20/12/2010
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Números Decimais;
Noção de Grandezas;
Reconhecimento da forma de um cubo;
Medidas de comprimento e de áreas.
Professor, a questão ambiental deve ser discutida em diferentes disciplinas e contextos. Esta aula irá abordar medidas de capacidade, de volume. Neste contexto é possível buscar a relação com outras disciplinas a partir do tema "Água, Fonte da Vida!"
Aproveite ao máximo essa oportunidade para desenvolver trabalhos interdisciplinares.
Essa atividade é composta pela exibição de um vídeo e, em seguida, pela reflexão sobre o conceito de volume.
1º) Pergunte aos alunos o que é volume? Possivelmente alguns respondam que é uma tecla que aumenta o som na televisão! (risos). Caso seja, ou não, dada uma resposta satisfatória, peça para os alunos asistirem ao vídeo a seguir com atenção para tentar responder esta e outras perguntas.
2º) Exiba o vídeo Novo Telecurso - Matemática - Aula 62 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jokYU2bCIx0#t=0m27s
Editada pela autora a partir de http://www.youtube.com/watch?v=jokYU2bCIx0#t=0m27s
3º) Organize os alunos em grupos de, no máximo, quatro integrantes. Cada grupo deverá fazer o que se pede:
1) Dê exemplos de situações cotidianas nais quais são usadas unidades de volume.
2) Dê exemplos de unidades de volume.
3) Escreva o que é volume.
1) Compra de combustível, de area para obras, de caixas d'água, etc.
2) Metro cúbico, centímetro cúbico, litro, mililitro, etc.
3) O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo.
4º) Divida o quadro-negro em três partes iguais e deixe uma para cada pergunta acima.
5º) A partir da colaboração de todos os grupos, faça uma síntese das diferentes respostas, escrevendo-as no quadro.
Ao final desta atividade espera-se que os alunos compreendam o conceito de volume e suas principais medidas.
Nesta atividade não é necessário que o aluno saiba calcular volumes a partir de fórmulas. As informações no vídeo devem ser vistas, neste momento, como informações adicionais.
Fonte: http://www.uff.br/cdme/triplets/triplets-html/geb.jpg
Nota: O tipo de sólido que aparece na figura acima foi idealizado por Douglas R. Hofstadter, para ilustrar a capa de seu livro Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid. A Editora da Universidade Federal de Brasília publica uma tradução para o português deste livro.(http://www.uff.br/cdme/triplets/triplets-html/triplets-br.html).
A figura acima é apenas para ilustrar, o nível de dificuldade desta atividade é menor. O objetivo é que os alunos, a partir das vistas frontal, direita e superior, possam montar, mentalmente, o objeto tridimensional correspondente. A partir daí deverão completar as tabelas indicando a quantidade de cubos utilizados e o volume de cada objeto.
1º) Professor, prepare cópias da folha de atividades disponível no link abaixo e distribua uma para cada aluno. http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/AguaEVidaAtividade02.pdf
Imagem da autora
2º) Quando os alunos terminarem de preencher as tabelas, eles deverão se organizar em grupos de quatro alunos para conferir as respostas.
3º) Caso seja possível, distribua cubinhos de material dourado para os alunos construirem, em escala diferente, os objetos listados na folha de atividades.
Fonte: http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/09/jogo-de-matematica.html
4º) A partir das representações, em escala diferente, os alunos devem verificar suas respostas. Professor, aproveite este momento para circular entre os grupos.
O mililitro é uma unidade de volume equivalente a milésima parte de um litro, representada pelo símbolo ml ou mL. É uma quantidade muito pequena. Imagine que tivéssemos que repartir, igualmente, uma garrafa de um litro de água, em mil copos. A quantidade de água em cada copo seria um mililitro!
O tamanho de uma gota é específico para cada tipo de substância líquida. Você sabia que uma gota de água tem, em média, 0,05 ml?
Voltando a ideia anterior, cada copo teria, aproximadamente, 20 gotas de água!
1º) Professor, escolha dentre os vídeos abaixo qual/quais é/são mais indicado(s) para o perfil etário dos seus alunos. O objetivo é levar a reflexão sobre a importância da água para todas as formas de vida existentes em nosso planeta.
http://www.youtube.com/watch?v=IoV82JuF7Ck
http://www.youtube.com/watch?v=gm0lAxjZCxM
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
http://www.youtube.com/watch?v=mh1Mv9wUXyc
2º) Professor, prepare cópias da folha de atividades disponível no link abaixo e distribua uma para cada aluno. http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/AguaEVidaAtividade03.pdf
3º) Peça para os alunos lerem o texto, de forma coletiva, mudando de aluno a cada novo parágrafo.
4º) Após a leitura, promova um rápido debate sobre as informações contidas no texto.
5º) Deixe os alunos tentarem resolver as questões (do exercício 2) sozinhos ou em grupos de até quatro alunos.
a) Quantos mililitros uma bacia sanitária gasta, em média, cada vez que a descarga é acionada?
b) Quantos mililitros são desperdiçados, em um dia, por um cano com um buraco de 2 mm?
c) Quantas gotas de água são usadas, em média, para produzir um quilograma de papel?
a) 12 000 mL.
b) 3200 mL.
c) São usados 540 litros de água para produzir um quilograma de papel. Cada litro tem mil mililitros. Cada mililitro corresponde a 20 gotas. Por isso serão usadas 540 x 1000 x 20 = 10 800 000, ou seja, dez milhões e oitocentas mil gotas de água.
6º) Distribua cartolinas para que os grupos de alunos possam fazer o exercício 3.
7º) Monte um mural com os cartazes produzidos, convide outros professores e alunos e promova um debate sobre o tema "Água".
Professor, essa curiosidade é um desafio para você.
O objeto acima tem três buracos nas formas de um quadrado, de um círculo e de um triângulo. O diâmetro do círculo é igual a medida do lado do quadrado. O triângulo é isósceles, com base e altura com medidas iguais à medida do lado do quadrado.
É possível construir um mesmo sólido tridimensional que tape estes três buracos, um de cada vez?
Para saber a resposta clique no seguinte link: http://www.uff.br/cdme/triplets/triplets-html/cork-plug-br.html
Fonte: http://www.uff.br/cdme/triplets/triplets-html/triplets-br.html
http://www.uff.br/cdme/triplets/triplets-html/triplets-br.html
Para saber mais sobre gotas e volumes:
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/matematica-frascos-gotas-e-volumes.jhtm
Faça a avaliação dos alunos a partir dos cartazes produzidos durante a execução da atividade 3.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/09/2013
Cinco estrelasInteressantíssima atividade, obrigado por compartlhar, vou aprender junto com meus alunos.
14/08/2011
Cinco estrelasMuito interessante esta aula, vou utilizá-la em minhas práticas.