17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Esta sequência didática é indicada para crianças que reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras e já estão iniciando a compreensão de que, geralmente, cada grafema (letra) corresponde a um fonema (som).
ATIVIDADE 1: JOGANDO...
Objetivos:
Proponha às crianças o desafio de jogarem jogos matemáticos e elaborarem um livrinho com as regras de cada jogo. Sugerimos, nesta sequência didática, quatro jogos. Caso você conheça outros, poderá acrescentá-los.
1.1 Jogo “Colocando em ordem”
Explique às crianças que elas participarão de um jogo, em que necessitarão de cumprir algumas regras. Primeiramente, deverão formar um círculo, tirar os sapatos e os colocar no meio. Em seguida, a professora organizará uma sequência de sapatos que deverá ser seguida por todos. Ex: três sapatos na vertical e três na horizontal. O próximo jogador deverá continuar a fila obedecendo esta sequência e assim por diante.
Outra sugestão é jogar essa mesma brincadeira utilizando os corpos dos alunos. Ex: você poderá ordenar dois alunos em pé e um agachado e as crianças deverão se organizar seguindo esse padrão.
Ao final, peça aos alunos que relembrem, oralmente, as regras do jogo. Adiante que, depois de jogarem alguns jogos, escreverão um pequeno livrinho para ensinar outras crianças a jogar.
1.2 Jogo “Dez não pode!”
Esse jogo é importante para as crianças se aproximarem da forma como é organizado o nosso sistema de numeração (agrupamentos de dez em dez). Ele pode ser jogado em pequenos grupos ou com toda a turma. Em seguida, disponibilizamos as orientações para essas duas possibilidades.
a) Jogo em pequenos grupos
Distribua os alunos em grupos e entregue para cada um os seguintes materiais:
(Obs: você poderá substituir os materiais aqui sugeridos por outros)
Converse com a turma sobre as instruções do jogo, registrando-as no quadro. Explique que o texto instrutivo é formado por frases curtas, que dão ordens de como o jogador deverá proceder.
Abaixo, reproduzimos as regras:
PONTUAÇÃO
PRIMEIRA RODADA |
|
SEGUNDA RODADA |
|
TERCEIRA RODADA |
|
QUARTA RODADA |
|
(Ao final do jogo, pergunte à turma porque ele se chama “Dez não pode”.)
b) Jogo com toda a turma
Para jogar “Dez não pode” com toda a turma, sugerimos as seguintes adequações:
Ao final, relembre com a turma as regras do jogo.
1.3 Ajudando o palhacinho
Leve os alunos para a sala de informática e peça que entrem no site: http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_multiplicacao1.html
Explique que eles deverão ajudar o palhaço a calcular o valor a ser cobrado pelas xícaras de café. Para isso, precisarão observar o preço de cada uma e quantas cada cliente consumiu. Em seguida, é só colocar o preço total no quadrado indicado.
Ao final, proponha à turma que esse jogo também seja indicado no livrinho que irão escrever.
1.4 Jogo “Serpentes e escadas”
Sugerimos que as crianças joguem esse jogo em momentos informais como no recreio, na brinquedoteca ou mesmo em sala de aula.
Imprima 08 tabuleiros como o apresentado acima, divida a turma em grupos, distribua um dado para cada um e um peão para cada jogador. Explore o modo como é organizado o tabuleiro, pedindo às crianças que contem de 1 a 100, observando a sequência.
Em seguida, dê as seguintes orientações:
(Adaptado do site: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2009/11/jogo-serpentes-e-escadas.html )
Oriente cada grupo em suas dúvidas. Ao final, relembre com os alunos as regras do jogo e pontue que esse jogo também integrará o livrinho que irão escrever.
ATIVIDADE 2: ESTUDANDO OS TEXTOS INSTRUTIVOS
Objetivos:
Digite as regras do primeiro jogo. Por meio da leitura e da análise desse texto, as crianças conhecerão as características desse gênero textual. Abaixo um exemplo:
COLOCANDO EM ORDEM
COMO JOGAR:
|
Para explorar o texto, sugerimos os procedimentos:
a) Leitura.
Leia o texto para os alunos e pergunte:
Registre no quadro as observações feitas pelos alunos. Ao final do debate, leia os apontamentos e explique para as crianças a definição do gênero instrução: texto que ordena e instrui como devemos agir em relação a alguma atividade, jogo etc.
b) Localização de informações.
Leia as regras aleatoriamente e peça aos alunos que as localizem no texto, sublinhando-as.
c) Localização de palavras.
Dite algumas palavras do texto e peça aos aprendizes que as circulem. Peça também que as separem em sílabas e contem quantas letras têm cada uma.
ATIVIDADE 3: CONSTRUINDO NOSSO LIVRINHO
Objetivos:
3.1 Escrita e ilustração das instruções para cada jogo.
Nesta atividade, os alunos irão escrever textos cujo assunto é dominado por eles. Essa estratégia é importante para que avancem na habilidade de ler, reconhecendo a palavra globalmente.
Para elaboração de cada texto instrucional, sugerimos os procedimentos:
Distribua aos alunos uma folha de ofício pautada, com um espaço para numerar a página.
3.2 Construção do sumário
Após a escrita e a ilustração de todas as regras, proponha aos alunos a elaboração de um sumário. Primeiramente, sugerimos que você explore a função desse texto em um livro didático ou de literatura. Peça aos alunos que abram na página do sumário, localizem onde está escrita essa palavra e as páginas em que se localizam os textos ou capítulos que ele indica.
Para produção do sumário, distribua uma folha de ofício aos alunos, também pautada. Entregue os textos e as ilustrações que já produziram. Os aprendizes deverão verificar a página em que está localizado cada texto. Enquanto eles elaboram o sumário oralmente, você irá escrevê-lo no quadro. Em seguida, a turma deverá copiá-lo.
3.3 Confecção da capa
a) Exploração de uma capa de livro.
Para escrita da capa, sugerimos que você leve para sala de aula um livro e explore o modo de organização de sua capa. Você poderá orientar o debate pelas perguntas:
b) Elaboração da capa.
Distribua aos alunos uma folha de ofício e proponha-lhes a elaboração da capa do livro de jogos matemáticos. Para isso, terão que criar um nome para o livro. O nome eleito poderá ser escrito com letras de jornais. Em seguida, deverão fazer uma bonita ilustração e registrar o nome dos autores (toda a turma).
AGORA É SÓ VOCÊ ORGANIZAR O TRABALHO FEITO E ENCADERNÁ-LO. ESTÁ PRONTO O NOSSO LIVRINHO!
3.4 Leitura dos textos instrucionais do livro elaborado.
Antes de distribuir o livro em diversas salas da escola, sugerimos que você utilize os textos produzidos para desenvolver as intervenções de leitura apresentadas na atividade 2 desta sequência didática.
3.5 Divulgação do livro
Agora é só divulgar os livros para as outras turmas. Sugerimos que em cada dia da semana, um aprendiz vá a uma determinada sala e entregue o livro para a referida professora. Para isso, poderão combinar e ensaiar o que deverão dizer. É importante contemplar as seguintes informações:
Sugerimos a leitura do texto: TEXTOS INSTRUCIONAIS – RECEITAS, MANUAIS, REGULAMENTOS E NORMAS, localizado no site: guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2005/artigos/letras/71.pdf
Para verificar se os alunos aprenderam a forma de organização e a função social dos textos instrucionais, sugerimos que você peça à turma que selecione uma brincadeira para a escrita de suas regras.
Outra possibilidade é entregar um texto instrucional e desenvolver as intervenções sugeridas na atividade 2 desta sequência.
Assim, você poderá perceber em que aspectos os alunos já avançaram e o que ainda precisa ser mais trabalhado.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2011
Cinco estrelasAdorei a atividade era tudo o que eu precisava para minha sala de alfabetização,muito obrigada e parabéns.
09/02/2011
Quatro estrelasamei os jogos, é sempre bom relembrar alguns que já aplicamos e observar as diferentes variações .Gostaria que me enviassem mais sugestões.