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Regras e instruções: Cuidando da nossa escola

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “instruções”.   
  • Produza textos instrucionais observando a estrutura desse gênero e os seus objetivos.  
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esta sequência didática seja desenvolvida por todas as turmas do primeiro ciclo.

ATIVIDADE 1: CONHECENDO TEXTOS INSTRUCIONAIS

Objetivos:

  • Ler e compreender os textos instrucionais: “Regras na sala de aula” e “Como brincar de Cabra Cega”.             
  • Conhecer a definição de um texto instrucional e refletir sobre aspectos relacionados a essa definição

Esta atividade deverá ser realizada em sala, por cada turma.                   

1.1 Divida a sala em duplas, de modo que a criança que ainda não domina o sistema alfabético faça a atividade com um colega que já construiu esse conhecimento. Distribua os seguintes textos e desenvolva as atividades sugeridas abaixo:   

TEXTO I:

REGRAS NA SALA DE AULA

http://www.sintrascoopa.com.br/?attachment_id=13500

Ter atenção.

Manter o chão limpo .

Cuidar bem do material escolar.

Não distrair os colegas.

Não conversar.

Estudar.

Ajudar os colegas .

  Falar um de cada vez

Pedir ajuda quando precisar.

XXX

Retirado do site: http://www.eb1-coimbra-n35-torres-mondego.rcts.pt/portfolio.htm   

TEXTO II  

COMO BRINCAR DE CABRA CEGA

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/brincadeira-cabra-cega.php  

JOGADORES: 3 ou mais crianças.

LOCAL: ao ar livre.

INSTRUÇÕES:

  • Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega.
  • As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas.
  • A criança que será  a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega: “Cabra-cega de onde vieste?  Do moinho de vento. Que trouxeste? Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho?   Não. Então afasta-te.”
  • Nesse momento, todos devem soltar as mãos e se espalhar, fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.
  • A Cabra-Cega deve tentar tocar um dos participantes.
  • Aquele que for tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo.

XXX

Adaptado do site: http://capoeiralencodeseda.org.br/arquivos/atividades-ong/interatividade/page/2/ 

 

a)  Após a leitura de cada texto, explore sua função social, fazendo as seguintes perguntas aos alunos:

  • Sobre o que o texto nos fala?
  • Quem dever ter escrito o texto?
  • Por que esse texto foi escrito?
  • Como se chama esse tipo de texto?

b)    Em seguida, leia a definição do gênero “instrução” e pergunte aos aprendizes se o texto lido se enquadra nesse gênero. Eles deverão justificar suas respostas. Abaixo, a definição:

“Explicação de como usar algo, de como agir, de como executar uma tarefa, de como jogar etc. Muitas vezes, são escritos em forma de itens e por meio de verbos que ordenam como devemos comportar.” Costa, Sérgio, Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Editora Autêntica.

c)  Dite algumas regras do texto “Regras na sala de aula” e peça aos alunos que as localizem no texto que têm em mãos. Em seguida, deverão dizer se concordam com cada uma das regras e justificar sua resposta. Peça também que contem quantas palavras têm em cada regra e explique à turma porque elas são separadas com um espaço em branco.

d)  Leia novamente o texto “Como Brincar de Cabra Cega”, pergunte aos alunos se conhecem a brincadeira e se usam as mesmas regras do texto. No momento do recreio ou da Educação Física, poderão brincar de Cabra-Cega, seguindo as regras do texto estudado. Em sala, deverão ler o texto novamente e avaliar se todas as regras foram respeitadas. Ao final, poderão fazer um bonito desenho do momento que mais gostaram da brincadeira e fixá-lo no mural.

ATIVIDADE 2: ASSEMBLEIA ESCOLAR

Objetivos:

  • Usar a fala em situações formais                     
  • Avançar na apropriação do sistema de escrita                  
  • Expor sua opinião e ouvir a do colega          

2.1 Preparação da assembleia.             

Proponha aos estudantes a realização de uma assembleia  com o objetivo de discutir as regras que deverão ser observadas em relação ao uso de cada espaço da escola. Para a sua realização, você pode consultar a aula: “O planejamento e a avaliação de uma assembleia escolar  ”, postada neste portal. Nessa aula, há orientações de como preparar a pauta da assembleia.             

Cada turma deverá produzir uma lista dos espaços da escola que necessitam de regras para serem preservados e para que todos possam usá-los de forma adequada. Você poderá registrar os nomes dos espaços em uma cartolina. Esta lista deverá ser levada por cada turma à assembleia.             

Eleja um aluno para ler a lista durante a assembleia.   

2.2 Atividades de alfabetização.             

a) Segmentação de palavras. 

Use a lista produzida pelas crianças para desenvolver atividades de segmentação de palavras. Você poderá entregá-las emendadas e os estudantes deverão separá-las. Abaixo, um exemplo:             

RECREIOBIBLIOTECASALADEAULABANHEIROS             

 b) Ditado da lista. Para que todos tenham a lista dos espaços em seu caderno, faça um ditado desse texto. Primeiramente, relembre o seu modo de organização: um item debaixo do outro, o título no centro etc. Para correção do ditado, você poderá pedir às crianças que escrevam as palavras no quadro. O restante da turma irá comparar as duas grafias e escolher a correta, justificando a resposta dada.

2.3 Realização da Assembleia               

Sugerimos que, durante a assembleia, o debate sobre o uso de cada espaço da escola seja orientado pelas seguintes questões:

  • Quais espaços foram levantados por cada sala? (Nesse momento, um aprendiz de cada turma deverá ir à frente e ler a lista produzida. Ao final, uma professora se encarregará de registrá-la no quadro.)
  • Vamos discutir sobre como cada espaço deve ser usado?
  • Que instruções podemos sugerir para que alunos e professores usem o pátio de forma adequada?
  • Qual a melhor forma de escrevermos essa regra? (Nesse momento, os aprendizes deverão dar suas sugestões, justificando a importância da regra, enquanto um professor a registra.)  
  • Vamos ler as instruções que foram sugeridas e colocá-las em votação?

(Este procedimento deverá ser repetido com cada espaço)

Um professor ficará responsável pela reprodução de todas as regras aprovadas na  assembleia e pela sua distribuição aos colegas para a realização da próxima atividade.     

ATIVIDADE 3: SISTEMATIZANDO OS TEXTOS INSTRUCIONAIS 

Objetivos:

  • Reescrever e ilustrar os textos instrucionais produzidos                    
  • Divulgar os textos instrucionais   

3.1 Reescrita dos textos instrucionais

Nesta atividade, os alunos irão ler as regras referentes ao uso de cada espaço, produzidas durante a assembleia, e verificar o que é preciso melhorar em sua escrita para que todos possam compreendê-las. Para isso, os professores das salas participantes dividirão as tarefas. Ao final, todos os textos deverão ter sido reelaborados.

Sugerimos os procedimentos:   

a) Leitura dos textos instrucionais estudados na atividade 1 e rememoração de suas características.

b) Leitura das regras relacionadas ao uso do espaço pelo qual a turma ficou responsável de reescrevê-las.

c) Discussão sobre a melhor forma de escrever a regra, tendo em vista as características desse gênero textual.

d) Reescrita oral da regra.

e) Registro da regra. Os alunos deverão registrar a regra, mesmo quando não houver necessidade de modificá-la. Assim, todos terão todo o texto no caderno.  Nesse momento, é importante fazer intervenções sobre a grafia das palavras e a sua correta segmentação. Este procedimento deverá ser repetido com a reescrita de cada regra. Ao final, o professor deverá ler todo o texto e pedir aos alunos que avaliem se ele contempla o que foi discutido na assembleia e está escrito de forma clara.

A seguir, um exemplo de um texto instrucional, produzido por uma turma de primeiro ciclo:   

REGRAS PARA USO DA BIBLIOTECA:

  • FICAR EM SILÊNCIO DENTRO DA BIBLIOTECA.
  • NÃO COMER, BEBER OU USAR O CELULAR.
  • NÃO ESCREVER NOS LIVROS DA BIBLIOTECA.
  • DEIXAR OS LIVROS NA MESA, DEPOIS DE USÁ-LOS.
  • ENTREGAR OS LIVROS EMPRESTADOS NA DATA CORRETA.

3.2 Ilustração dos textos instrucionais   

Explique aos alunos que a ilustração de um texto instrucional tem como objetivo ajudar o usuário a perceber, de forma mais rápida, como deve ser o comportamento no local. Proponha, então, que todos contribuam com a ilustração do texto que estão produzindo.

Sugerimos os procedimentos abaixo para orientar a ilustração do texto instrucional referente ao uso de cada espaço:

  • Divida uma folha de ofício em quatro partes e as distribua para cada aluno.
  • Peça às crianças que escolham uma regra para ilustrar. Ao final, recolha o trabalho.
  • Digite o texto instrucional e imprima três cópias.
  • Cole cada texto no centro de um papel colorido (papel cartão ou cartolina) e  organize, junto com os alunos, as ilustrações em sua volta.
  • Assim, para cada espaço, serão produzidas três cópias de textos instrucionais, que serão constituídos do texto escrito e das ilustrações feitas pelos alunos.    

3.3 Divulgação dos textos instrucionais            

 Leve os alunos ao espaço para o qual eles reescreveram as regras e peça que elejam um local para fixar os cartazes. Você poderá orientar a discussão pelas perguntas:

  • Onde fixaremos os textos? Por que?
  • Nesses  locais as pessoas poderão ler o cartaz com facilidade?  

ATIVIDADE 4: TRABALHANDO COM OS TEXTOS

Objetivos:

  • Avançar na apropriação do sistema de escrita                  
  • Desenvolver estratégias de leitura

Reproduza todos os textos instrucionais para que sejam trabalhados em sala de aula. Você poderá desenvolver tanto atividades que visam trabalhar as relações grafemas e fonemas, como atividades que têm como objetivo desenvolver estratégias de leitura.

4.1 Atividades de alfabetização

  • Montagem dos nomes dos espaços da escola com letras móveis.
  • Descobrir a letra faltante nesses nomes. Ex: 

P__T__O

B__B__IO__E__A

  •  Formar outras palavras a partir das letras dos nomes dos espaços. Ex:

P

Á

T

I

O

P

Á

P

A

T

O

T

I

O

4.2 Atividades de leitura             

OS EXEMPLOS AQUI PROPOSTOS SE RELACIONAM AO TEXTO REFERENTE ÀS REGRAS DE USO DA BIBLIOTECA, PORÉM, DEVERÃO SER ELABORADAS QUESTÕES QUE CONTEMPLEM OS OUTROS TEXTOS.

  • Identificação dos diferentes textos. Ex: Qual dos textos nos oferece orientações em relação ao uso da biblioteca? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  • Localização de informações em cada texto. Ex: Qual regra explica como devemos usar os livros na biblioteca? Onde está escrito que não podemos comer na biblioteca?
  • Produção de inferências (ler o texto nas entrelinhas, percebendo as informações que não estão explícitas):  Ex: Por que houve a necessidade de escrever regras que proíbem a conversa na biblioteca? Será que as pessoas se comportam dessa forma?
  • Extrapolação do texto: Ex:  Vocês acham que as pessoas prestarão atenção nas regras quando usarem o espaço? Justifiquem a resposta.

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do texto: “TEXTOS INSTRUCIONAIS – RECEITAS, MANUAIS, REGULAMENTOS E NORMAS”, localizado no site: guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2005/artigos/letras/71.pdf

Avaliação

Para verificar se os alunos compreenderam como se organiza um texto instrucional, sugerimos que você distribua diversos gêneros textuais (carta, poesia e texto instrucional) e peça que localizem qual deles é o texto instrucional.

Além disso, poderá solicitar que escrevam um texto instrucional em relação às regras que os pedestres devem seguir no trânsito, por exemplo.             

Assim, observará o que já foi aprendido pelos alunos e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

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