11/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
O aluno para vivenciar esta aula necessita saber interpretar informações.
Inicialmente o professor abre um debate com a turma sobre o que os seus alunos entendem sobre fotografia.
Nesse momento é importante questionar sobre a fotografia e o seu tempo.
É importante que as falas das crianças sejam registradas para futuras consultas.
Depois desse momento o professor poderá conduzir a construção das perguntas de uma entrevista. Essa entrevista será realizada com algum familiar mais velho.
O professor deverá conduzir a construção das questões tendo em vista, o objetivo de resgatar a relação do entrevistado com a fotografia e com a máquina fotográfica, a fim de refletir sobre esse objeto e a suas funções ao longo da história, verificar em quais momentos a fotografia estava presente, se existia facilidade de acesso a este artefato etc.Por fim, pode-se pedir ao entrevistado alguma fotografia antiga que tenha lhe marcado.
Ao serem realizadas as entrevistas o professor deverá resgatar as questões iniciais para assim, diante das respostas apresentadas pelos entrevistados, conduzir uma nova conversa com a turma, tendo assim a possibilidade de confrontar com as primeiras impressões da turma.
Nesse momento o professor deverá resgatar a história da fotografia, trazer imagens antigas, apresentar essa história para a turma. Essa apresentação poderá ser através de slides, fotografias, como também em vídeo.
Sugerimos o seguinte vídeo: História da fotografia
Este vídeo encontra-se no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=8UXEvxu3Xyc
É importante que ao final desta aula o professor solicite um registro de seus alunos sobre o que observaram.
O professor reúne os alunos e os conduz por um passeio pela escola. Nesse passeio é importante que o professor vá conduzindo o olhar de seus alunos, faça com que os mesmos observem detalhes até antes nunca vistos. Nesse momento o professor poderá pedir que as crianças imaginem que são fotógrafos e peça que elas focalizem, dentro da paisagem da escola, uma imagem, depois peça que registrem essa imagem como uma fotografia, só que dessa vez através do desenho.Para tanto, distribui entre as crianças um pedaço de cartolina com um quadrado vazado no tamanho aproximado de 5cm x 5cm.
Ao chegar na sala é importante pedir para que as crianças aprimorem os seus desenhos e que cada um construa uma legenda para a sua produção.
Para finalizar o professor poderá disponibilizar uma máquina fotográfica para os seus alunos e orientá-los para tentar registrar, através da fotografia, a imagem que foi registrada pelo desenho.
Depois o professor poderá revelar as fotografias, solicitar que os seus alunos construam uma legenda para essas fotos e realizar uma exposição dos desenhos e fotografias da turma.
Sugerimos os seguintes sites para fundamentar esse tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia
http://www.fujifilm.com.br/comunidade/historia_da_fotografia/index.html
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!