Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O basquetebol atual no Brasil e no mundo.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o basquetebol nos tempos atuais no Brasil e no mundo;
  • Reconhecer aspectos que fazem este esporte ser tão popular em determinadas partes do mundo.
Duração das atividades
100 minutos (2 aulas).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dinâmica do jogo de basquetebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pensando no basquetebol no mundo e no Brasil:

O professor iniciará a aula reunindo os alunos em uma sala com acesso à internet e lançará algumas questões para início das discussões:

  • Como o basquetebol foi difundido no mundo?
  • Onde são os lugares onde ele é mais praticado?
  • Quais são os motivos que fazem o basquetebol não ser tão praticado e popular no Brasil?
  • Quais são os órgãos que regulamentam o basquetebol no Brasil e no mundo, quais são os campeões mundiais masculinos e femininos (seleções) e clubes campeões nacionais e continentais?

As respostas serão dadas e iniciado um debate sobre as perguntas. Após algum tempo de discussão, o professor irá propor que os alunos façam uma pesquisa na internet para tentar responder às perguntas lançadas.

links de apoio:

http://esporte.hsw.uol.com.br/historia-da-nba3.htm 

http://www.nba.com/brasil/historia_da_wnba.html 

http://playoff.uol.com.br/links-feminino/historia-da-wnba 

http://www.nba.com/brasil/historia_nba_030814.html 

http://playoff.uol.com.br/links-nba/historia-da-nba 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Basquetebol#cite_note-grupos 

http://www.efdeportes.com/efd67/basquete.htm 

http://www.efdeportes.com/efd81/basquete.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Internacional_de_Basquetebol 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Federa%C3%A7%C3%A3o_Internacional_de_Basquetebol 

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/fundacao_fiba_new.asp 

http://www.liganacionaldebasquete.com.br/lnb/index.php

http://basketbrasil.com.br/tags/nbb   

Acessos dia 9 de dezembro de 2010. 

http://www.serbia2007.fiba.com/images/web/V3_News/presRelea/2007/_original/FIBA_logo_s.jpg 

Acesso dia 9 de dezembro de 2010.

Os alunos deverão ser divididos em 4 grupos onde cada um deverá responder (baseando-se nas pesquisas) às questões levantadas. Os resultados devem ser organizados em forma de um texto expositivo que deverá ser entregue ao professor.

Atividade 2: Discutindo as pesquisas

Os textos serão lidos em voz alta para todos os alunos e será lançado um novo debate, a partir dos textos:

  • A organização de ligas profissionais de basquetebol nos EUA foi um motivo da disseminação do basquetebol naquele país?
  • Quais os motivos que fizeram o Brasil criar uma liga nos moldes norte-americanos?
  • Porque o Brasil teve uma queda tão acentuada na popularidade deste esporte?

O professor deverá organizar o debate das idéias de forma que os alunos possam chegar a conclusões e análises críticas sobre o tema, no sentido de que a Liga norte-americana de basquetebol (NBA) é um dos fatores que fazem o basquetebol ser tão popular nos EUA. No Brasil, a NBB tenta fazer com que o basquetebol tenha a mesma popularidade de momentos anteriores.

Atividade 3: relacionando a popularidade e a facilidade para jogar:

O professor deverá realizar a leitura do texto "BASQUETE ENCARA A DITADURA DO FUTEBOL", extraído de http://colunistas.ig.com.br/fabiosormani/2010/08/18/basquete-encara-a-ditadura-do-futebol/ 

Acesso dia 9 de dezembro de 2010. Ei-lo:

"A Fiba não desiste. Para os Jogos do Rio-16, a entidade que comanda o basquete mundial diz que vai reivindicar novamente o aumento do número de seleções durante a competição de basquete mais importante do planeta.'Ao menos 16, como no futebol', disse Patrick Baumann, secretário geral da Fiba, em entrevista ao jornal espanhol 'As'. 'Pedimos para os Jogos de Pequim e de Londres, mas não fomos atendidos'. Justa reivindicação; afinal de contas, o número de nações que sabem jogar basquete é muito grande. Com o desmembramento da URSS e Iugoslávia, apareceram seleções fortes como Rússia, Lituânia, Ucrânia, Eslovênia, Sérvia, Croácia. Ou seja: onde antes havia duas seleções, hoje existem seis, sete. Portanto, um torneio com apenas 12 seleções é injusto e burro. Sim, burro porque perde-se tremenda chance de aumentar ainda mais a popularidade do esporte. Depois do futebol, o basquete é o mais popular do mundo. O interesse pela modalidade é grande demais. Poderia ser maior ainda. Por conta desta popularidade, Baumann adicionou: 'Para o Mundial de 2014, na Espanha, montaremos quadras em campos de futebol'. Não é viajar na maionese; é despertar para a realidade e tentar um justo 'upgrade' para a modalidade. Claro que não serão todos os jogos. Partidas decisivas, evidentemente. 'Numa final entre Espanha e EUA, encheríamos 12 estádios olímpicos', disse o secretário da entidade. Portanto, nada mais lógico do que se pensar em uma decisão num estádio de futebol. Nos EUA, se você esqueceu ou não sabe, o último 'All-Star Game' foi disputado no estádio do Dallas Cowboys. Público: 108.713 torcedores. Recorde no planeta. Quando foi que tivemos um público desses em um jogo de futebol recentemente? Aqui no Brasil ou na Europa. Se alguém souber, por favor, manifeste-se. Como disse, o interesse pelo basquete é grande demais. O jogo é emocionante, ao contrário do futebol que está repleto de 0 a 0 e 1 a 1, partidas onde 90% do tempo é composto de passes laterais e onde não acontece absolutamente nada. O futebol é chato, mas reconheço: é apaixonante. Não consigo entender por que, mas é apaixonante. Com o advento do cabo e com o interesse das pessoas por outras modalidades bem mais atraentes (basquete, tênis, voleibol, atletismo), o futebol que se cuide. Ou ele se moderniza ou correrá risco de ter sua liderança ameaçada. No Mundial da África do Sul não foram poucos os confrontos que apresentaram estádios com pouco público, onde a organização do evento teve que distribuir ingressos para tomar parte das arquibancadas (parte eu disse, e não a totalidade). Isso, num passado não muito distante, era inimaginável. Por que será que isso ocorreu? O futebol é chato. As pessoas estão tomando conhecimento de outras modalidades esportivas. No passado, a ditadura do futebol impedia o crescimento de outros esportes. Hoje, como disse, o cabo está apresentando às novas gerações essas modalidades. Não tardará o tempo em que o cabo será tão popular quanto a tevê aberta e a tevê aberta terá que abrir sua grade para outras modalidades, pois as novas gerações não serão filhas da ditadura do futebol. Como disse, o futebol que se cuide; ou ele se moderniza ou terá seu reinado ameaçado. O basquete já percebeu que isso é possível. Outras modalidades farão o mesmo rapidamente."  

O professor, após a leitura, lançará uma questão aos alunos:

O basquetebol é um esporte muito popular no mundo. Um dos fatores é que, em muitos países, existem locais para a prática. Como podemos adaptar materiais, regras e espaços para a prática deste esporte?

Os alunos, nos mesmos grupos, deverão elaborar materiais alternativos para a cesta e a bola para praticarem no espaço escolar, sem utilizar os materiais oficiais. Segue baixo algumas sugestões:

  • A cesta poderá ser feita pregando em uma parede um aro de alumínio ou a borda de um latão plástico.
  • A bola poderá ser de qualquer outra prática esportiva, como voleibol ou futebol de campo.

DICA: PROFESSOR, VALORIZE A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS NESTA ATIVIDADE!

As formas criadas deverão ser vivenciadas pelos alunos em forma de rodízio (ou seja, todos irão vivenciar todas as formas criadas).

Recursos Complementares
Avaliação

Será construído um livreto sobre a temática da aula com os textos produzidos na atividade 1, as discussões e as formas adaptadas criadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.