Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo novas lutas: luta de braço.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história da luta de braço; compreender de que forma a luta de braço se difundiu em nosso país; vivenciar a luta de braço.

Duração das atividades
150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção da dinâmica das lutas.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Sala de televisão, sala de informática.

Materiais: televisão, DVD, computadores com internet, mesas e cadeiras.

Atividade 1

Reunir a turma em uma sala de televisão, com o DVD, e exibir o filme: “Falcão: o campeão dos campeões.”

Dados do filme:

Título Original: Over the Top

Título Traduzido: Falcão: O Campeão dos Campeões

Gênero: Ação | Drama | Esporte

Tamanho: 750 Mb

Duração: 91Min

Ano de Lançamento: 1987

Áudio: português e inglês

» Sinopse: Depois que descobre que sua ex-mulher está com uma doença grave, Lincoln Hawk (Sylvester Stallone) tenta se aproximar de seu filho Michael (David Mendenhall). Porém, por ter sido um pai ausente, ele encontra resistência por parte do jovem e de seu avô.

Site de apoio (download) e fonte: http://uaisodownload.com/2009/08/10/download-falcao-o-campeao-dos-campeoes-dublado-dual-audio/ (Acesso em 10/12/10).

Em seguida, iniciar uma discussão com a turma com base nas seguintes questões: Vocês reconhecem a atividade esportiva que Falcão pratica? Qual seria? (luta de braço). Vocês já viram uma luta de braço? Onde? Imaginam aonde surgiu a luta de braço?   

Após as respostas, o professor deverá contar, então, um breve histórico da luta de braço:

“A Luta de Braço se perde no tempo, quando se tenta descobrir a sua origem. O que se sabe é que este desafio entre duas pessoas usando o braço vem de muito antes de Cristo, prova disto é que civilizações como a Egípcia, a Grega e a Romana esboçaram esta prática em pinturas, escrituras, estátuas, etc. Assim, fica difícil definir exatamente a sua origem. No Brasil, a Luta de Braço - ou "Braço de Ferro" como é mais conhecida - se tornou esporte na década de 50, onde um importante jornal de esporte (Gazeta Esportiva) realizava campeonatos populares no Brasil. Esses eventos duraram até a metade da década de 60. A Luta de Braço tornou-se um esporte oficial internacionalmente conhecido em 1967 quando foi fundada a W.A.F. ( WORLD ARMWRESTLING FEDERATION ), federação esta que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou-se oficial em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo, entidade eclética que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo.” (adaptado de http://www.cblb.com.br/luta_braco.php). Acesso em 10/12/10.

Atividade 2

Dividir os alunos em duplas por gênero, peso e tamanho e organizar uma vivência de luta de braço. Distribuir, se possível, uma dupla em cada mesa com duas cadeiras, senão, revezar a participação das duplas. Designar dois alunos, por mesa, para árbitros. Pode-se adaptar o apoio do cotovelo (em vermelho) com um círculo de E.V.A., da mesma cor, afixado à mesa. O aluno deverá colocar a outra mão segurando na lateral da mesa (em vez dos bastões de suporte). O apoio azul poderá ser substituído por pequenas almofadas, para que o aluno não machuque a mão quando o seu colega abaixá-la até a mesa.

Fonte: http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Luta_de_Braco/Regras.htm 

Regras básicas Oficiais:

PEGADA: 7-) Os competidores deverão apresentar-se com o braço nu, as unhas deverão estar bem aparadas. 8-) A mão livre deverá segurar o pino lateral. 9-) O cotovelo do braço de combate será colocado sobre o apoio. 10-) As mãos devem estar alinhadas no centro da mesa, com os polegares unidos e entrelaçados, a falange distal do polegar deve estar à vista. 11-) Os pulsos não podem estar curvados ou dobrados, mas sim alinhados. 12-) Haverá dois árbitros: um central para o alinhamento dos punhos e sinal de partida e o outro auxiliando para que não haja faltas. 13-) O tempo de cada luta é ilimitado. 14-) Haverá um descanso de 30 segundos após uma falta. 15-) Os atletas terão 1 minuto para alinhar, se isto não ocorrer o árbitro será responsável pelo alinhamento. 16-) O árbitro central tem poder de paralisar uma luta se perceber algum risco de lesão.

FALTAS 17-) O cotovelo não pode em momento nenhum perder o contato com o apoio de mesa. 18-) Soltar a mão ou abri-la após o sinal de partida. 19-) Largar a mão do pino. 20-) Os ombros devem estar alinhados à mesa (o árbitro deve conseguir passar a mão entre o bíceps e o antebraço). 21-) Manter o pulso dobrado em posição perdedora por mais de 15 segundos. 22-) A mão ser apoiada pelo ombro. 23-) Cada duas faltas equivale a uma derrota. 24-) Toda falta feita em posição perdedora equivale a uma derrota. 25-) As disputas serão realizadas em dupla eliminatória e a final no sistema melhor de 3. 26-) Os dois pés sem o contato do chão. 27-) Qualquer atitude desleal ao oponente.

Fonte: http://www.cblb.com.br/luta_braco.php 

Acessos em 10/12/10 

Atividade 3   

Pedir aos alunos que organizem um torneio de luta de braço da turma, adaptando as regras de modo que seja mais simples a participação de todos e para que a prática seja mais prazerosa.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_de_bra%C3%A7o 

Acesso em 10/12/10.

Atividade 4

Reunir os alunos em uma sala de informática com internet, e pedir para que pesquisem a difusão da queda de braço no Brasil, os seguintes sites podem ser utilizados:

http://www.cblb.com.br/federacoes.php  

http://www.cblb.com.br/luta_braco.php  

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=578&q=luta%20de%20bra%C3%A7o%20no%20Brasil&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl  

Acessos em 10/12/10.

Posteriormente, realizar um debate com base na pergunta: De que forma a luta de braço se difundiu no Brasil?

Recursos Complementares
Avaliação

Será realizada por meio de observação da organização, das atitudes e dos procedimentos dos alunos no decorrer das discussões e das práticas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.