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Brincando com cones, arcos e Bambolê

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver  a  sua criatividade, o equilíbrio, a agilidade e a lateralidade;

Brincar com materiais pouco utilizados na escola e que possam ajudá-lo em seu lazer fora da escola

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Brincando com cones, arcos e Bambolê

AULA 1

ATIVIDADE I

Utilizar o bambolê em diferentes partes do corpo como na cintura, no pescoço, nos braços e nas pernas.

COMO FAZER

Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar. Na hora em que os alunos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som.

COMO BRINCAR

O aluno coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços.

ATIVIDADE II

O grupo de alunos deverá estar bem dividido pelo espaço da quadra (brincar com bambolê exige espaço.) a dica é começar pelos movimentos mais fáceis:

- Os alunos começam girando o bambolê em torno do braço;

- Giram em torno do pescoço;

- Giram em torno da perna esquerda e depois da perna direita;

- Tentam mantê-lo rodando em volta da cintura;

- O professor lançará um desafio para ver quem consegue ficar mais tempo bamboleando. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair. 

ATIVIDADE III

As mesmas atividades anteriores, porém, realizadas com dois bambolês.

ATIVIDADE IV

Circuito combinado

Material: cones ou garrafas Pet, bambolês ou fazer círculos no chão com giz, 2 colchonetes e 2 bolas.

Dividir a turma em dois grupos, cada grupo deverá ser posicionado em colunas na linha inicial do circuito. O material deverá ser colocado da seguinte forma:

Os cones deverão estar um na frente do outro com direções alternadas formando um zig-zag, os bambolês, o colchonete e a bola próxima a tabela de Basquete. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna, deverá correr em zig-zag entre os cones, ao chegar nos bambolês, correr de forma que cada pé toque o centro dos bambolês, no colchonete efetuar rolamento pegar a bola e efetuar uma cesta na tabela de basquete (na falta de uma cesta de basquete, colocar um balde, uma caixa de papelão ou um aluno segurando um bambolê com os braços estendidos para cima

AULA 2

ATIVIDADE I

1) Colocar os arcos horizontalmente nas paredes ou colunas do ginásio ou quadra, separar seus alunos em dois grupos e pedir para que eles joguem um mini basquete e lancem a bola ao arco, eles poderão quicar a bola com a mão aberta e segurar a bola para passar ou arremessar a cesta.

2) Gol ambulante:

Os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado). As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe não poderá deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)

ATIVIDADE II

Divide-se a turma em 2 grupos distintos que ficam dispostos nas laterais da quadra. Numera-se (ou nomea-se como quiser) cada aluno de um grupo com os mesmos números correspondentes do outro grupo. Ao sinal do professor (o número citado), estes alunos deverão correr ao centro da quadra, pegar a bola driblar até a área escolhida para a execução da bandeja e jogar a bola na tabela. Quem colocar a bola ao centro primeiro após o arremesso (em tabelas diferentes ou arcos horizontalmente na parede), marcará um ponto para sua equipe. 

ATIVIDADE III

Divide-se a turma em dois times. Distribui-se arcos numerados dentro e fora da área restritiva, dentro dos quais, as equipes deverão arremessar. Cada arco terá uma pontuação pré-estabelecida. O primeiro de cada equipe inicia na posição mais fácil (1) se acertar passa para a (2) e o próximo da fila recomeça na (1). Os alunos vão progredindo de posição em posição. Se errar o aluno deve ir pro fim daquela fila (posição) em que está e se vencer progride de arco.

Ganha a equipe que conseguir vencer a equipe toda em todas as posições.

AULA 3

ATIVIDADE I

A turma dividida em grupos de 3 ou 4 alunos, com uma bola e um bambolê. Um dos alunos irá segurar um arco lateralmente e acima da cabeça, os outros alunos do grupo irão tentar fazer o arremesso atingindo o alvo.

ATIVIDADE II

Dois grupos de alunos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols). Colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata. O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones. 

OBS. 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.

OBS. 02: A defesa obedecerá a marcação da área de handebol.

http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1301210775

AULA 4

ATIVIDADE

Divide-se a turma em dois times. Distribui-se arcos numerados dentro e fora da área restritiva, dentro dos quais, as equipes deverão arremessar. Cada arco terá uma pontuação pré-estabelecida. O primeiro de cada equipe inicia na posição mais fácil (1) se acertar passa para a (2) e o próximo da fila recomeça na (1). Os alunos vão progredindo de posição em posição. Se errar o aluno deve ir pro fim daquela fila (posição) em que está e se vencer progride de arco.

Ganha a equipe que conseguir vencer a equipe toda em todas as posições

ATIVIDADE II

Esse é um jogo de rua e a formação inicial consiste em uma fileira de alunos de frente a uma fileira de seus respectivos cones. O jogo começa com um aluno lançando uma bola e tentando acertar um dos cones. Caso não acerte o jogo continua com uma nova tentativa por um outro jogador. Se for atingido um dos cones o dono deste deverá correr em direção da bola e tentar acertar um dos colegas. Se o jogador acertar um colega, um ponto para quem acertou, se errar um ponto para quem não foi atingido.

Quem completar 03 pontos primeiro vai para o paredão.

http://professoraheloisaedfisica.blogspot.com/2009/05/brincadeiras.html

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir aos alunos que identifiquem as habilidades motoras desenvolvidas nas aulas por meio de brincadeiras;

Relacionar as brincadeiras realizadas na escola que também possam ser realizadas em outros espaços de lazer.

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