em 13-12-10 

Em seguida, peça que façam uma leitura da narrativa visual, observando atentamente:

  1. os personagens, suas características e ações;
  2. os espaços em que ocorrem os fatos;
  3. a sequência temporal em que eles ocorrem;
  4. como se inicia a história;
  5. como ela se desenrola;
  6. como se dá o seu desfecho.

Os alunos deverão registrar no caderno suas observações e, em seguida, apresentá-las oralmente.

Peça que, a partir das respostas dadas, eles criem um texto narrativo em que contem em detalhes a sequência de imagens analisada. Oriente-os a criar um nome para os personagens e os diálogos entre eles.

Terminada a produção, os alunos deverão trocar os textos entre si para que um leia e aponte sugestões sobre o texto do outro. Em seguida, eles deverão reescrever as narrativas.

Ao final da atividade, recolha-as para correção.

Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Leve para a sala histórias em quadrinhos e revistas com muitas imagens, para que os alunos utilizem-nas na criação de uma narrativa visual. Disponibilize cartolinas, canetinhas coloridas, cola, enfim, o material necessário para a elaboração do trabalho.

Dispostos em pequenos grupos, os alunos deverão escolher as imagens que utilizarão e criar uma sequência narrativa, tendo como tema fatos do cotidiano.

Caso queiram, eles poderão desenhar as imagens, desde que o façam com capricho.

Explique que eles poderão usar a linguagem verbal, aliada às imagens, para transmitir a mensagem desejada.

Uma outra sugestão interessante é pedir que os alunos levem cópias de fotografias de um passeio para esta aula e formem álbuns, montando uma sequência narrativa.

Que tal levá-los a um zoológico, parque ou museu de sua cidade, fotografar as atividades e montar coletivamente o álbum de retratos? A turma irá adorar!

Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Inicie esta aula  perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em Charlie Chaplin. Ouça suas respostas e dê continuidade ao assunto, falando um pouco sobre esse grande ator e diretor inglês. Caso seja necessário, recorra à biografia sugerida no campo destinado a recursos complementares.

Em seguida, passe os alunos o filme Tempos Modernos, de Chaplin.

http://www.justfilmeseseriados.org/filme-tempos-modernos-charlie-chaplin-legendado/ - acesso em 09-12-10 - link para baixar o filme.

Discuta com a turma a mensagem transmitida pelo filme. Deixe que os alunos manifestem o que compreenderam e depois peça que reflitam sobre as seguintes questões para a próxima aula:

  1. Qual a relação entre o homem e o trabalho expressa no filme?
  2. Como o filme faz referência à criminalidade?
  3. Em que cena é explorada a questão da fome?
  4. Por que Carlitos "surtou" no início do filme?
  5. Por que ele foi preso pela primeira vez?
  6. Sua prisão foi justa?
  7. E depois, na cena da manifestação, por que ele foi preso?
  8. Por que Carlitos passa por tantos "apuros"?

Há, em recursos complementares, uma sinopse do filme, que auxilia na compreensão dessas questões.

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Inicie esta aula retomando as questões da aula anterior. Discuta-as com os alunos e peça que eles registrem as respostas no caderno.

Em seguida, divida a turma em nove grupos e leve-os ao laboratório de informática da escola. Cada grupo deverá assistir a uma das partes do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin (links abaixo), e criar um texto narrativo, contando as cenas.

Oriente os alunos a observarem nas cenas:

  • os personagens e suas características;
  • os espaços;
  • as ações praticadas e sofridas pelos personagens.
  • a sequência em que essas ações ocorrem,

A respeito da produção do texto, peça que o digitem no Word, o que facilitará a elaboração, pois poderão mexer livremente no texto. Oriente-os a narrarem em detalhes a cena assistida, descrevendo os espaços, as reações do personagem  - Carlitos - e organizando a sequência em que os fatos ocorrem. Chame a atenção para o fato de que o texto deverá ser bastante dinâmico, já que o objetivo é reproduzir na escrita as cenas cheias de movimento.

Peça que os alunos enviem os textos para o seu e-mail, aproveitando a oportunidade para mostrar-lhes o uso pedagógico desse recurso. Deixe que os colegas auxiliem aqueles que apresentarem dificuldades em enviar o e-mail.

http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU - Filme Tempos Modernos (parte 1), acesso em 09-12-10

http://www.youtube.com/watch?v=-u2m8sSkt4A&feature=related - Filme Tempos Modernos (parte 2), acesso em 09-12-10 

http://www.youtube.com/watch?v=rsKdZUs4_H8&feature=related - Filme Tempos Modernos (parte 3), acesso em 09-12-10  

http://www.youtube.com/watch?v=Du08bLzPL48&feature=related - Filme Tempos Modernos (parte 4), acesso em 09-12-10  

http://www.youtube.com/watch?v=PDZzvRLdk2g&feature=related - Filme Tempos Modernos (parte 5), acesso em 09-12-10  

http://www.youtube.com/watch?v=_yBGfC6NmmA&feature=related -   Filme Tempos Modernos (parte 6), acesso em 09-12-10  

http://www.youtube.com/watch?v=QIziMuGJiiw&feature=related -  Filme Tempos Modernos (parte 7), acesso em 09-12-10 

http://www.youtube.com/watch?v=HXjkYGHABGU&feature=related -    Filme Tempos Modernos (parte 8), acesso em 09-12-10 

http://www.youtube.com/watch?v=sobEDowPJ6A&feature=related - Filme Tempos Modernos (parte 9), acesso em 09-12-10  

Quinta aula -  50 min.

Leve os alunos ao laboratório de informática peça que corrijam os textos de acordo com as sugestões.

Imprima cada um dos textos e reproduza cópias das nove narrativas para os grupos.

Sexta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Entregue a coletânea de narrativas aos grupos e solicite que eles indiquem a ordem em que elas deverão ser colocados para repetir a sequência do filme.

Realize a correção da atividade, promova a leitura oral dos textos na sequência correta e analise com os alunos se eles conseguiram recontar as cenas do filme. Ouça as considerações deles a respeito e, em seguida, proponha que reescrevam novamente as narrativas, como se cada uma fosse um capítulo de um livro de aventuras.

Os capítulos deverão ser postados semanalmente no blog da turma. Caso a turma não tenha blog, sugerimos a criação de um. Veja uma aula muito interessante sobre o assunto:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804  - acesso em 09-12-10. 

Sétima aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Solicite que cada grupo crie uma cena muda sobre um tema que esteja sendo discutido na escola. Eles poderão tomar como base um texto sobre História,  Filosofia, Comportamento adolescente, ou outro que faça parte do cotidiano da turma. Oriente-os a elaborar um roteiro para organizar a apresentação, que deverá durar cerca de 8 minutos.

O roteiro da cena deverá apresentar:

  1. a mensagem a ser transmitida,
  2. o fato a ser narrado,
  3. os espaços a serem utilizados,
  4. a expressão corporal e facial dos atores,
  5. a caracterização dos personagens;
  6. um planejamento de como transmitir a mensagem sem utilizar a linguagem verbal.

Que tal convidar os/as professores/as de Artes e de Educação Física para auxiliar os grupos na elaboração da cena?

Em seguida, leve os alunos para um espaço amplo da escola, onde eles possam ensaiar suas apresentações.

Oriente-os a planejarem caracterizações simples para uma apresentação da cena para a turma, na próxima aula.

Oitava aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula, os alunos se apresentarão para a turma.

Em seguida, disponha-os em círculo e discuta com eles as cenas. É importante que os colegas analisem se a mensagem foi transmitida de forma criativa e deem sugestões para que sejam corrigidos alguns problemas. Você e os outros professores envolvidos, caso haja, também deverão contribuir com suas análises.

Proponha que eles aprimorem as cenas e promovam novos ensaios para se apresentarem em uma data comemorativa para a comunidade escolar.

Recursos Complementares

http://pensador.uol.com.br/autor/Charles_Chaplin/biografia/ - acesso em 09-12-10 - Texto biográfico sobre Charles Chaplin 

http://www.webcine.com.br/filmessc/modernti.htm - acesso em 09-12-10 - Sinopse do filmeTempos Modernos. 

Avaliação

 Professor,       

A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:

  • o envolvimento dos alunos;
  • o entrosamento dos indivíduos nas atividades em grupo;  
  • a desenvoltura nas atividades orais e apresentações,
  • a interpretação dos textos e imagens propostos;    

Nas produções escritas, considere:

  • a adequação ao tema e à proposta;
  • o uso de elementos de coesão, a coerência interna e externa;
  • a sequenciação lógica dos fatos narrados;
  • o uso dos elementos da narrativa;
  • a adequação gramatical;
  • o empenho em reescrever o texto.

Na preparação e apresentação da cena, considere:

  • a criatividade do grupo;
  • a coerência entre as expressões corporais e faciais e a mensagem transmitida;
  • a sequência das imagens;
  • a caracterização e atuação do grupo.

Não corrija os erros para os alunos. Sinalize os problemas, teça comentários, indique os pontos positivos do texto e oriente a reescrita. É importante que os alunos percebam-se sujeitos de sua escrita, mas também que essa autoria está sujeita ao cumprimento de normas de adequação ao tema, ao gênero e à correção gramatical como ao registro linguístico ideal para cada produção.

Solicite que os alunos também avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mauricio Pereira do Nascimento, ALuno Letras Espanhol na Metodista , Distrito Federal - disse:
    mauricio29jc@uol.com.br

    23/02/2011

    Quatro estrelas

    A aula mostrou-se totalmente dinâmica, visando dentre cada aula a interaçao dos alunos. O estímulo de incitar e liberar as diversas idéias, num único objetivo: formar soluções, opiniões e respeito. E também, mostrando a possibilidade da execuçao dos trabalhos, trazendo auto-confiança aos alunos com a disponibilização de materiais, estimulando sua criatividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.