14/01/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Sobre a obra dos Irmãos Campana;
Como o uso de materiais simples do cotidiano pode gerar objetos de design bonito e inteligente;
Pesquisar possibilidades de materiais e produzir pequenos objetos inspirados no trabalho dos irmãos Campana;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1ª atividade:
Os irmãos Humberto e Fernando Campana possuem um reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte. Partem de elementos do cotidiano ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter extremamente artístico, com uma linguagem única e de uso possível. Atuam em diversas áreas, podendo-se destacar os móveis desenvolvidos em sua maioria nas industrias italianas, jóias e mais recentemente sapatos.
Apresentar algumas imagens:
Retrato dos Irmãos Campana
http://3.bp.blogspot.com/_R7GnzX7NmAs/TBoviUzF2fI/AAAAAAAABIs/Vy-J4dCilGE/s1600/irmaos+campana.jpg
Poltrona Anêmona
http://imagens.usabilidoido.com.br/25campg.jpg
Poltrona Favela
http://4.bp.blogspot.com/_pjSAT9dEpBs/SGmIhk4aFqI/AAAAAAAAACk/m8UfROdbYRc/s400/41.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_4mozuL0onhg/TM71_t3xQYI/AAAAAAAAAtw/HAlrIJKVVfc/s400/Mesa+Tatoo1.jpg
Mesa Tatoo
http://4.bp.blogspot.com/__Qxt7QAy8AY/TAlLEN4YEqI/AAAAAAAAB5U/fAZHhJS0go4/s1600/Mesa+Tatoo.bmp
Blow Up
Sapatilha
http://www.ecotece.org.br/media/fck/Image/melissa.jpg
A partir dessa apresentação, estabelecer a observação das imagens com os alunos.
Pedir que eles formem duplas e que observem as características da criação dos designers. As duplas deverão descrever em linhas gerais as características em comum dos objetos.
Os alunos podem chegar a princípios simples como:
- Materiais comuns;
- Materiais do cotidiano;
- Materiais baratos;
- Repetição de objetos;
- Cores fortes;
- Simplicidade;
Pedir que exemplifiquem nomeando os materiais observados. Estas características devem ser discutidas com toda a turma e descritas em um painel coletivo.
2ª atividade:
Retomar a listagem dos materiais do cotidiano que os designers usam. Dividir a sala em duplas e pedir que os alunos pensem em materiais com as quais convivem em seu cotidiano que poderiam se transformar em objetos de design. Eles devem fazer este exercício em sala e entregar por escrito. O professor pode pedir que em casa, os alunos façam uma observação minuciosa, que confirme o que descreveram em sala ou, acrescente elementos em sua listagem inicial. As duplas devem trazer materiais listados para apresentar para turma.
3ª atividade:
Cada dupla deve criar um pequeno objeto utilitário com os materiais coletados, observando as características das obras dos irmãos Campanas listadas na 1ª aula.
Eles devem criar uma ficha do objeto que contenha:
Nomes dos criadores:
Nome do objeto:
Materiais utilizados:
Função:
Desenho do objeto:
Os alunos devem montar o objeto e apresentá-lo à turma juntamente com a ficha de criação.
Avaliar se o aluno conseguiu compreender o uso de materiais simples e do cotidiano em objetos de design bonito e inteligente.
Avaliar se cada aluno conseguiu transpor tal reflexão para a pesquisa de materiais e produção de pequenos objetos inspirados no trabalho dos irmãos Campana.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!