Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo novas lutas: o hapkidô.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do hapkidô; compreender de que forma o hapkidô se difundiu em nosso país; vivenciar o hapkidô.

Duração das atividades
150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção da dinâmica e do histórico das artes marciais.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: tatame, ou sala com colchões espalhados pelo chão.

Materiais: tatame

Atividade 1

Reunir a turma e apresentar o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=hhTzWNmpqtA (hapkidô)  

Acessos em 09/12/10.

Em seguida, dar início a um debate com base nas questões: Vocês já ouviram falar no hapkidô? No vídeo foi falado que o hapkidô se parece com outras lutas, quais seriam?(judô, jiu jitsu e taekowdo). Vocês sabem onde ele surgiu? Contar a história do hapkidô mostrando à turma as fotos abaixo:

Guerra na Coréia antiga

Desenvolvimento das artes marciais coreanas

Sogaku Takeda, japonês, pai adotivo do criador do Hapkidô, o coreano Choi Yong Sul.  

Um dos criadores do Hapkidô moderno, o coreano Choi Yong Sul.

Fonte: http://hapkidopro.blogspot.com/2010_10_01_archive.html 

“Após a terceira grande invasão da Coréia pelo Japão em 1907, o legendário Choi Yong Sul , aos três anos de idade, foi levado ao Japão em cárcere, sendo adotado por Sogaku Takeda, o único representante da família do Daito Ryu-Aikijujitsu e recebe o nome de Hioshida (Choi foi proibido de falar o coreano). Choi nesse meio tempo de prática do Daito Ryu-Aikijujitsu conhece uns dos alunos mais graduados de Takeda, o Sensei Murihei Ueshiba (fundador do Aikido). Ao final da Segunda Guerra Mundial e devido à crise pós-guerra do Japão, Choi retorna para Coréia. Em Taegu, sua terra natal, começa a ensinar para um pequeno grupo de pessoas sua arte denominada YAWARA. Desse grupo inicial podemos destacar Suh Bok Sup - o primeiro aluno de Choi que já praticava o Yodo, espécie de judô coreano -, Ji Han Jae e Kim Moo Woong. Kim Moo Woong tinha praticado o Tang Soo Do, que já era praticado na Coréia desde 1944, estilo "Chung Do Kwan", fundado por Lee Won Kuk e oriundo do "Tang Su". A arte Marcial ensinada por Choi que também passou a ser chamada "YU KWON SUL" não tinha chutes, foi introduzido posteriormente por influência do Tang Soo Do praticado pelos seus próprios alunos e ainda teve alguma coisa do yodo. Em 1948, Choi com 44 anos começa a ensinar essa Arte Marcial a qual ele passou a chamar de Hapkikwonsul e depois em 1957 juntamente com participação efetiva de Ji Han Jae, foi chamado de HAPKIDO, que mais tarde inclui técnicas de ataques com mãos vazias, Dang Bong e Jang Bong. (HAP - conjunto, harmonia; KI - energia interior; DO - caminho, escola). Em 1963 esses seus alunos e outros como Joo Bang Lee, Kwang Wha Won, Hwang In- Shik, In Hyuk Suh e Hwang Ki fundaram a Korea Hapkido, que mais tarde, sob o comando de Ji Han Jae e Kim Moo Wong, se tornou a Korea Hapkido Association - KHA.”

(Adaptado de: http://hapkidopro.blogspot.com/2010_10_01_archive.html)  

Acessos em 09/12/10.

Atividade 2

Dividir os alunos em duplas e organizar com a turma uma vivência das técnicas básicas do hapkidô. Destacar que não é permito violência durante a movimentação.

Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/ 

Acesso em 09/12/10.

Atividade 3

Organizar com a turma uma vivência das técnicas de chute do hapkidô. A prática deverá ser individual e experimental.

Fonte: http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/ 

Atividade 4

Reunir novamente a turma e retomar a discussão da atividade 1, destacando a seguinte questão:

Vocês acham que o hapkidô é bem conhecido no Brasil?

Dividir os alunos em dois grandes grupos e fazer um júri simulado em que um grupo defenderá o hapkidô como prática bem conhecida no Brasil explicitando seus motivos e o outro grupo deverá afirmar que o hapkidô não é bastante conhecido, explanando também suas razões.

Apoio:

Hapkidô como prática difundida no Brasil, argumentos:

  • sua popularidade tem crescido em nosso país;
  • maior divulgação na mídia, como por exemplo, a reportagem vista na atividade 1 feita por uma afiliada da Rede Globo, a principal emissora de televisão do país;
  • crescimento de projetos sociais de hapkidô;
  • grande número de eventos competitivos.

Hapkidô como prática não difundida no Brasil, argumentos:

  • maior popularidade de outras artes maciais;
  • pequeno número de academias que oferecem o hapkidô;
  • desconhecimento da modalidade por grande parte da população;
  • número reduzido de profissionais mestres em hapkidô.
Recursos Complementares

O professor deverá utilizar os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=29zQ9KbRk_c; http://www.youtube.com/watch?v=e0USid-UQW4 como auxílio para a seleção dos movimentos a serem ensinados na atividade 2.

O professor deverá utilizar os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=e1f305LAF5c;  http://www.youtube.com/watch?v=oXjhoN1koc8&feature=related como auxílio para a seleção dos movimentos a serem ensinados na atividade 3.

http://mbeck.com.br/oriental/artes-marciais/uma-aula-de-hapkido-tradicional/  

http://www.artes-marciais.net/hapkido.html  

http://www.hapkidotadao.com.br/ 

Acessos em 09/12/10.

Avaliação

Efetivar-se-á como observação no decorrer das discussões e do júri simulado da atividade 4.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jorge luiz cardoso, Rio Branco Hap ki do/Tae kwon do Center , Minas Gerais - disse:
    cardoso_personall@hotmail.com

    05/05/2011

    Três estrelas

    Aula está muito boa, bem detalhada com a história e decorrer da evolução do hap ki do até os dias de hoje. Parabéns.


  • leonan, jarutas artes marciais , Mato Grosso - disse:
    leonansos12@gmail.com

    04/01/2011

    Cinco estrelas

    Gosto muito do Hapkido, eu ainda não o treinei, mas em breve vou começar. Sou muito fã do Jackie Chan, e ele ja tem um ótimo grau nessa modalidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.