Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Satélite: o mensageiro do espaço

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Satélite: o que é, o que faz e como funciona;
  • Aprender sobre a diferença entre satélites naturais e artificiais.
  • Aprender sobre como colocar um satélite em órbita;
  • A importância dos satélites para a vida humana: nos meios de comunicação, na previsão da meteorologia etc.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                 

Motivação:

Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor mostre aos alunos a imagem abaixo (Fig.1)       

Figura 1: Imagem de um Satélite           

Disponível em:     http://2.bp.blogspot.com/_AIMO_oPJTyY/Sw_GRZBTdBI/AAAAAAAAEDw/jN2bIwJy6P0/s1600/1+nov+satelite+7.jpg          Acessado em 04 Dezembro de 2010      

Após apresentar a imagem, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:     

 Vocês conhecem o objeto que aparece na imagem? Qual o nome dele?

Em seguida, após os alunos expressarem suas opiniões acerca da figura em questão, o professor deverá dizer que o tema da aula será sobre “Satélite: o mensageiro do espaço”.          

Atividade 1   

Nesse momento, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação” (Fig.2), com duração de 01 minuto e 41 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo mostra a importância dos satélites para o sistema de aviação.   

Link do vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação” 

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/satelites-melhoram-sistemas-de-aviacao/8588                             Acessado em: 04 Dezembro de 2010.    

Figura 2: Vídeo “Satélites melhoram o sistema de aviação”         

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Observação:

Para visualizar o vídeo é necessário utilizar o navegador Google Chrome.

Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão, em aula aberta, com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Para isso, disponibilizamos o roteiro abaixo.          

Roteiro de Discussão

  • Qual o principal assunto abordado no vídeo?
  • Qual recurso poderá auxiliar a aviação para que não haja mais acidentes aéreos?
  • Como é baseado o novo sistema brasileiro de aviação?
  • O que os novos radares brasileiros irão detectar?
  • Quando esses sistemas poderão entrar em operação?
  • Vocês sabem o que é um Satélite  e o que ele faz?
  • De acordo com o vídeo, o Satélite  é importante para a aviação? Por quê?

Atividade 2   

Em seguida, cada dupla  deverá escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa – a ser feita na Internet, livros e revistas - sobre Satélites.   

Temas para a pesquisa   

1. Satélite: o que é, para que serve.

2. Definir como o Satélite funciona

3. Definição e exemplo de Satélite Artificial.

4. Definição e exemplo de Satélite Natural.

5. Relatar como se coloca um satélite em órbita.

6.Satélites de comunicações: o que são e para que servem.

7. Satélites científicos: o que são e para que servem.

8.  Satélites militares: o que são e para que servem.

9.  Satélites Astronômicos: o que são e para que servem.

10. Satélites Meteorológicos: o que são e para que servem.

11. Satélites de observação da Terra: o que são e para que servem.     

Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa. É importante, que cada dupla pesquise, também, figuras para serem adicionadas em um painel a ser feito posteriormente.   

Sugestão de sites para a pesquisa:   

http://www.discoverybrasil.com/web/nasa/orbita/satelites/   

http://www.teleco.com.br/sat.asp  

http://satelite.cptec.inpe.br/home/ 

http://www.sat.cnpm.embrapa.br/   (Fig.3)  

http://www.astromador.xpg.com.br/satelite.htm  

http://ciencia.hsw.uol.com.br/satelites.htm  

http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/astronomia/stars_satellites.html  

http://www.amsat.org/amsat-new/information/faqs/portegues/  

http://geographicae.wordpress.com/2008/02/26/rede-mundial-de-satelites-meteorologicos/  

http://www.astro.iag.usp.br/~iwae/pres/laerte_iwae.pdf                      

Figura 3: Site de Sistemas de Orbitas de Monitoramento e Gestão Territorial       

Atividade 3   

De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando as duplas da seguinte forma:

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 7 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 8;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 8 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 9;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 9 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 10;

Uma dupla que pesquisou sobre o tema 10 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 11.     

Os membros do grupo deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula.     

Atividade 4   

Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar, sob supervisão do professor, um painel sobre Satélites Artificiais e Naturais, para sistematizar o conhecimento adquirido na aula. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas, do vídeo e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, os grupos deverão deverão expor os painéis em um local da escola em que haja grande circulação de alunos, para que as informações possam ser socializadas.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que os satélites artificiais são muito importantes para atividades científicas, para os meios de comunicação, entre outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.