08/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Com esta aula a criança, na faixa de cinco anos de idade, poderá:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE MONTEIRO LOBATO
1ºMomento: Professor, primeiramente mostre para as crianças fotografias ampliadas de alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo: Emília, Narizinho, Dona Benta e Pedrinho, depois comece a fazer questionamentos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/dialivro.html
2ºMomento: Mostre fotos de Monteiro Lobato e pergunte se as crianças o conhecem. Depois, apresente-o, contextualizando sua vida e obras (autor do Sítio do Pica-pau Amarelo e de outros livros), enfatizando sobretudo suas obras voltadas ao público infantil.
3ºMomento: Professor, exiba vídeos para a turma que retratem a vida do escritor. Depois, abra espaço para comentários.
http://www.youtube.com/watch?v=XVnrSfjIXQo&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I Entrevista com Monteiro Lobato
http://www.youtube.com/watch?v=9z4JFHpaXW4
http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI&feature=related
ATIVIDADE 02 - "VIAJANDO" ATÉ A SÃO PAULO DA ÉPOCA DE LOBATO.
1º Momento: Professor, peça para as crianças, com a ajuda dos pais ou de algum adulto, pesquisarem sobre a São Paulo na época em que Monteiro Lobato nasceu e viveu, como era a sociedade, a vida das pessoas, os meios de transporte, a educação, as roupas, as obrigações dos homens, mulheres e crianças da época.
Obs: O professor também deverá contribuir com a pesquisa, sobretudo com fotos.
2º Momento: Agora, organize a sala em círculo e discutam sobre o material trazido, elegendo os fatos que mais chamaram atenção deles sobre a São Paulo da época de Lobato.
3º Momento: Elaborar um texto coletivo contendo as principais informações socializadas na aula, sendo tal texto transcrito em uma cartolina. As crianças poderão ilustrar o texto com fotos ou desenhos e expor na sala de aula.
ATIVIDADE 03 - APRENDENDO SOBRE A CULTURA PAULISTANA
1ºMomento: Professor, primeiramente faça uma explanação sobre os aspectos culturais da cidade de São Paulo, como os movimentos musicais, a gastronomia, moda, a presença de povos dos mais diversos lugares, como italianos e japoneses, bem como a importância do povo nordestino para a formação e construção da cidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)
2ºMomento: Professor, divida a turma em grupos e forneça material (cartolina, tesoura, cola, coleções de hidrocor, revistas, entre outros). Solicite que cada grupo faça um cartaz utilizando fotos/desenhos e algumas informações básicas sobre alguns aspectos culturais da cidade, cada grupo ficará com um determinado aspecto: gastronomia, música, arquitetura e pontos turísticos...
3ºMomento : Agora, apresente a canção "Sampa" de Caetano Veloso.
http://www.youtube.com/watch?v=i0KRUGGajto - vídeo com Caetano Veloso cantando "Sampa"
http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/ - site com a letra da música
ATIVIDADE 04 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
1º Momento: Professor, convide alguns pais para participarem da leitura de histórias que ocorrerá na aula. Durante a aula, as crianças escolheram democraticamente um episódio do Sítio do Pica-pau Amarelo para ser lido. Quando a escolha for feita, a turma será organizada em círculo e o professor juntamente com os pais/responsáveis presentes lerão a história escolhida.
http://literaturaarteeprazer.blogspot.com/
2º Momento: Cada aluno escolherá uma das personagens do Sítio para se caracterizar, porém a caracterização será feita de modo livre, aproveitando o material disponível. Quando todos estiverem caracterizados, poderão dançar e cantar a música sobre o Sitio, composta por Gilberto Gil.
http://www.youtube.com/watch?v=XR2eiUH5F-k&feature=fvst - vídeo com a música.
Não há recursos complementares.
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/03/2011
Cinco estrelasadorei sua aula nem tenho q comentar tenho certeza q foi muito produtiva