17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
O aluno deverá conhecer as características do regionalismo literário, bem como a estrutura de um texto dissertativo.
ATIVIDADE 01
Filosofando com o Grande Sertão
http://www.metavestibulares.com.br/arquivos_noticias/ver_foto.php?id=119 Acessado em: 13 dez. 2010.
João Guimarães Rosa (1908-1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Boa parte de sua obra ambienta-se no chamado sertão brasileiro. "Grande Sertão: Veredas" é um livro de Guimarães Rosa escrito em 1956 e um dos mais importantes da literatura brasileira.
A história gira em torno de dois personagens, Riobaldo e Diadorim. Riobaldo, também conhecido como Tataranaou Urutu-Branco, é o narrador-protagonista do livro. Diadorim é Reinaldo, amigo de infância de Riobaldo e filho de Joca Ramiro, chefe de um bando de jagunços.
Fale um pouco sobre o enredo da obra para os alunos.
Observação: caso você julgue possível a leitura integral do romance, adapte as atividades a seguir.
Propomos uma leitura apenas de fragmentos do livro de Guimarães Rosa que construam descrições acerca de temáticas diversas.
Assim, indicaremos qual é o assunto central de cada fragmento. No entanto, sugerimos que a interpretação do aluno seja responsável por construir uma significação pessoal.
Indicações de fragmentos:
Do Diabo: "Explico ao senhor, o diabo vive dentro do homem, os crespos do homem- ou é o homem arruinado, ou o homem dos avessos. Solto, por si , cidadão, é que não tem diabo nenhum .Nenhum! é o que digo O senhor aprova? Me declare tudo, franco - é alta mercê que me faz; e pedir posso, encarecido. Este caso- por estúrdio que me vejam - é de minha certa importância. Tomara não fosse... Mas, não diga que o senhor, instruído, que acredita na pessoa dele? Não? Lhe agradeço! Sua alta opinião compõe minha valia. Já o campo! Ah, a gente , na velhice, carece de Ter sua aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito, Nunca vi. Alguém devia de ver, então era eu mesmo, este vosso servidor. Fosse lhe contar... Bem , o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. Até : nas crianças - eu digo. Pois não é ditado:' menino- trem do diabo'? E nos usos , nas plantas , nas águas, na terra, no vento... Estrumes....O diabo na rua , no meio do redemoinho"
De Deus: "Estremeço. Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há de a gente, perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar -- é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo. Mas, se não tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa nenhuma! Porque existe dor. E a vida do homem está presa encantoada -- erra rumo, dá em aleijões como esses, dos meninos sem pernas e braços. Dor nao dói até em criancinhas e bichos, e nos doidos -- não dói sem precisar de se ter razão nem conhecimento?"
Da vida: "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem! O que Deus quer é ver a gente aprendendo - a ser capaz de ficar mais alegre no meio da alegria e mais alegre ainda, no meio da tristeza. Tudo tem seus mistérios. Tudo o que já foi é o começo do que vai vir. Quem quer aprender, aprende... Sentir saudades é trazer mais perto ainda, tudo aquilo que a gente pensa perdido."
Da religião: "Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo - o - mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma...Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio...Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo: e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando, vou no MIndubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar - o tempo todo. Muita gente não me aprova, acham que lei de Deus é privilégios, invariável. E eu! Bofe! Detesto! O que sou? - o que faço, que quero, muito curial. E em cara de todos faço, executado. Eu? - não tresmalho!"
Do destino: "Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo - o - mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma...Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio...Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo: e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando, vou no MIndubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar - o tempo todo. Muita gente não me aprova, acham que lei de Deus é privilégios, invariável. E eu! Bofe! Detesto! O que sou? - o que faço, que quero, muito curial. E em cara de todos faço, executado. Eu? - não tresmalho!"
Da temperança: "Querer o bem com demais força, de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal, por principiar. Esses homens! Todos puxam o mundo para si, para consertar consertado. Mas cada um só vê e entende as coisas do seu modo."
A partir desses fragmentos, os alunos, individualmente, deverão:
Após a produção dos pequenos textos, selecione alguns alunos para lerem seus textos.
Desenvolva, ao final da leitura, um pequeno debate sobre os conceitos filosóficos debatidos nos fragmentos de "Grande Sertão: Veredas".
ATIVIDADE 02
Intertextualidade em Guimarães Rosa
http://www.blogiveco.com.br/?tag=guimaraes-rosa Acessado em: 11 dez. 2010.
"Fita verde no cabelo" é um dos contos mais famosos do universo literário roseano. O presente texto, de certa forma, dialoga com o clássico dos contos de fadas "Chapeuzinho Vermelho".
A presente atividade objetiva a leitura de ambos os textos, bem como uma produção de texto. Ainda que haja vários trabalhos acadêmicos que teorizam acerca desse intertexto, os alunos deverão percebê-lo por suas análises.
Primeiramente, reproduza o conto "Chapeuzinho Vermelho" em datashow ou faça fotocópias (texto de domínio público) para que os alunos o acompanhe. Desenvolva a leitura em conjunto.
Link para o conto "Chapeuzinho Vermelho" (trata-se da versão original dos Irmãos Grimm, de modo que aqui não há a adaptação infantil do conto, conhecida mais popularmente): http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1357155 Acessado em: 12 dez. 2010.
É possível que os alunos conheçam outra versão desse conto. Converse sobre os processos de adaptação que essas histórias sofreram, ao longo dos séculos.
Posteriormente, desenvolva uma nova leitura em conjunto do conto roseano.
Link para o conto de Guimarães: http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/fitaverd.htm Acessado em: 12 dez. 2010.
É bem provável que todos reconheçam a intertextualidade com o conto "Chapeuzinho Vermelho". Não fale muito sobre os elementos que compõem essa semelhança textual, haja vista que você proporá que:
Não se trata de um artigo de literatura comparada. O objetivo é que eles reconheçam os elementos convergentes e divergentes entre os textos.
ATIVIDADE 03
Estudo dirigido
http://asa-da-palavra.blogspot.com/2008_07_01_archive.html Acessado em: 12 dez. 2010.
A presente atividade é, de certa forma, bem estruturalista. Trata-se de um estudo dirigido acerca de um conto de Guimarães Rosa, intitulado "O cavalo que bebia cerveja". Como de costume, os textos desse autor são uma mistura de filosofia, existência humana e o ambiente sertanejo.
Proponha que, em duplas, os alunos leiam o presente conto e respondam as questões interpretativas que se seguem.
O questionário deverá ser respondido em sala de aula e entregue em folha separada.
Link para o conto: http://www.releituras.com/guimarosa_ocavalo.asp Acessado em: 13 dez. 2010.
Posteriormente, desenvolva a correção das questões de forma oral. Caso surjam questionamentos, promova um debate sobre o enredo e as questões abordadas no conto em questão.
ATIVIDADE 04
Conhecendo e interpretando Guimarães Rosa
Professor, geralmente dá-se a biografia de um escritor antes de ler parte de sua obra. Nossa aula propõe o contrário. Exibe, nessa atividade, um breve documentário sobre Guimarães Rosa e sua obra:
http://www.youtube.com/watch?v=yEswKRmGZ74 Acessado em: 12 dez. 2010.
Debata, se necessário, informações e questões contempladas no documentário.
Posteriormente, proponha a produção (individualmente) de um texto dissertativo sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa. Os alunos deverão utilizar como referencial o vídeo assisitido, bem como as leituras e discussões empreendidas anteriormente.
Caso seja possível, eles também poderão utilizar fontes de livros e da internet para complementar o seu texto.
Após tais produções, que deverão ser empreendidas em casa, promova uma rodada de leitura dos textos.
ATIVIDADE EXTRA
Encenando ou produzindo vídeo
Professor, ao se pesquisar na internet, encontramos propostas de atividades que encenaram contos ou fragmentos da obra de Guimarães Rosa, bem como grupos de alunos que filmaram/adaptaram textos do autor em formato de curta-metragens.
Caso considere viável o desenvolvimento da presente atividade, propomos algumas fontes de pesquisa.
Link para o conto "A menina de lá": http://versoeprosa.ning.com/notes/A_menina_de_l%C3%A1 Acessado em: 14 dez. 2010.
Link para o curta-metragem baseado no conto em questão: http://www.youtube.com/watch?v=BbBtvzppm4g&feature=fvsr Acessado em: 13 dez. 2010.
Leia o conto e assista ao filme com os alunos. Debatam o assunto e decidam a viabilidade dessa proposta.
Atualmente, o acesso a recursos multimídia que permitem uma filmagem é bem mais fácil, haja vista que a maioria dos aparelhos celulares já possuem tal recurso.
No entanto, você poderá desenvolver a atividade "ao vivo". Divididos em grupos, organize uma seleta de contos do autor e peça que os mesmos leiam e escolham um. Posteriormente, auxilie-os na adaptação para se encenar.
Não é necessário que se encene todo o enredo do texto. O importante é que os alunos escolham um texto que gostaram e o preparem.
Indicaremos algumas fontes de textos de Guimarães, no entanto tais links devem ser utilizados somente para leitura, haja vista que a obra do presente autor não se encontra em domínio público.
É provável, também, que a biblioteca escolar possua algumas das coletâneas de contos do autor.
Link para o conto "A terceira margem do rio": http://www.releituras.com/guimarosa_margem.asp Acessado em: 13 dez. 2010.
Link para o conto "Famigerado": http://contosbrasileiros.blogspot.com/2007/11/joo-guimares-rosa-nasceu-em-cordisburgo.html Acessado em: 13 dez. 2010.
Link para o conto "A Hora e a Vez de Augusto Matraga": http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/1653501-hora-vez-augusto-matraga/ Acessado em: 13 dez. 2010.
Guimarães Rosa escreveu centenas de contos, todos com o brilhantismo filosófico e a ambientação sertaneja tradicional. Permita que os alunos leiam vários textos para que possam selecionar um a partir de uma identificação com o enredo ou com as temáticas debatidas.
Artigo “A “despedidosa dose” de João Guimarães Rosa”, de Adilson dos Santos:
http://www.ufpe.br/pgletras/Investigacoes/Volumes/Vol.21.1/a-despedidosa-dose_Adilson-Santos_art.05ed.21.pdf Acessado em: 13 dez. 2010.
Texto "Dossiê Guimarães Rosa, de Marily da Cunha Bezerra e Dieter Heideman:http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/01.pdf Acessado em: 13 dez. 2010.
A partir das atividades empreendidas, avalie os alunos nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/08/2012
Cinco estrelasMaterial bem estruturado, muito bem documentado e que proporciona o desenvolvimento integral do aluno.