23/12/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor mostre aos alunos a imagem abaixo (Fig.1)
Figura 1: Imagem de um Satélite
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_AIMO_oPJTyY/Sw_GRZBTdBI/AAAAAAAAEDw/jN2bIwJy6P0/s1600/1+nov+satelite+7.jpg Acessado em 04 Dezembro de 2010
Após apresentar a imagem, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Vocês conhecem o objeto que aparece na imagem? Qual o nome dele?
Em seguida, após os alunos expressarem suas opiniões acerca da figura em questão, o professor deverá dizer que o tema da aula será sobre “Satélite: o mensageiro do espaço”.
Atividade 1
Nesse momento, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação” (Fig.2), com duração de 01 minuto e 41 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo mostra a importância dos satélites para o sistema de aviação.
Link do vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação”
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/satelites-melhoram-sistemas-de-aviacao/8588 Acessado em: 04 Dezembro de 2010.
Figura 2: Vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Observação:
Para visualizar o vídeo é necessário utilizar o navegador Google Chrome.
Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão
Atividade 2
Em seguida, cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa – a ser feita na Internet, livros e revistas - sobre Satélites.
Temas para a pesquisa
1. Satélite: o que é, para que serve.
2. Definir como o Satélite funciona
3. Definição e exemplo de Satélite Artificial.
4. Definição e exemplo de Satélite Natural.
5. Relatar como se coloca um satélite em órbita.
6.Satélites de comunicações: o que são e para que servem.
7. Satélites científicos: o que são e para que servem.
8. Satélites militares: o que são e para que servem.
9. Satélites Astronômicos: o que são e para que servem.
10. Satélites Meteorológicos: o que são e para que servem.
11. Satélites de observação da Terra: o que são e para que servem.
Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa. É importante, que cada dupla pesquise, também, figuras para serem adicionadas em um painel a ser feito posteriormente.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.discoverybrasil.com/web/nasa/orbita/satelites/
http://www.teleco.com.br/sat.asp
http://satelite.cptec.inpe.br/home/
http://www.sat.cnpm.embrapa.br/ (Fig.3)
http://www.astromador.xpg.com.br/satelite.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/satelites.htm
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/astronomia/stars_satellites.html
http://www.amsat.org/amsat-new/information/faqs/portegues/
http://geographicae.wordpress.com/2008/02/26/rede-mundial-de-satelites-meteorologicos/
http://www.astro.iag.usp.br/~iwae/pres/laerte_iwae.pdf
Figura 3: Site de Sistemas de Orbitas de Monitoramento e Gestão Territorial
Atividade 3
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando as duplas da seguinte forma:
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 7 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 8;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 8 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 9;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 9 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 10;
Uma dupla que pesquisou sobre o tema 10 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 11.
Os membros do grupo deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.
Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar, sob supervisão do professor, um painel sobre Satélites Artificiais e Naturais, para sistematizar o conhecimento adquirido na aula. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas, do vídeo e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, os grupos deverão deverão expor os painéis em um local da escola em que haja grande circulação de alunos, para que as informações possam ser socializadas.
Os links abaixo se referem a Satélites:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que os satélites artificiais são muito importantes para atividades científicas, para os meios de comunicação, entre outros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!