Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Curriculum Vitae – construindo seu futuro profissional

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  identificar a estrutura  do texto Currículo;
  •  perceber a importância social desse texto;
  •  comparar propostas de currículo, identificando informações relevantes e não pertinentes;
  •  produzir currículo pessoal.
Duração das atividades
Quatro aulas: uma de 50 min. e três de 1 h e 4o min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos dominem as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos em que é utilizada a linguagem formal. Eles também deverão apresentar desenvoltura para se expressar oralmente.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para a realização desta sequência didática da forma como está proposta, será necessário utilizar computadores, preferencialmente um número que dê para os alunos se sentarem em duplas ou trios. Caso sua escola não disponha desse recurso, uma alternativa seria utilizar outro espaço público de sua cidade que ofereça acesso a computadores. Se também não houver essa possibilidade, reproduza os textos indicados em Recursos Complementares e o modelo de currículo sugerido na segunda aula e solicite que os alunos produzam o texto a mão.

Primeira aula – 1hora e 40 minutos (aulas geminadas)

http://www.guiadicas.com/procurar-emprego-em-classificados/ - acesso em 10-12-10. 

PREPARAÇÃO: Trabalharemos, nos jornais, com a seção de Classificados e mais especificamente com anúncios de oportunidades de emprego. Você pode fazer essa seleção em casa e levar os textos de seu interesse para a sala de aula ou pode levar os jornais para a sala e mostrar aos alunos a organização desse suporte textual, as linguagens usadas para cada seção e como elas são dispostas e a que público, objetivos e funções se destinam. A execução desta útima sugestão dependerá de quais são os seus objetivos com o jornal. Nesta sequência de aulas, o foco são os Classificados, considerando que visa a produção de um currículo. Se escolher a segunda sugestão, peça aos alunos que selecione na seção Classificados os anúnicos de oportunidades de emprego. Deixe claro para os alunos quais são os objetivos desta aula.

Professor,   

Disponha a turma em duplas e lhes entregue os recortes de jornais com oportunidades de emprego. Peça que eles leiam com atenção e observem as seguintes questões:

  1. Qual o objetivo dos textos lidos?
  2. Como eles são organizados? Eles são direcionados a leitores específicos?
  3. Quais os requisitos exigidos para participar do processo seletivo?
  4. Que tipo de texto o candidato deve enviar para a empresa, a fim de concorrer à vaga anunciada?  

Espera-se que os alunos percebam que os textos em questão são curtos e objetivos, destinados a profissionais que estão procurando um emprego. É importante que eles identifiquem que para cada vaga oferecida, geralmente há especificações com relação à formação profissional do candidato e a sua experiência e que quem se interessar pela vaga deverá enviar um currículo que atenda às exigências da empresa.

http://4.bp.blogspot.com/_grCCPI0bw6E/TBYXlfeqElI/AAAAAAAAASo/cDhq8nBOOfw/s1600/curriculum-vitae.jpg - acesso em 10-12-10 

 “Mas, o que é um currículo?”  Pergunte-lhes.

   

Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos prévios sobre esse gênero textual e vá fazendo apontamentos no quadro a partir das sugestões da turma.   

Organize, coletivamente, um pequeno texto em que vocês conceituem currículo, levando em conta a forma de organização desse tipo de texto, seu objetivo, o nível de linguagem a ser utilizado, dentre outras informações que você e a turma julgarem pertinentes.

É fundamental que fique claro no texto que o currículo deve ser objetivo e, apresentar clareza e informações verdadeiras e ter uma boa apresentação.   

OBSERVAÇÃO: caso os conhecimentos prévios dos alunos sejam insuficientes para contribuírem na elaboração do conceito, possibilite antes desta atividade a leitura de textos sobre currículo. Os links estão sugeridos no campo destinado a Recursos Complementares.

Segunda aula – 1 hora e 40 minutos (aulas geminadas)     

Nesta aula, proponha que os alunos, em duplas, escolham uma das vagas analisadas na aula anterior para se candidatarem. Oriente-os a observar as exigências para criarem um currículo interessante para o empregador.  

OBSERVAÇÃO: Os alunos de Ensino Fundamental e Médio deverão criar um personagem para concorrer à vaga, inventando seus dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, o currículo será fictício.  No caso dos alunos de Educação de Jovens e Adultos, oriente-os a aproveitarem a oportunidade para produzir um currículo real.   

Depois de selecionadas as vagas, e levantados os dados dos candidatos, leve a turma ao laboratório de informática para a produção do currículo. Sugerimos que acessem o site indicado abaixo, leiam o texto com dicas de elaboração de currículo e, em seguida, preencham o modelo proposto.

http://www.meucurriculum.com/ - acesso em 10-12-10   (Para ter acesso ao modelo, será necessário clicar em Download do modelo de curriculum em branco.) 

Terceira aula – 50 minutos

Dê continuidade à aula anterior, permitindo que os alunos terminem o preenchimento dos currículos, se necessário, enquanto você vai corrigindo os textos com os alunos que já tiverem terminado. Ajude-os a realizar uma rigorosa revisão ortográfica, justificando que é péssimo para a imagem do candidato um currículo com erros de ortografia.  

Terminada a revisão, imprima os currículos e peça que os alunos os assinem.  

Quarta aula – 1hora e 40 minutos (aulas geminadas)

Organize uma entrevista coletiva sobre os currículos criados, seguindo os seguintes passos:   

  • distribua aleatoriamente para as duplas os currículos produzidos e peça que elaborem perguntas para a simulação de uma entrevista de emprego;
  • oriente-os a criarem questões relacionadas à experiência profissional e à formação acadêmica dos candidatos;
  •  relacionadas ao cargo pretendido. Passe pelas carteiras, auxiliando-os no que for necessário;
  • elaboradas as questões, forme um grande círculo com a turma e dê início à entrevista;
  • cada dupla deverá fazer duas ou três perguntas aos alunos que produziram o currículo;
  • ao final da atividade, peça que os alunos comentem a experiência, observando se os currículos estão claros, objetivos e interessantes para a vaga pretendida.

OBSERVAÇÃO: se possível, convide um profissional responsável por seleções de profissionais para participar desta atividade, comentando os currículos produzidos e dando dicas aos alunos a respeito desse gênero textual.. Isso enriqueceria a experiência.  

Recursos Complementares

http://www.catho.com.br/dicas-emprego/orientacoes-para-elaborar-um-bom-curriculum/ - acesso em 10-12-10 – Dicas sobre como elaborar um currículo.   

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL862967-9654,00-CURRICULO+DEVE+SER+SINCERO+DIZEM+ESPECIALISTAS.html – acesso em 10-12-10 – Texto sobre currículo.   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19855 - acesso em 10-12-10 - Aula com atividades sobre currículo. 

Avaliação

Professor,

 

Avalie todo o processo de construção do conhecimento, observe a desenvoltura dos alunos na participação oral e suas habilidades de compreensão e produção do texto do currículo. É importante que eles demonstrem ter compreendido a função social e as especificidades desse gênero textual, produzindo um currículo claro, objetivo, com linguagem formal e coerente com o cargo pretendido.

Solicite que os alunos realizem uma autoavaliação sobre o que aprenderam e que deem sugestões a respeito dessa sequência didática.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.