19/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Professor, a afetividade é um elemento facilitador na aprendizagem em qualquer faixa etária, mas para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental que estão entre 6 e 8 anos ela tem um papel fundamental, principalmente quando lidamos com o afeto que se estabelece nas relações familiares. Assim, trabalhar com esse tema mobiliza não só conteúdos de História, mas também lidamos com valores e sentimentos, como Ética. Acreditamos que contextualizar este tema por meio da música e do kirigami (artes), possibilita uma aprendizagem significativa.
1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
Organize os alunos na rodinha, assentados no chão e diga-lhes que vamos iniciar nossa aula ouvindo uma música que fala das famílias.
Resgate os conhecimentos que eles têm sobre família. Questione-os:
-Quem compõe uma família?
-Como é uma família?
Leve o CD com a música “Família” da Banda Titãs e ouça com os alunos. Se em sua escola tiver sala de multimídia leve-os para assistirem ao vídeo no sítio a seguir onde eles vão ver a banda tocando esta música: http://letras.terra.com.br/titas/48973/ Acesso em 08/12/2010
Titãs - Composição: Arnaldo Antunes / Toni Bellotto
Família! Família! Papai, mamãe, titia Família! Família! Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família!...
Família!Família! Vovô, vovó, sobrinha Família! Família! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm Fica doente Uô! Uô! Procura uma farmácia de plantão O choro do nenêm é estridente Uô! Uô! Assim não dá pra ver televisão... |
Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família! Cachorro, gato, galinha Família! Família! Vive junto todo dia Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata Uô! Uô! O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô! Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah! Família! Família êh! Familia ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!... |
Fonte: http://letras.terra.com.br/titas/48973/ Acesso em 10/12/2010
EXPLORANDO A MÚSICA
Professor, a família na sociedade atual, vem passando por transformações que estão ligadas as mudanças estruturais da sociedade e por consequência estas mudanças afetam a dinâmica de funcionamento da família, as relações entre os seus membros e o desempenho dos diversos papéis sociais no seu interior o que também acarreta diferentes configurações familiares. Atualmente as famílias nucleares, compostas por pai, mãe e filhos ainda é predominante, mas vem sofrendo várias modificações, como a redução de seus membros. Podemos observar o crescente aumento das famílias monoparentais, ou seja, compostas pela mãe e filhos ou pelo pai e filhos. Este tipo de família é muitas vezes fruto de divórcios ou viuvez, isto também altera os papéis dentro da família.
Professor, dependendo da região que você trabalha, algumas configurações serão predominantes, por isso é importante levantar estes dados com os alunos, buscando sempre respeitar as diferentes configurações familiares.
Ouça a música ou assista a apresentação da banda Titãs e cante com os alunos. Apesar de não ser uma música infantil ela não contém falas ou expressões inadequadas para crianças.
Explore as relações familiares abordadas na música, para isso trabalhe com a inferência tais como:
- A família na música é composta por quais membros?
-Como vocês acham que esta família vive?
-Como deve ser a relação entre os membros da família?
LEITURA
Professor, depois que você explorou oralmente o tema da música, entregue uma cópia para cada aluno ou leve um cartaz com a letra dela. Se a sua turma for de 1º ano do Ensino Fundamental, lembre-se que a letra deve ser de imprensa, pois ela possibilita a percepção da letra e da palavra. Para a criança que ainda está na fase silábica ou em transição para a fase alfabética da escrita ela é importante.
Leia para eles localizando as palavras e fazendo o movimento da leitura com cuidado, depois solicite que leiam coletivamente. Para as turmas de 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental solicite que façam a leitura silenciosa e depois a leitura jogralizada.
Nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental explore as rimas, veja um exemplo:
1- Circule de vermelho, na música, as palavras que rimam com família: titia, dia, mania.
2- Circule de azul, na música, as palavras terminadas com ão: não, pão, tostão, plantão, televisão, ladrão, portão.
3-Circule de amarelo a palavra família e conte quantas vezes ela é repetida, na música: 33 vezes.
4-Responda:
a) Quantas palavras terminadas com ão você encontrou? Sete palavras.
b) Qual dessas palavras possui mais sílabas e quantas sílabas ela possui? Televisão, possui 4 sílabas.
2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.
Figura 1- Fonte CD Clipart, vol 5
Professor, se a sua turma for do 1º ano do Ensino Fundamental, faça a exploração oralmente, mas na turma de 3º ano poderá trabalhar por escrito. Este trabalho atende aos DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA (SAEB).
1) No verso “O choro do nenêm é estridente”, o autor quis dizer que:
( ) O nenêm chora pouco.
( ) O choro incomoda a mamãe.
( X ) O choro é alto e fino.
( ) O choro é porque ele está doente.
2) A expressão “Precisa descolar um ganha pão”, é uma linguagem utilizada em:
( ) Livros escolares.
( X ) Conversas com amigos.
( ) Receitas de remédio.
( ) Contos de fadas.
3) O tema da música é:
( ) A família almoça junto todo dia
( X ) O dia a dia de uma família.
( ) A mãe morre de medo de barata.
( ) O pai morre de medo de ladrão.
4) Fazem parte da música, exceto:
( ) vovó, vovô
( ) papai, mamãe
( ) titia, sobrinha
( X ) netinho, priminha
5) Descubra no caça palavras, as respostas que você encontrou para as perguntas abaixo:
a) Ele trabalha para sustentar a família: PAPAI
b) Ela cuida dos filhos - MAMÃE
c) Ele precisa de cuidados da mamãe e do papai - NENÊM
d) Ela criou seus filhos e agora cuida dos netos- VOVÓ
e) Ela é irmã da mamãe - TITIA
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM KIRIGAMI
Professor, depois de explorar os diferentes tipos de família proponha um trabalho com kirigami para que os alunos caracterizem a si próprios e aos seus familiares. O kirigami “é uma técnica mista em que além de utilizar a dobradura no papel – origami, utiliza-se de cortes – kiri. O kirigami normalmente é feito utilizando alguns cortes, podemos dobrá-lo para formar as figuras desejadas. É uma técnica cuja simplicidade chega a impressionar em função dos resultados que são possíveis de obter.”
Fonte: http://origami.em.blog.br/archives/kirigami/. Acesso em 10/12/2010
CARACTERIZANDO MINHA FAMÍLIA
Para este trabalho nós vamos precisar de:
. Papel (sulfite ou outro), branco ou colorido;
. Tesoura;
. Lápis de cor;
. Materiais para colagem (lã, cordão, tecido e outros de sua preferência), são opcionais.
Vamos representar a família por meio da figura humana, para isso vamos utilizar a técnica do kirigami, que associa a dobradura e o recorte. Siga a sua técnica:
. Distribua o papel, tesoura e lápis para os alunos.
. Faça um modelo para os alunos verem. Mostre-lhes o passo a passo.
. Primeiro dobre a folha de papel, como se estivesse enrolando, mas com as dobras bem marcadas. O tamanho das dobras é que vai determinar o tamanho dos bonecos.
. Depois de recortados, abra a folha e terá um ou mais bonecos iguais, depende das dobras que fez.
. Faça os recortes fazendo a silhueta do corpo. Os alunos vão caracterizá-los diferenciando-os de acordo com cada membro da família. Veja a seguir um exemplo:
Figuras 2, 3, 4 e 5- Fonte: acervo da autora
Os alunos poderão recortar cada boneco separado caracterizando-os já no recorte ou cortar vários bonecos juntos ligados ou não, com tamanhos e outros detalhes de acordo com o membro da família. Depois de realizada esta atividade, solicite que colem no caderno ou em uma folha e descrevam como é cada membro da família e a relação entre eles, ou seja, o papel de cada um na família.
Amigos: grupo de convívio mais próximo e suas interrelações
Professor, utilize a técnica do kirigami para trabalhar com as relações de amizade.
Oriente os alunos a fazerem kirigami dos amigos da sala. Para isso, eles deverão dobrar a folha de papel em várias dobras, assim ao abrir a folha terão vários bonequinhos de mãos dadas.
Eles deverão colar os bonequinhos em uma folha e identificá-los de acordo com a relação entre eles, ou seja aqueles com quem mais brincam ou têm afinidades.
Deverão escrever o que cada um tem de bom, ou seja características positivas. Depois eles apresentarão para a turma.
Aproveite este momento para mediar as situações de conflitos ou de discriminação se existir entre o grupo.
4ª atividade- aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO A ÁRVORE GENEALÓGICA
Professor, depois de discutir sobre as diferentes configurações das famílias, sobre os papéis de cada um e as relações que se estabelecem dentro da família, proponha a elaboração da árvore genealógica. Os alunos poderão desenhar ou escrever os nomes dos membros da sua família ou levar para casa e colar fotos. No sítio a seguir você encontra diferentes modelos de árvores genealógicas ou cada aluno poderá criar seu próprio modelo. Mas, é importante que eles entendam o princípio da elaboração de árvore genealógica, para isso questione-os:
-Por que a família é representada por uma árvore?
-Quem vem primeiro no tronco?
-Quem vem nos galhos?
Veja a seguir um modelo que selecionamos:
Figuara 6- Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_qRzNZBCE9AY/S5bpvQ6wgcI/AAAAAAAABHQ/08x-7DtGJcs/s1600-h/arvore+genealogica.JPG Acesso em 10/12/2010
SOCIALIZANDO
Professor, para finalizar, faça uma exposição dos trabalhos dos alunos. Você poderá fazer um mural ou então solicitar que cada aluno vá até a frente e mostre o seu kirigami e sua árvore genealógica para os colegas
http://www.youtube.com/watch?v=I7daNjomJcg - Acesso em 10/12/2010
Vídeo de kirigami passo a passo.
http://www.din.uem.br/~ulpeneto/outros/abppprnorte%20(teste)/pdf/a07Simionato03.pdf Neste sítio você encontra um artigo que aborda as funções e transformações da família ao longo da história de Marlene Aparecida Wischral Simionato e Raquel Gusmão Oliveira. Acesso em 10/12/2010
http://recursos.wook.pt/recurso?&id=1046744 – Neste sítio você encontra um artigo que esclarece sobre os diferentes tipos de família. Acesso em 10/12/2010
Professor, a avaliação deve permear todas as atividades, desde a interação dos alunos na atividade com a música, bem como nas atividades de registro e de artes, pois todas elas são direcionadas por diferentes objetivos. Assim, registre os avanços e as dificuldades que eles encontrarem ao longo do trabalho. Verifique se os objetivos foram alcançados, estas informações serão valiosas no momento do planejamento.
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/01/2016
Cinco estrelasExcelente
06/08/2015
Cinco estrelasEsta com certeza irá ajudar-me e muito, pois estou iniciando a minha carreira de pedagoga.Gostaria de poder contar com a sua ajuda sempre, preciso e muito de colaboração. Agradeço.
26/04/2015
Cinco estrelasmuito bom me ajudou muito
04/10/2014
Cinco estrelasÓtimo.....
23/07/2014
Cinco estrelasMuito bom. Nota dez!
05/03/2014
Cinco estrelasGostei muito desta aula. Eu já estou trabalhando um prjeto sobre o tema Família, mas com o Tempo integral, do 6 ao 9 ano, fundamental. Eles ficam toos numa sala só. O regular é pela manhã eo integral é à tarde. Eu como professora de Portugês, estou com eles, com 08 aulas semanais. Então eu procuro atividades para o dia a dia. É minha primeira vez, dando aula para o tempo integral. Estou apredendo ainda. Eu leciono para o regular, do 6 ao 9 ano. Valeu muito! Obrigada!
23/02/2014
Cinco estrelasAMEI POIS PUDE TRABALHAR NÃO SÓ EM HISTÓRIA COMO TAMBÉM EM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
11/11/2013
Cinco estrelasÓtimo, super aplicada!
26/10/2013
Cinco estrelasParabéns pela aula, adorei!!
23/10/2013
Quatro estrelasMuito boa a sugestão dá para trabalhar as diferenças abordando a família e o círculo de amizade onde à criança está inserida. Valorizando o respeito e mais alguns valores que hoje parecem estar esquecidos em nossa sociedade.
08/04/2013
Cinco estrelas`´E uma sugestão muito criativo para trabalhar com as crianças , e lúdica .Uma forma prazerosa de abordar o assunto
31/03/2013
Cinco estrelasPARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO,TENHA CERTEZA QUE CONTRIBUIRA BASTANTE AUXILIANDO PARA UM BOM FUNCIONAMENTO EM SALA DE AULA.QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE PARA NOS DARMOS PROJEÇOES.TUDO DE BOM!
19/03/2013
Quatro estrelasAjudou bastante!!! Precisamos enovar nossas aulas com músicas e letras diferentes...
13/06/2012
Cinco estrelasPrefeito. Sem dúvida as aulas são excelentes, no conteúdo e sequência. Parabéns!
31/03/2012
Cinco estrelasEsse tipo de aula é muito estimulante para os alunos, dinâmica e objetiva, aprendizagem fácil e divertida. Sou professora de 2º ano e acho que é isso que falta nas salas de aulas dá trabalho, mais vem o resultado! Parabéns!
25/03/2012
Quatro estrelasÉ muito bom saber, que existe pessoas preocupadas em oferecer condições diferenciadas de ensino, as nossas crianças, que bom seria se podememos multiplicar inciativas como esta. parabens!
04/03/2012
Cinco estrelasGostei muito da sua aula, vou aplicar para minha turma de 1º e 2º ano.Você está de parabéns.