11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.
Sugerimos que esta sequência didática seja desenvolvida por todas as turmas do primeiro ciclo.
ATIVIDADE 1: CONHECENDO TEXTOS INSTRUCIONAIS
Objetivos:
Esta atividade deverá ser realizada em sala, por cada turma.
1.1 Divida a sala em duplas, de modo que a criança que ainda não domina o sistema alfabético faça a atividade com um colega que já construiu esse conhecimento. Distribua os seguintes textos e desenvolva as atividades sugeridas abaixo:
TEXTO I:
REGRAS NA SALA DE AULA
http://www.sintrascoopa.com.br/?attachment_id=13500
Ter atenção.
Manter o chão limpo .
Cuidar bem do material escolar.
Não distrair os colegas.
Não conversar.
Estudar.
Ajudar os colegas .
Falar um de cada vez
Pedir ajuda quando precisar.
XXX
Retirado do site: http://www.eb1-coimbra-n35-torres-mondego.rcts.pt/portfolio.htm
TEXTO II
COMO BRINCAR DE CABRA CEGA
http://bebe.abril.com.br/canais/dican/brincadeira-cabra-cega.php
JOGADORES: 3 ou mais crianças.
LOCAL: ao ar livre.
INSTRUÇÕES:
XXX
Adaptado do site: http://capoeiralencodeseda.org.br/arquivos/atividades-ong/interatividade/page/2/
a) Após a leitura de cada texto, explore sua função social, fazendo as seguintes perguntas aos alunos:
b) Em seguida, leia a definição do gênero “instrução” e pergunte aos aprendizes se o texto lido se enquadra nesse gênero. Eles deverão justificar suas respostas. Abaixo, a definição:
“Explicação de como usar algo, de como agir, de como executar uma tarefa, de como jogar etc. Muitas vezes, são escritos em forma de itens e por meio de verbos que ordenam como devemos comportar.” Costa, Sérgio, Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Editora Autêntica. |
c) Dite algumas regras do texto “Regras na sala de aula” e peça aos alunos que as localizem no texto que têm em mãos. Em seguida, deverão dizer se concordam com cada uma das regras e justificar sua resposta. Peça também que contem quantas palavras têm em cada regra e explique à turma porque elas são separadas com um espaço em branco.
d) Leia novamente o texto “Como Brincar de Cabra Cega”, pergunte aos alunos se conhecem a brincadeira e se usam as mesmas regras do texto. No momento do recreio ou da Educação Física, poderão brincar de Cabra-Cega, seguindo as regras do texto estudado. Em sala, deverão ler o texto novamente e avaliar se todas as regras foram respeitadas. Ao final, poderão fazer um bonito desenho do momento que mais gostaram da brincadeira e fixá-lo no mural.
ATIVIDADE 2: ASSEMBLEIA ESCOLAR
Objetivos:
2.1 Preparação da assembleia.
Proponha aos estudantes a realização de uma assembleia com o objetivo de discutir as regras que deverão ser observadas em relação ao uso de cada espaço da escola. Para a sua realização, você pode consultar a aula: “O planejamento e a avaliação de uma assembleia escolar ”, postada neste portal. Nessa aula, há orientações de como preparar a pauta da assembleia.
Cada turma deverá produzir uma lista dos espaços da escola que necessitam de regras para serem preservados e para que todos possam usá-los de forma adequada. Você poderá registrar os nomes dos espaços em uma cartolina. Esta lista deverá ser levada por cada turma à assembleia.
Eleja um aluno para ler a lista durante a assembleia.
2.2 Atividades de alfabetização.
a) Segmentação de palavras.
Use a lista produzida pelas crianças para desenvolver atividades de segmentação de palavras. Você poderá entregá-las emendadas e os estudantes deverão separá-las. Abaixo, um exemplo:
RECREIOBIBLIOTECASALADEAULABANHEIROS
b) Ditado da lista. Para que todos tenham a lista dos espaços em seu caderno, faça um ditado desse texto. Primeiramente, relembre o seu modo de organização: um item debaixo do outro, o título no centro etc. Para correção do ditado, você poderá pedir às crianças que escrevam as palavras no quadro. O restante da turma irá comparar as duas grafias e escolher a correta, justificando a resposta dada.
2.3 Realização da Assembleia
Sugerimos que, durante a assembleia, o debate sobre o uso de cada espaço da escola seja orientado pelas seguintes questões:
(Este procedimento deverá ser repetido com cada espaço)
Um professor ficará responsável pela reprodução de todas as regras aprovadas na assembleia e pela sua distribuição aos colegas para a realização da próxima atividade.
ATIVIDADE 3: SISTEMATIZANDO OS TEXTOS INSTRUCIONAIS
Objetivos:
3.1 Reescrita dos textos instrucionais
Nesta atividade, os alunos irão ler as regras referentes ao uso de cada espaço, produzidas durante a assembleia, e verificar o que é preciso melhorar em sua escrita para que todos possam compreendê-las. Para isso, os professores das salas participantes dividirão as tarefas. Ao final, todos os textos deverão ter sido reelaborados.
Sugerimos os procedimentos:
a) Leitura dos textos instrucionais estudados na atividade 1 e rememoração de suas características.
b) Leitura das regras relacionadas ao uso do espaço pelo qual a turma ficou responsável de reescrevê-las.
c) Discussão sobre a melhor forma de escrever a regra, tendo em vista as características desse gênero textual.
d) Reescrita oral da regra.
e) Registro da regra. Os alunos deverão registrar a regra, mesmo quando não houver necessidade de modificá-la. Assim, todos terão todo o texto no caderno. Nesse momento, é importante fazer intervenções sobre a grafia das palavras e a sua correta segmentação. Este procedimento deverá ser repetido com a reescrita de cada regra. Ao final, o professor deverá ler todo o texto e pedir aos alunos que avaliem se ele contempla o que foi discutido na assembleia e está escrito de forma clara.
A seguir, um exemplo de um texto instrucional, produzido por uma turma de primeiro ciclo:
REGRAS PARA USO DA BIBLIOTECA:
|
3.2 Ilustração dos textos instrucionais
Explique aos alunos que a ilustração de um texto instrucional tem como objetivo ajudar o usuário a perceber, de forma mais rápida, como deve ser o comportamento no local. Proponha, então, que todos contribuam com a ilustração do texto que estão produzindo.
Sugerimos os procedimentos abaixo para orientar a ilustração do texto instrucional referente ao uso de cada espaço:
3.3 Divulgação dos textos instrucionais
Leve os alunos ao espaço para o qual eles reescreveram as regras e peça que elejam um local para fixar os cartazes. Você poderá orientar a discussão pelas perguntas:
ATIVIDADE 4: TRABALHANDO COM OS TEXTOS
Objetivos:
Reproduza todos os textos instrucionais para que sejam trabalhados em sala de aula. Você poderá desenvolver tanto atividades que visam trabalhar as relações grafemas e fonemas, como atividades que têm como objetivo desenvolver estratégias de leitura.
4.1 Atividades de alfabetização
P__T__O B__B__IO__E__A |
P |
Á |
T |
I |
O |
P |
Á |
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|
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P |
A |
T |
|
O |
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T |
I |
O |
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4.2 Atividades de leitura
OS EXEMPLOS AQUI PROPOSTOS SE RELACIONAM AO TEXTO REFERENTE ÀS REGRAS DE USO DA BIBLIOTECA, PORÉM, DEVERÃO SER ELABORADAS QUESTÕES QUE CONTEMPLEM OS OUTROS TEXTOS.
Sugerimos a leitura do texto: “TEXTOS INSTRUCIONAIS – RECEITAS, MANUAIS, REGULAMENTOS E NORMAS”, localizado no site: guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2005/artigos/letras/71.pdf
Para verificar se os alunos compreenderam como se organiza um texto instrucional, sugerimos que você distribua diversos gêneros textuais (carta, poesia e texto instrucional) e peça que localizem qual deles é o texto instrucional.
Além disso, poderá solicitar que escrevam um texto instrucional em relação às regras que os pedestres devem seguir no trânsito, por exemplo.
Assim, observará o que já foi aprendido pelos alunos e o que ainda precisa ser mais trabalhado.
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