13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Conhecer a história do hapkidô; compreender de que forma o hapkidô se difundiu em nosso país; vivenciar o hapkidô.
Noção da dinâmica e do histórico das artes marciais.
Espaço: tatame, ou sala com colchões espalhados pelo chão.
Materiais: tatame
Reunir a turma e apresentar o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=hhTzWNmpqtA (hapkidô)
Acessos em 09/12/10.
Em seguida, dar início a um debate com base nas questões: Vocês já ouviram falar no hapkidô? No vídeo foi falado que o hapkidô se parece com outras lutas, quais seriam?(judô, jiu jitsu e taekowdo). Vocês sabem onde ele surgiu? Contar a história do hapkidô mostrando à turma as fotos abaixo:
Guerra na Coréia antiga
Desenvolvimento das artes marciais coreanas
Sogaku Takeda, japonês, pai adotivo do criador do Hapkidô, o coreano Choi Yong Sul.
Um dos criadores do Hapkidô moderno, o coreano Choi Yong Sul.
Fonte: http://hapkidopro.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
“Após a terceira grande invasão da Coréia pelo Japão em 1907, o legendário Choi Yong Sul , aos três anos de idade, foi levado ao Japão em cárcere, sendo adotado por Sogaku Takeda, o único representante da família do Daito Ryu-Aikijujitsu e recebe o nome de Hioshida (Choi foi proibido de falar o coreano). Choi nesse meio tempo de prática do Daito Ryu-Aikijujitsu conhece uns dos alunos mais graduados de Takeda, o Sensei Murihei Ueshiba (fundador do Aikido). Ao final da Segunda Guerra Mundial e devido à crise pós-guerra do Japão, Choi retorna para Coréia. Em Taegu, sua terra natal, começa a ensinar para um pequeno grupo de pessoas sua arte denominada YAWARA. Desse grupo inicial podemos destacar Suh Bok Sup - o primeiro aluno de Choi que já praticava o Yodo, espécie de judô coreano -, Ji Han Jae e Kim Moo Woong. Kim Moo Woong tinha praticado o Tang Soo Do, que já era praticado na Coréia desde 1944, estilo "Chung Do Kwan", fundado por Lee Won Kuk e oriundo do "Tang Su". A arte Marcial ensinada por Choi que também passou a ser chamada "YU KWON SUL" não tinha chutes, foi introduzido posteriormente por influência do Tang Soo Do praticado pelos seus próprios alunos e ainda teve alguma coisa do yodo. Em 1948, Choi com 44 anos começa a ensinar essa Arte Marcial a qual ele passou a chamar de Hapkikwonsul e depois em 1957 juntamente com participação efetiva de Ji Han Jae, foi chamado de HAPKIDO, que mais tarde inclui técnicas de ataques com mãos vazias, Dang Bong e Jang Bong. (HAP - conjunto, harmonia; KI - energia interior; DO - caminho, escola). Em 1963 esses seus alunos e outros como Joo Bang Lee, Kwang Wha Won, Hwang In- Shik, In Hyuk Suh e Hwang Ki fundaram a Korea Hapkido, que mais tarde, sob o comando de Ji Han Jae e Kim Moo Wong, se tornou a Korea Hapkido Association - KHA.”
(Adaptado de: http://hapkidopro.blogspot.com/2010_10_01_archive.html)
Acessos em 09/12/10.
Dividir os alunos em duplas e organizar com a turma uma vivência das técnicas básicas do hapkidô. Destacar que não é permito violência durante a movimentação.
Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/
Acesso em 09/12/10.
Organizar com a turma uma vivência das técnicas de chute do hapkidô. A prática deverá ser individual e experimental.
Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/
Reunir novamente a turma e retomar a discussão da atividade 1, destacando a seguinte questão:
Vocês acham que o hapkidô é bem conhecido no Brasil?
Dividir os alunos em dois grandes grupos e fazer um júri simulado em que um grupo defenderá o hapkidô como prática bem conhecida no Brasil explicitando seus motivos e o outro grupo deverá afirmar que o hapkidô não é bastante conhecido, explanando também suas razões.
Apoio:
Hapkidô como prática difundida no Brasil, argumentos:
Hapkidô como prática não difundida no Brasil, argumentos:
O professor deverá utilizar os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=29zQ9KbRk_c; http://www.youtube.com/watch?v=e0USid-UQW4 como auxílio para a seleção dos movimentos a serem ensinados na atividade 2.
O professor deverá utilizar os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=e1f305LAF5c; http://www.youtube.com/watch?v=oXjhoN1koc8&feature=related como auxílio para a seleção dos movimentos a serem ensinados na atividade 3.
http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/
http://www.artes-marciais.net/hapkido.html
http://www.hapkidotadao.com.br/
Acessos em 09/12/10.
Efetivar-se-á como observação no decorrer das discussões e do júri simulado da atividade 4.
Quatro estrelas 2 classificações
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05/05/2011
Três estrelasAula está muito boa, bem detalhada com a história e decorrer da evolução do hap ki do até os dias de hoje. Parabéns.
04/01/2011
Cinco estrelasGosto muito do Hapkido, eu ainda não o treinei, mas em breve vou começar. Sou muito fã do Jackie Chan, e ele ja tem um ótimo grau nessa modalidade.