14/01/2011
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
-Trabalhar e desenvolver o equilíbrio em diferentes níveis e larguras;
-Desenvolver noções básicas de equilíbrio;
-Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
-Identificar as formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
-Trabalhar conceitos básicos vinculados a construção da autonomia do educando, tais como: direita,esquerda, frente, trás, em cima, embaixo, entre outros.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
: Brincando com as figuras geométricas.
Material: Giz.
Formação: em círculos.
Descrição da atividade: cada criança de posse de um giz deverá desenhar diferentes figuras geométricas no chão da quadra, sendo estas de diversos tamanhos.
Após desenhos realizados, o professor deverá dispor os alunos em círculos, voltados de frente para as figuras. Ao sinal do professor, cada aluno deverá adentrar em uma das figuras escolhidas e após um novo sinal deverão voltar ao círculo.
Torna-se importante alertar aos alunos que deverão adentrar de forma adequada ao tamanho da figura. Caso a figura escolhida seja pequena, o aluno poderá criar diferentes estratégias para se posicionar na figura, a fim de atender ao desafio proposto.
Obs: o aluno poderá adentrar na figura escolhida em um só pé, nas pontas dos pés, enfim, criar diferentes posicionamentos.
Sugestão de desafios: o professor poderá apresentar outros tipos de desafios como :
- deslocar-se dentro da figura geométrica, caminhando para direita, para esquerda;
- atender ao desafio de adentrar na figura geométrica de costas;
-adentrar na figura geométrica escolhida somente com apoio de uma mão e um pé, entre outros desafios em níveis mais avançados de dificuldade de acordo com o desenvolvimento da turma.
Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Infantil: Inter-relações movimento, leitura, escrita. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2007.
Figura 1: Disponível em : http://1.bp.blogspot.com/_rdrdrJ4AIIA/TMmnDWMs0AI/AAAAAAAAAkQ/NL5Z_vzkW4g/s1600/figuras_geometricas2.jpg
acesso em: 03.12.10.
Material: giz ou fita crepe para desenhar no chão.
Formação: em grupos.
Descrição da atividade: O professor deverá desenhar no chão variados tipos de amarelinhas de diferentes tamanhos e formas.
Dividirá as crianças em grupos e estas deverão efetuar um revezamento com seu grupo a fim de brincar em todas as amarelinhas propostas. Este revezamento poderá ser combinado com a turma por meio de tempo determinado.
Ex: a cada cinco minutos cada grupo se organizará e brincará em formas diferentes de amarelinhas.
Sugestão: o professor poderá sugerir que um aluno de cada grupo faça anotações diante da performance de cada membro do seu grupo, como:
-a numeração da casa da amarelinha que o aluno conseguiu alcançar sem errar;
-o tempo em que conseguiu terminar a trajetória da amarelinha escolhida pelo grupo sem errar;
-ao término do tempo determinado o grupo deverá mudar de amarelinha.
Dica: O professor deverá explicar aos alunos que, deverão pular as casas sem pisar e/ou ultrapassar a linha de identificação de cada casa numérica, sendo este procedimento considerado como “erro”.
Referência: Autoria própria.
Figura 2: Arquivo pessoal.
Material: dois baldes de água e um pedaço de sabão.
Formação: equipes.
Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em duas equipes, sendo que cada equipe deverá ficar posicionada em cada espaço da quadra de futebol de salão.
No momento que o juiz (o professor), apitar, o jogo terá início, sendo que, um jogador de cada equipe deverá lançar o sabão que se encontra dentro do balde aos jogadores de sua equipe, com objetivo de marcar “gol” no campo adversário.
O sabão deverá ser passado de mão em mão (direita, esquerda, para frente, para trás, para cima), até chegar ao gol.
Regra principal: uma única criança não poderá correr todo o campo e chegar sozinha ao gol.
Quando uma das equipes marcar um gol, o juiz (professor), apitará e reiniciará a partida.
Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Infantil: Inter-relações movimento, leitura, escrita. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2007.
Figura 3: Disponivel em: http://www.joaquimevonio.com/espaco/nicanor_filadelfo/400_bolhas-de-sabao.jpg
acesso em: 03.12.10.
Material: -duas bolas de borracha;
-dois baldes.
Formação: colunas.
Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em duas colunas. Cada coluna posicionada a frente de um balde aproximadamente dez metros de distância.
O primeiro aluno de cada coluna, com a bola na mão, se deslocará em direção ao balde podendo quicar ou não a bola. Ao chegar a linha demarcada, lançará a bola em direção ao balde, na tentativa de efetuar uma cesta.
Pegará novamente a bola e retornará da mesma forma até a sua coluna entregando a bola para o próximo da fila. Este receberá a bola e efetuará a mesma trajetória do colega anterior.
Vencerá a equipe que completar a tarefa em menor tempo, ou seja, quando todos os membros da equipe completarem a trajetória determinada.
Atenção professor: torna-se importante alertar que não será computado o número de cestas efetuadas e sim o cumprimento da trajetória!
Referência: SANTINI, Juarez. Ensino dos Esportes Coletivos: Uma abordagem recreativa. Canoas: Editora da ULBRA, 2008.
Figura 4: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34515584,00.jpg
acesso em: 03.12.10.
Quebra da Tartaruga.
Neste jogo o aluno lançará algumas bolinhas para que estas possam quebrar os tijolos visualizados acima delas.
Utilizando as teclas de direita e esquerda do computador ou mouse, movimente a tartaruga para que ela possa bater na(s) bolinha(s) e voltar novamente até que quebre todos os tijolos.
Para jogar siga os passos:
- acesse o link: http://www.jocjogos.com/jogos-de-quebra-da-tartaruga.html
-ao visualizar o jogo, clique em “continue”;
-clicar em “mission mode”;
-ao visualizar a tela “How to play”, clique em “next” e na próxima tela;
-clique em “play”;
-para iniciar o jogo, clique em “click to start”.
Instruções do jogo: com o mouse, direcionar o casco da tartaruga, a fim de que este, por meio de batidas na(s) bolinha (s) visualizada(s) na tela, balancem os tijolos até caírem e desaparecerem.
Poderá ganhar bônus e usá-los em seu próprio benefício.
Obs: Use o mouse ou as teclas de setas para a esquerda e direita para mover a sua tartaruga.
Disponível em: http://www.jocjogos.com/jogos-de-quebra-da-tartaruga.html
acesso em: 05.12.10.
O professor deverá observar:
-iniciativas e estratégias adotadas pela criança em relação a lateralidade na intenção de superar os desafios propostos;
-nível de compreensão da criança ao atendimento e cumprimento das tarefas propostas como: lançar a bola para variadas direções; receber e lançar a bola na posição estática ou em deslocamento.
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