Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As máscaras em diferentes culturas

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar o uso de máscaras em diferentes épocas e culturas.

Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou na internet.

Produzir máscaras com materiais alternativos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema estudando, com os alunos, o texto “História das Máscaras” de Ana Lucia Santana presente no Site:

http://www.infoescola.com/artes/historia-das-mascaras/ (acesso em 12/11/2010)

É necessário enfatizar que o uso de máscaras, em algumas culturas, permitiam acesso  a dimensões espirituais invisíveis, em outras, davam mais vida às narrativas. Em alguns povos a máscara era utilizada para ornamentar os mortos, enquanto que em outras civilizações estavam presentes em diversos festejos.

Dessa forma, o professor poderá chamar atenção para o uso das máscaras em diferentes épocas e por civilizações distintas.

 Isso será melhor assimilado pelos alunos através de imagens, projetadas ou impressas, de exemplos de máscaras ao longo da história.

 

Cabeça de metal de um Obá ou um Rei de Benin, 1500 a.C.

http://2.bp.blogspot.com/_FK5QjE4gwZc/TNrHVQFAPhI/AAAAAAAAJRg/noWijhDKEI4/s400/mascara-africana2.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscara funerária que cobria o rosto da múmia de Tutancâmon, 1324 a.C.

http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/2951/2951814/5514/tutancamon.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscara maia em mosaico de turquesa, jadeíta, osso e madeira. Final do Séc. XV - início do Séc. XVI.

http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/07/jadeita-mask-257x300.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscara do espírito Tamoko - Índios Wayana Apalay

http://www.iande.art.br/mascara/diversos/wayana%20tamoko%20050910a.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscara de comédia grega, Séc V a.C

http://blog.clickgratis.com.br/uploads/k/Kaaxh/181865.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscaras de Commedia dell’Arte, Itália Séc XVI.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ry5Z9BdYHAD8gM:http://x-o-x-o.zip.net/images/mascaras_comedia_del_arte.jpg&t=1

(acesso em 16/11/2010)

Máscara de carnaval, Brasil Séc XXI.

http://img02.portaisdamoda.com.br/newsp/22745.jpg

(acesso em 16/11/2010)

Máscara do filme V de Vingança, Estados Unidos 2006.

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSoWDv3pr8N275TiFKsJQxrRxTcSMUT2zgYXOc2Uft4TTQWnNu6g

(acesso em 16/11/2010)

Após a exposição das máscaras, o professor pedirá que cada aluno faça uma breve pesquisa sobre o tema, pedindo que eles busquem em livros, revistas e/ou internet alguma imagem de uma máscara que lhes chamem atenção. É importante que o aluno também identifique a origem e as funções da máscara por eles escolhidas. O trabalho deverá ser apresentado na aula seguinte.

 

Aulas 2:

Tendo, os alunos, realizado suas pesquisas, o professor disponibilizará o local da escola onde melhor serão apresentados os trabalhos para as turmas. É importante que esse ambiente possibilite um debate acerca das diversas origens e funções das máscaras selecionadas pelos alunos. Ao final da aula, o professor anunciará que a partir da próxima aula, os alunos construirão suas próprias máscaras, portanto, eles já devem ir pensando nas formas desejadas para as mesmas.

 

Aula 3:

Para terceira aula, é necessário que o professor disponibilize os seguintes materiais:

- Bolas de soprar

- Revistas ou jornais que possam ser recortados

- Cola

- Pincéis

- Tesouras

Os alunos produzirão uma máscara de rosto inteiro com materiais de fácil acesso a todos.

Com a bola de soprar, os alunos farão o molde onde a máscara será construída. O professor pedirá que cada aluno encha uma bola do tamanho do próprio rosto e as amarre para que o ar não escape.

Em seguida, será feita uma mistura de cola e água para que os alunos colem pedaços de papéis  de revistas ou jornais em uma das metades da bola cheia. Esse processo será facilitado se os alunos usarem pincéis para espalhar a cola. É importante lembrar aos alunos que quanto mais camadas de papéis forem utilizadas, mais dura ficará a máscara, e por consequência, mais resistente.

Ao colar os papéis na bexiga, dois espaços devem ser reservados pra os olhos. Os alunos poderão optar se também querem reservar espaço para a boca e o nariz.

Concluída a parte dos moldes, o professor disponibilizará um espaço para que os mesmos possam secar e pedirá para que, em casa, os alunos procurem materiais diversos para fazerem o acabamento das máscaras e os tragam na aula seguinte. Para isso eles devem pensar na função da máscara que será criada por eles. (religiosa, festiva, assustadora, teatral, etc).

Sugestões de materiais: Retalhos de tecidos, terras, miçangas, sementes, papéis coloridos, folhas, etc:

 

Aula 4:

O professor entregará os moldes, já secos, para que os alunos criem seus próprios acabamentos. A bola de soprar poderá ser estourada e retirada do molde.

O professor deve orientar os alunos a colar os materiais por eles escolhidos em suas respectivas máscaras e discutir a cerca da função selecionada para as mesmas, sem, com isso, intervir nas decisões e na criatividade dos alunos.

 

Aula 5:

Com as máscaras prontas, o professor pedirá que os alunos criem um pequeno texto explicando as funções da máscara por eles criada. O aluno poderá exercitar sua imaginação criando culturas, povos ou, até mesmo, países imaginários, ou se focar em exemplificar uma cultura já existente na qual sua máscara se baseou.

O professor escolherá, junto com alunos, um local na escola onde as máscaras serão expostas junto com o texto explicativo, imitando uma exposição de museu.

 

 

 

Imagens de máscaras produzidas na Escola Cosette de Alencar sob a orientação da professora de Artes e expostas na II Mostra Estudantil de Arte, Juiz de Fora - 2010

(Fotos de arquivo pessoal)

Recursos Complementares

Mais informações sobre o uso da máscara no decorrer da história:

http://www.triplov.com/editorial/mask.html  

(acesso em 12/11/2010)

Site com diversas imagens de máscaras de diferentes funções:

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/m%C3%A1scaras.html

(acesso em 12/11/2010)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final, quando todos os trabalhos serão expostos na escola. O processo avaliativo considerará a participação e empenho na realização das atividades, o entendimento do tema abordado, além da contribuição e respeito à exposição oral dos colegas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.