Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo novas lutas: o kenpo.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do kenpo; compreender de que forma o kenpo se difundiu em nosso país; vivenciar o kenpo.

Duração das atividades
120 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção da dinâmica e do histórico das artes marciais.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de informática, tatame ou sala com colchões espalhados pelo chão.

Materiais: computadores com internet, tatame.

Atividade 1

Reunir os alunos e mostrar a eles as seguintes imagens:

Kenpo antigo (antigas artes marciais japonesas e chinesas)

Fonte: http://www.kenpokaihonbu.com/historia.php  

Kenpo moderno

Fonte: http://www.espytv.com/kenpo.htm  

Acessos em 10/12/2010.

Posteriormente questioná-los: Vocês sabem qual é a prática ilustrada? (kenpo). Alguém já praticou ou já viu em algum lugar? Neste momento, o professor explicará que as imagens demonstram o Kenpo. Retomando as ilustrações, o professor deverá contar a história do Kenpo.

Kenpo ou Kempo é o nome descritivo de várias artes marciais japonesas com origens chinesas. É também um nome descritivo de artes marciais híbridas criadas com base nas artes marciais japonesas e chinesas. A palavra kenpo é uma tradução japonesa da palavra chinesa Chuan Fa. Ambas significam ‘método de luta a mão vazia’. A história precisa que no final do século XIV (1390), emigrantes chineses chegam ao Japão e introduzem o Chuan Fa em Okinawa. Já em Okinawa existia um método de luta denominado Naha-Chá, “igualmente mão vazia”. A fusão destes elementos deu lugar ao kenpo. O kenpo se criou no interior da família japonesa Mitose. Esta elaborou um método de defesa pessoal, que recebeu o nome de Coso (estilo do Bello Pinheiro), ensinando-o unicamente aos membros do clã. O nome transcenderia posteriormente para Coso Shorei Ryu Kenpo. O descendente número 21 do Clã, James Masayoshi Mitose, nasceu no Hawai e voltou ao Japão para aprender a arte familiar. No Hawai fundou a escola onde ensinou Kenpo a pessoas não japonesas. Entre os seus alunos destacam Jiro Nakamura, Thomas Young, William Chow, Paul Yamaguchi, Arthur Keawe e Edward Lowe. O Mestre William Chow teve por alunos, dentre outros, dois homens muito importantes na história do kenpo: Adriano Emperado e Ed Parker. No Hawaii, o kenpo teve uma transformação em busca da efetividade das técnicas de defesa pessoal. Assim, o que se trabalha hoje em dia é a defesa contra ataques típicos. Atualmente, o expoente máximo do sistema Kosho Shorei Ryu Kenpo é o Mestre Thomas Barro Mitose.”

Tipos de kenpo: Shiorinshi kenpo, Byakuren kenpo, Nippon kenpo, Kenpo karate, Kajukenbo, Kenpo contact, Goshin ryu kenpo, Kenpo 5.0, Agni kenpo, Bulgarian kenpo, Kenpo shorinji, Fu Shih Kenpo.

Os estilos mais conhecidos de kenpo: Kenpo americano, Kajukenbo, Shorinji kenpo (kenpo de Shaolin), Kempo tai jutsu, Tracy kenpo, Kenpo jiu-jitsu, Kenpo Kai. (adaptado de http://pt.wikilingue.com/gl/Kenpo )  

Acesso em 10/12/10.

Atividade 2

Levar a turma para uma sala de informática e pedir que pesquisem os estilos de kenpo mais praticados no Brasil. Os seguintes sites devem ser utilizados como apoio:

http://kimonosdragao.net/rogerchedid/2009/10/22/kenpo-havaiano/  

http://kenpo.com.br/  

http://www.google.com.br/search?q=estilos+de+Kempo+no+Brasil&hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=iv&ei=tXECTfSFE4yt8AaVmf3qAg&start=10&sa=N  

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=1nl&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=academias+de+kenpo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

Acessos em 10/12/10.

Posteriormente, o professor deverá listar com os discentes os estilos de kenpo mais difundidos no nosso país (kenpo karate e kenpo havaiano).

Atividade 3

Dividir os alunos em duplas para que vivenciem as técnicas básicas do kenpo karate. O professor deverá realizar o movimento e os alunos deverão acompanhá-lo fazendo a experimentação no colega. É importante o revezamento entre os componentes das duplas de modo que todos realizem a prática. Destacar que não é permito violência durante a movimentação.

Fonte: http://www.americanblackbelt.com/ 

Acesso em 14/12/10

Atividade 4

Dividir os alunos em duplas para que vivenciem as técnicas básicas do kenpo havaiano. O professor deverá realizar o movimento e os alunos deverão acompanhá-lo fazendo a experimentação no colega. É importante o revezamento entre os componenetes das duplas de modo que todos realizem a prática. Destacar que não é permito violência durante a movimentação. 

Fonte: http://nescawtv2.blogspot.com/2008/11/lute-contra-as-calorias.html 

Acesso em 14/12/10.

Atividade 5

Reunir novamente a turma, dar início a um debate retomando os resultados da pesquisa realizada na atividade 2, acrescentando ainda as seguintes questões: De que forma o kenpo se difundiu no Brasil? (mestres do kenpo que residiam em outros países, especialmente no Havaí, trouxeram suas técnicas para nosso país ensinando-as aos brasileiros). Por que o kenpo karate e o kenpo havaino foram os mais encontrados na pesquisa? (porque são os mais praticados no Brasil, devido às influências exteriores).

Recursos Complementares

Site de apoio para a atividade 3: http://www.youtube.com/watch?v=KrBADPU7y9k (levar em consideração somente a movimentação, uma vez que o vídeo está em espanhol)  

Sites de apoio para a atividade 4: http://www.youtube.com/watch?v=jC9LoXKvtP4 

http://www.youtube.com/watch?v=xZCmaZINznw&feature=related    

http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=296  

http://www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=1648 

Acessos em 10/12/10.

Avaliação

Dividir a turma em três grupos:

- um grupo deverá pesquisar mais sobre o kenpo karate, incluindo a pesquisa de academias que ofereçam essa modalidade na cidade e elaborar um cartaz com o resultado da tarefa;

- um grupo deverá pesquisar mais sobre o kenpo havaiano, incluindo a pesquisa de academias que ofereçam essa modalidade na cidade e elaborar um cartaz com o resultado da tarefa;

- um grupo deverá pesquisar mais sobre outros estilos de  kenpo, incluindo a pesquisa de academias que ofereçam as modalidade encontradas na cidade e elaborar um cartaz com o resultado da tarefa;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.