Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo textos: visitando o Modernismo brasileiro

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as características e parte da produção cultural relativa ao Modernismo brasileiro;
  • produzir textos orais e escritos a partir de textos selecionados de autores modernistas;
  • participar de uma adaptação e encenação de um texto moderno.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as características de um texto dramático.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando o Modernismo brasileiro

http://fmlima.blogspot.com/2010/06/modernismo-e-ciencias-sociais.html    Acessado em: 08 dez. 2010. 

Professor, o Modernismo brasileiro foi um movimento cultural que repercutiu sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX. Nessa primeira atividade, organize os alunos em 5 grupos. Eles desenvolverão, a partir de livros e da internet, uma pesquisa acerca desse movimento cultural.

Divida os pontos a seguir entre os grupos, de modo que os trabalhos não fiquem parecidos:

  • a Semana de Arte Moderna (1922);
  • o Manifesto da Poesia Pau-Brasil;
  • a importância das revistas Estética, Klaxon e Antropofagia;
  • a Primeira Geração do Modernismo;
  • a Segunda e a Terceira Geração do Modernismo.

Os alunos deverão produzir cartazes para serem utilizados ao longo da apresentação.

Links indicados para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo     Acessado em: 12 dez. 2010.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359    Acessado em: 12 dez. 2010.

http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html    Acessado em: 12 dez. 2010.

Caso queira que os alunos exercitem a capacidade de pesquisa, não indique os links e deixe que eles os busquem.

Dê cerca de 10 minutos para cada grupo apresentar. Caso seja necessário, complemente ou corrija as informações colocadas.         

http://artculturalbrasil.blogspot.com/2009/07/modernismo-no-brasil.html       Acessado em: 12 dez. 2010. 

ATIVIDADE 02

Questionando o Parnasianismo

Um dos princípios da poesia modernista é o questionamento e ironia aos parnasianos. Manuel Bandeira, autor de “Os sapos” e “Poética” abordou bastante essa questão.

Nessa atividade, divida os alunos em quatro grupos. Dois que trabalharão com o primeiro poema e dois com o segundo.

Cada um dos grupos será responsável por preparar uma análise interpretativista do poema. Por meio de uma apresentação oral e de cartazes, os alunos deverão:

  • analisar os sentidos que emergem de cada uma das estrofes;
  • considerar as características modernistas presente nos poemas (verso livre, críticas, etc);
  • no caso de “Os sapos”, considerar o fato de o poeta chamar de sapos os poetas parnasianos por aceitarem somente uma poesia rimada, formal, com rimas ricas. As reclamações dos parnasianos satirizadas e comparadas com o coaxar dos sapos em um rio;
  • no caso de “Poética”, considerar as críticas empreendidas a uma forma de lirismo formal que escolhe palavras eruditas e as “sintaxes de exceção”.

Link para os poemas:

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/sapos.htm    Acessado em: 12 dez. 2010. 

http://pensador.uol.com.br/frase/NTE5Njcx/     Acessado em: 12 dez. 2010. 

Não há aqui a necessidade de uma interpretação profunda dos textos. Busca-se a compreensão de todos de uma das características principais do modernismo brasileiro: a crítica ao verso formal dos parnasianos.   Estude muito bem os dois textos para que você possa complementar as apresentações dos alunos.       

ATIVIDADE 03

http://www.reidaverdade.com/modernismo-historia-caracteristicas-escritores.html       Acessado em: 12 dez. 2010. 

Segunda Geração e a música brasileira

Um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro foi Vinícius de Moraes. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, Vinícius é autor de vários grandes sucessos da Bossa Nova, tendo como parceiros Edu Lobo, Tom Jobim, João Gilberto e Chico Buarque.

A presente atividade toma como objeto de análise dos textos de Vinícius de Moraes, que são considerados grandiosos no universo da música popular brasileira: “Chega de Saudades” e “Garota de Ipanema”, ambas em parceria com Tom Jobim.

Link para a música “Chega de Saudade”: http://www.youtube.com/watch?v=jyDneyfQmxE&feature=related   Acessado em: 10 dez. 2010. 

Link para a letra de “Chega de Saudade”: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49257/       Acessado em: 10 dez. 2010. 

Link para a música “Garota de Ipanema”: http://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk&feature=player_embedded   Acessado em: 10 dez. 2010. 

Link para a letra de “Garota de Ipanema”: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49272/       Acessado em: 10 dez. 2010. 

Todos os alunos deverão possuir as letras das canções em estudo. Exiba-as duas ou três vezes e peça que eles comecem a construir uma interpretação das músicas. Nenhuma delas possui uma significação complexa, então não vão exigir muito deles. No entanto, ambas exercem um papel importantíssimo na esfera dos clássicos da música brasileira.

Faça uma explanação oral acerca das interpretações que surgirem.

Posteriormente peça que, em duplas ou trios, os alunos produzam um texto narrativo ficcional que tenha como personagens o eu lírico de “Chega Saudade” e a musa de “Garota de Ipanema”.

Você poderá demonstrar para os alunos qual era o contexto histórico de produção dos textos, bem como quais eram os costumes daquela época. Isso motivará os alunos na construção do espaço da narrativa.

Motive os grupos a utilizarem a criatividade para criar uma ambientação motivadora e que relacione o eu lírico.

Dê uma semana de prazo para a produção das narrativas. Posteriormente, organize um momento de leitura para os textos.

Reproduza, novamente, as canções para criar uma ambientação com as produções dos alunos.  

ATIVIDADE 04

Terceira Geração

Ao contrário da Primeira Geração, que pregava a liberdade formal, as ironias e as sátiras, os poetas da Terceira Geração modernista buscaram uma poesia mais “equilibrada e séria”, tendo como modelos os Parnasianos e Simbolistas. Na prosa, houve a busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva (Clarice Lispector), uma grande dimensão regionalista (Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto).

A presente atividade objetiva que os alunos preparem pequenas encenações acerca de alguns textos dessa fase do modernismo brasileiro.

Sugerimos os seguintes textos:

  1. O poema “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto: http://www.culturabrasil.pro.br/joaocabraldemelonetoo.htm 
  2. O conto “Feliz Aniversário”,  de Clarice Lispector: http://www.releituras.com/clispector_aniversario.asp 
  3. O conto “Famigerado”, de Guimarães Rosa: http://www.releituras.com/guimarosa_menu.asp 
  4. A crônica “Depois do Jantar”, de Carlos Drummond de Andrade: http://www.releituras.com/drummond_menu.asp 

Tais textos são somente sugestões. Há vários autores que contemplam os ideais da Terceira Geração modernista.

Divididos em 4 grupos (de acordo com a quantidade de textos trabalhados), os alunos adaptarão as obras para o gênero dramático. Não objetive uma encenação e uma adaptação complexa. O essencial é que os alunos se organizem de modo a apresentarem, por uma linguagem dramática, textos de autores importantes dessa fase modernista.

Em alguns textos, não há a quantidade de personagens suficiente para que todos os alunos atuem. Isso não deverá se constituir como um empecilho. Os demais componentes poderão participar na preparação do texto, do cenário, dos figurinos, etc.

É importante que você ensaie com os alunos antes das apresentações.

Se possível, organize a comunidade escolar (professores, colegas, pais) para assistirem às apresentações dos alunos.

Recursos Complementares

Texto "Revista “Klaxon”: reflexões sobre o modernismo no Brasil", de Arnaldo Daraya Contier: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Mestrado/Educacao_Arte_e_Historia_da_Cultura/Publicacoes/Volume5/Revista__Klaxon__reflexoes_sobre_o_modernismo_no_Brasil.pdf 

Acessado em: 11 dez. 2010.

Texto "Modernismo e discursos pós-modernos no Brasil", de Amós Nascimento:  http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp29art12.pdf 

Acessado em: 11 dez. 2010.

Avaliação

Após as atividades, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • Compreensão das características e de parte da produção cultural relativa ao Modernismo brasileiro;
  • produção de textos orais e escritos a partir de textos selecionados de autores modernistas;
  • participação na adaptação e encenação de um texto moderno.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sandra, IFRR , Roraima - disse:
    sandrita_mara@hotmail.com

    03/12/2012

    Quatro estrelas

    Ótimas sujestões.


  • ANA CRISTINA GAIO, COL. EST. RUI BARBOSA , Paraná - disse:
    ana.gaio@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Há tempos vinha buscando algo inovador para ensinar este conteúdo de Literatura aos alunos. Adorei! E meus alunos também.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.