Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o lançar e receber /Ensino Especial

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Trabalhar e desenvolver o equilíbrio em diferentes níveis e larguras;

-Desenvolver noções básicas de equilíbrio;

-Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;

-Identificar as formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;

-Trabalhar conceitos básicos vinculados a construção da autonomia do educando, tais como: direita,esquerda, frente, trás, em cima, embaixo, entre outros.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

  : Brincando com as figuras geométricas.

Material: Giz.

Formação: em círculos.

Descrição da atividade: cada criança de posse de um giz deverá desenhar diferentes figuras geométricas no chão da quadra, sendo estas de diversos tamanhos.

Após desenhos realizados, o professor deverá dispor os alunos em círculos, voltados de frente para as figuras. Ao sinal do professor, cada aluno deverá adentrar em uma das figuras escolhidas e após um novo sinal deverão voltar ao círculo.

Torna-se importante alertar aos alunos que deverão adentrar de forma adequada ao tamanho da figura. Caso a figura escolhida seja pequena, o aluno poderá criar diferentes estratégias para se posicionar na figura, a fim de atender ao desafio proposto.

Obs: o aluno poderá adentrar na figura escolhida em um só pé, nas pontas dos pés, enfim, criar diferentes posicionamentos.

Sugestão de desafios: o professor poderá apresentar outros tipos de desafios como :

- deslocar-se dentro da figura geométrica, caminhando para direita, para esquerda;

- atender ao desafio de adentrar na figura geométrica de costas;

-adentrar na figura geométrica escolhida somente com apoio de uma mão e um pé, entre outros desafios em níveis mais avançados de dificuldade de acordo com o desenvolvimento da turma.   

Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Infantil: Inter-relações movimento, leitura, escrita. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2007.

Figura 1: Disponível em :  http://1.bp.blogspot.com/_rdrdrJ4AIIA/TMmnDWMs0AI/AAAAAAAAAkQ/NL5Z_vzkW4g/s1600/figuras_geometricas2.jpg 

acesso em: 03.12.10.

  : Estreitando a amarelinha. 

Material: giz ou fita crepe para desenhar no chão.

Formação: em grupos.

Descrição da atividade: O professor deverá desenhar no chão variados tipos de amarelinhas de diferentes tamanhos e formas.

Dividirá as crianças em grupos e estas deverão efetuar um revezamento com seu grupo a fim de brincar em todas as amarelinhas propostas. Este revezamento poderá ser combinado com a turma por meio de tempo determinado.

Ex: a cada cinco minutos cada grupo se organizará e brincará em formas diferentes de amarelinhas.   

Sugestão: o professor poderá sugerir que um aluno de cada grupo faça anotações diante da performance de cada membro do seu grupo, como: 

-a numeração da casa da amarelinha que o aluno conseguiu alcançar sem errar;

-o tempo em que conseguiu terminar a trajetória da amarelinha escolhida pelo grupo sem errar;

-ao término do tempo determinado o grupo deverá mudar de amarelinha.   

Dica: O professor deverá explicar aos alunos que, deverão pular as casas sem pisar e/ou ultrapassar a linha de identificação de cada casa numérica, sendo este procedimento considerado como “erro”.     

Referência: Autoria própria.  

Figura 2: Arquivo pessoal.  

  : Futebol de sabão.

Material: dois baldes de água e um pedaço de sabão.

Formação: equipes.

Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em duas equipes, sendo que cada equipe deverá ficar posicionada em cada espaço da quadra de futebol de salão.

No momento que o juiz (o professor), apitar, o jogo terá início, sendo que, um jogador de cada equipe deverá lançar o sabão que se encontra dentro do balde aos jogadores de sua equipe, com objetivo de marcar “gol” no campo adversário.

O sabão deverá ser passado de mão em mão (direita, esquerda, para frente, para trás, para cima), até chegar ao gol.

Regra principal: uma única criança não poderá correr todo o campo e chegar sozinha ao gol.

Quando uma das equipes marcar um gol, o juiz (professor), apitará e reiniciará a partida.   

Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Infantil: Inter-relações movimento, leitura, escrita. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2007.

Figura 3: Disponivel em: http://www.joaquimevonio.com/espaco/nicanor_filadelfo/400_bolhas-de-sabao.jpg  

acesso em: 03.12.10.

  : Conduzindo a bola.

Material: -duas bolas de borracha;                 

               -dois baldes.

Formação: colunas.

Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em duas colunas. Cada coluna posicionada a frente de um balde aproximadamente dez metros de distância.

O primeiro aluno de cada coluna, com a bola na mão, se deslocará em direção ao balde podendo quicar ou não a bola. Ao chegar a linha demarcada, lançará a bola em direção ao balde, na tentativa de efetuar uma cesta.

Pegará novamente a bola e retornará da mesma forma até a sua coluna entregando a bola para o próximo da fila. Este receberá a bola e efetuará a mesma trajetória do colega anterior.

Vencerá a equipe que completar a tarefa em menor tempo, ou seja, quando todos os membros da equipe completarem a trajetória determinada.

Atenção professor: torna-se importante alertar que não será computado o número de cestas efetuadas e sim o cumprimento da trajetória!  

Referência: SANTINI, Juarez. Ensino dos Esportes Coletivos: Uma abordagem recreativa. Canoas: Editora da ULBRA, 2008.    

Figura 4: Disponível em:  http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34515584,00.jpg 

acesso em: 03.12.10.

Recursos Complementares

Quebra da Tartaruga.  

Neste jogo o aluno lançará algumas bolinhas para que estas possam quebrar os tijolos visualizados acima delas.

Utilizando as teclas de direita e esquerda do computador ou mouse, movimente a tartaruga para que ela possa bater na(s) bolinha(s) e voltar novamente até que quebre todos os tijolos.  

Para jogar siga os passos:

- acesse o link: http://www.jocjogos.com/jogos-de-quebra-da-tartaruga.html  

-ao visualizar o jogo, clique em “continue”;

-clicar em “mission mode”;

-ao visualizar a tela “How to play”, clique em “next” e na próxima tela;

-clique em “play”;

-para iniciar o jogo, clique em “click to start”.

Instruções do jogo: com o mouse, direcionar o casco da tartaruga, a fim de que este, por meio de batidas na(s) bolinha (s) visualizada(s) na tela, balancem os tijolos até caírem e desaparecerem.

Poderá ganhar bônus e usá-los em seu próprio benefício.

Obs: Use o mouse ou as teclas de setas para a esquerda e direita para mover a sua tartaruga.    

Disponível em: http://www.jocjogos.com/jogos-de-quebra-da-tartaruga.html 

acesso em: 05.12.10.

Avaliação

O professor deverá observar:

-iniciativas e estratégias adotadas pela criança em relação a lateralidade na intenção de superar os desafios propostos;

-nível de compreensão da criança ao atendimento e cumprimento das tarefas propostas como: lançar a bola para variadas direções; receber e lançar a bola na posição estática ou em deslocamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.